24h Daytona: Barbosa e Albuquerque em 4º, Ligier ganha pela primeira vez
A Extreme Speed Motorsports venceu as 24 Horas de Daytona de 2016 com o Ligier JS P2-Honda, a primeira vitória de um chassis LMP2 na pista americana desde a fusão da Grand-Am com a American Le Mans Series. O carro francês foi regularmente rápido, ainda que a vitória de Pipo Derani, Scott Sharp, Ed Brown e Johannes Van Overbeek não tenha sido fácil, com uma penalização de 60 segundos nas boxes e muita concorrência.
João Barbosa cortou a meta na quarta posição, depois do Corvette DP da Action Express Racing, partilhado com Filipe Albuquerque, Christian Fittipaldi e Scott Pruett, ter perdido cinco voltas na garagem a substituir um semi-eixo (problema que também afetou o segundo carro da equipa). A Action Express liderou durante várias horas. Os Corvette DP da Wayne Taylor Racing e da Visit Florida Racing terminaram em segundo e terceiro.
Nos GTLM, a vitória foi discutida até ao final. Depois de deixarem os Porsche e os Ferrari para trás nas últimas duas horas, Oliver Gavin e Antonio García mantiveram-se em luta com os dois Corvette oficiais, com o britânico a bater o espanhol por 34 milésimos. Pedro Lamy terminou em quarto nos GTD, depois de Richie Stanaway ter que fazer um splash and dash a cinco minutos do fim. O Audi da Magnus Racing ganhou, mesmo ficando quase sem gasolina. Na classe PC, o Oreca da JDC-Miller Motorsports dominou quase toda a corrida, mesmo perdendo algumas voltas com problemas mecânicos.
Classificação:
1º S. Sharp/E. Brown/J. Van Overbeek/P. Derani (Extreme Speed/Ligier-Honda) 736 voltas
2º R. Taylor/J. Taylor/M. Angelelli/R. Barrichello (WTR/Corvette DP) a 26.166
3º R. Dalziel/M. Goossens/R. Hunter-Reay (Visit Florida/Corvette DP) a 1:27.276
4º C. Fittipaldi/J. Barbosa/F. Albuquerque/S. Pruett (Action Express/Corvette DP) a 5 v.
5º L. Stroll/A. Wurz/B. Hartley/A. Priaulx (Ganassi/Riley-Ford DP) a 11 v.
6º D. Cameron/E. Curran/S. Pagenaud/J. Adam (Action Express/Corvette DP) a 12 v.
7º O. Gavin/T. Milner/M. Fässler (Corvette/Chevrolet Corvette) a 14 v. (1º GTLM)
8º J. Magnussen/A. García/M. Rockenfeller (Corvette/Chevrolet Corvette) a 14 v. (2º GTLM)
9º E. Bamber/F. Makowiecki/M. Christensen (Porsche NA/Porsche 911) a 14 v. (3º GTLM)
10º A. Pier Guidi/A. Prémat/D. Serra/M. Rojas (Corsa/Ferrari 488) a 15 v.
…
14º J. Potter/A. Lally/M. Seefried/R. Rast (Magnus/Audi R8) a 33 v. (1º GTD)
15º T. Pappas/N. Catsburg/P. Long/A. Pilgrim (Black Swan/Porsche 911) a 33 v. (2º GTD)
16º B. Keating/G. Robinson/J. Mosing/E. Foss/D. Faulkner (Riley/Dodge Viper) a 33 v. (3º GTD)
17º P. Dalla Lana/P. Lamy/M. Lauda/R. Stanaway (AMR/Aston Martin Vantage) a 34 v.
18º C. Miller/M. Goikhberg/S. Simpson/K. Koch (JDC-Miller/Oreca) a 34 v. (1º PC)
25º R. Alon/T. Kimber-Smith/J. Gutiérrez/N. Boulle (PR1-Mathiasen/Oreca) a 38 v. (2º PC)
29º M. Drumwright/J. Mowlem/T. Drissi/B. Gaughan/R. Vera (BAR1/Oreca) a 43 v. (3º PC)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Fantástica corrida no GTLM. Então os últimos 15/20 minutos com a Corvette a deixar os pilotos lutarem abertamente pela vitória. Fantástico. E grandes..coragem do chefe da Corvette, mas como disse no final, os pilotos são profissionais, sabem os objectivos, sabem pilotar bem, por isso é deixar-los fazer o que sabem pois têm confiança neles. Bravo