IMSA: Novo BOP antes dos testes de Daytona limita Cadillac
A IMSA divulgou os primeiros ajustes do Balance of Performance para a temporada de 2017 do WeatherTech SportsCar Championship, válidos para os testes oficias no Roar Before the Rolex, que antecedem sempre as 24 Horas de Daytona, primeira jornada do campeonato.
Na categoria principal, a DPi, o Cadillac DPi-V.R, máquina que é pilotada por João Barbosa e Filipe Albuquerque, é o único a quem foi tornado obrigatório montar um restritor na admissão do motor 6.2 V8. Os motores do Mazda RT24-P e Nissan Onroak DPi veem a potência controlada através da limitação de pressão dos turbos. O Mazda 2.0 turbo (construído pela AER) atinge a rotação máxima às 8900 rpm, com a pressão máxima (2,661 psi) obtida às 7150 rpm. O Nissan 3.8 V6 turbo (originário do GT-R) atinge a rotação máxima às 7700 rpm, com a pressão máxima (1,81 psi) às 6200 rpm.
Os carros com especificação LMP2 da FIA/ACO não têm alterações, e o BOP será sempre aplicado aos outros motores. Existem, no entanto, alterações ao BOP no campo aerodinâmico, onde todos os carros, mesmo os LMP2 de origem europeia, têm limitações específicas. Todos têm depósitos de combustível de 75 litros e pesos de 930 kg.
Na classe GTLM, o novo Porsche 911 RSR com motor central entra nos testes com o peso de 1240 kg. Os pesos oscilam entre os 1230 kg do BMW M6 e os 1265 do Ford GT. O Porsche tem um restritor maior que o do Corvette, enquanto o BMW, Ferrari e Ford têm potência controlada por pressão do turbo, com o Ford a receber limitações mais fortes que o Ferrari e o BMW. O BMW tem o depósito maior (101 litros) e o Ferrari, menor (84 litros).
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La começam eles a “distribuir vitórias” com o BoP, é ridículo, sempre que mexem é para por alguém “lá à frente”. depois, vão fazendo isso de corrida para corrida de forma que fique tudo equilibrado no fim do campeonato. Mas estraga sobremaneira as corridas, que nunca são tão interessantes como poderiam ser.