Antevisão 24 Horas de Daytona – Batalha pela vitória
A edição de 2016 das 24 Horas de Daytona vai contar com 54 carros à partida, dos quais 21 são sport-protótipos (13 DP e LMP2, 8 Prototype Challenge) e 33 GT (11 GT Le Mans, 22 GT Daytona).
– Corvette DP
Quatro destes carros vão estar à partida, dois pela equipa campeã Action Express Racing, um pela Wayne Taylor Racing e outro pela Visit Florida Racing. A Action Express é a grande favorita, com João Barbosa e Christian Fittipaldi acompanhados por Filipe Albuquerque e Scott Pruett. Com os campeões em título ao volante, e Albuquerque, antigo vencedor em GTD a dar um merecido salto para a classe principal depois de correr em PC o ano passado, esta já seria uma equipa bastante forte, mas a presença do veterano Scott Pruett, que está à procura de se tornar o recordista de vitórias (tem cinco, empatado com Hurley Haywood) faz do carro 5 o cabeça de cartaz. O carro 31 ficou cada vez mais forte durante a temporada e a presença do convidado Simon Pagenaud e da nova estrela dos GT, Jonny Adam, deverá ajudar a dupla Eric Curran/Dane Cameron a lutar pela vitória. A Visit Florida tem uma equipa completamente nova com Ryan Dalziel, Ryan Hunter-Reay e Marc Goossens, mas são todos experientes nesta prova e deverão manter o padrão de qualidade da equipa de Troy Flis. A WTR, por seu lado, contratou Rubens Barrichello para acompanhar os regulares Ricky e Jordan Taylor e Max Angelelli, tornando-se uma de duas equipas na classe principal com ex-pilotos de F1.
– Riley DP
A Chip Ganassi Racing vai concentrar-se no projeto do Ford GT, mas para Daytona era necessário defender o triunfo do ano passado. Como os seus pilotos regulares estão nos GT, Chip Ganassi optou por duas equipas all star nos Riley-Ford Ecoboost DP, a dos vencedores do ano passado com pilotos IndyCar (Scott Dixon e Tony Kanaan) e NASCAR (Kyle Larson e Jamie McMurray) e outra para uma equipa especial que inclui os veteranos Andy Priaulx, Alex Wurz e Brendon Hartley em conjunto com o estreante Lance Stroll. O terceiro Riley presente usa motor BMW-Dinan e não tem pretensões a lutar pela vitória, destinando-se a ajudar a Fundação 50 Plus, que apoia as famílias que têm cuidar de pessoas com Alzheimer.
– LMP2
Vários carros de Le Mans vão estar presentes na prova, com os Ligier-Honda da Michael Shank Racing e da Extreme Speed Motorsports como potenciais candidatos à vitória, graças ao novo motor 3.5 V6 turbo, que se revelou bastante rápido nos testes oficiais, mas que já foi estrangulado pelo Balance of Performance. Estas equipas também têm pilotos amadores nas suas estruturas. A Mazda mantém o chassis de base Lola, mas troca o pouco competitivo SkyActiv-D por uma evolução do Mazda MZR criado pela AER Ltd, pelo que a equipa do canadiano Sylvain Tremblay tem dois wild cards que poderão impressionar. A SMP Racing também quer mostrar o seu carro, o BR01, com Mikhail Aleshin e Nicolas Minassian capazes de fazerem a diferença para a equipa russa. Finalmente, o DeltaWing está ainda mais rápido este ano, com uma equipa renovada que inclui Sean Rayhall, estrela em ascensão, mas cuja fiabilidade a longo prazo será a incógnita.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sempre deliciosas as 24 h de Daytona. Tenho pena que as marcas europeias não se interessem por esta prova – falo da categoria dos protótipos. Lembro me duma edição ganha pelo saudoso Bob Wolleck num obsoleto Porsche 962 C debaixo de chuva torrencial, depois dos Nissan e Jaguar quebrarem. Das melhores corridas de sempre na história do automobilismo, seguramente. Vamos ver o que faz o Lamy, esquecido pelos portugueses depois da estrela que foi em ´93. A memória colectiva ás vezes é cruel.
Algum canal televisivo que faça a transmissão das 24h de Daytona?
Este ano a corrida promete, participação Portuguesa em grande!
Julgo que a MotorsTV continua a fazer a cobertura. Infelizmente com a trampa da Nós não tenho direito a nada:(
Eu também pensava que sim, mas já vi a programação da motors TV para o fds e não aparece lá nada.
Felizmente com a Vodafone tenho Motors TV, normal e HD….:)
Para quem não tiver a “Motors” o site da IMSA – http://www.imsa.com/ – tem no IMSA TV uma cobertura ao vivo impecável; e em HD.
Ok, obrigado e já agora qual é a diferença horária?