Troféu Mini: Corridas animadas
Gui Affonso e Ruben Veludo venceram nas suas categorias na corrida 1, enquanto na segunda foi a vez de Mota/Marques e Vasco Nina
A deslocação ao Algarve da comitiva do Troféu Mini levou 11 Mini à grelha de partida. A corrida 1 realizada no sábado foi algo peculiar. Mas já la vamos. Nunca é demais referir que Frederico Castro, que se estreava na competição, realizou o melhor tempo na qualificação e saía na dianteira do grupo. Era também o melhor dos Vintage (pilotos mais experientes), enquanto a dupla Mota/Marques, na segunda posição, eram os melhores dos Mighty (pilotos mais novos). De ressalvar que entre o primeiro e o sexto lugar na grelha havia apenas uma diferença de segundo e meio nos tempos, o que previa uma excelente corrida. No entanto, na primeira volta, a posição de alguns carros avariados na pista, inclusive a do Mini da estreante Mariana Pinto Abreu, levou à entrada do Safety Car, para apenas se retomar o rumo normal da corrida já a janela da troca de pilotos estava aberta.
Quem melhor aproveitou no início para ganhar a liderança da corrida foram os irmãos Nuno e José Dias, que passavam a lidera a categoria Mighty, enquanto o experiente brasileiro João Fedorowicz passava a ser segundo e liderava a categoria Vintage.
Na retoma da corrida, nova situação de bandeiras com safety car em pista, pois a grelha era partilhada com o Group 1 e quando se dá a novo início da prova, a parcos seis minutos do final, foi um regalo ver os Mini todos juntos a disputarem posições. Fedorowicz ganhou, então, a dianteira, perseguido por Vasco Nina e os irmãos Dias. Gui Affonso segui-os de perto e mais atrás havia o duelo entre Sardo/Soares e o estreante Ruben Veludo.
João Fedorowicz mantém-se na liderança e vence a categoria Vintage com Vasco Nina em segundo e Gui Affonso em terceiro, este que viria a sofrer uma penalização, o que fez com que Miguel Sardo/Fernando Soares subissem ao terceiro posto.
Na categoria Mighty foi o debutante Ruben Veludo a vencer, cortando a meta em segundo dos Mini, o que deixou o piloto radiante na sua estreia ao estar a disputar uma corrida ao centésimo de segundo. Mas também este foi penalizado, só que os seus colegas de categoria também sofreram a mesma penalização o que o deixou, de igual forma, na liderança. Nesta categoria Mighty, Nuno e José Dias foram os segundos e a dupla Mota/Marques os terceiros, mesmo depois de se terem visto em problemas para se manter em pista.
Corrida 2 traz ainda mais emoção
Na segunda corrida do fim-de-semana do Troféu Mini, não se podia esperar mais acção, com trocas de posições constantes. A dupla Mota/Marques saíam na frente, decididos a que desta vez não iriam deixar escapar a vitória. Longe de ser uma tarefa fácil, mas lá conseguiram aproveitar as últimas ultrapassagens que se faziam no grupo atrás para ganhar distância. Este grupo animou totalmente a corrida, com sete Mini em constante luta, que foi uma delícia de assistir com João Fedorowicz, Vasco Nina, Pinto/Setas, Frederico Castro, os irmãos Dias, Ruben Veludo e Gui Affonso volta a após volta a ultrapassarem-se mutuamente, aproveitando os cones de as dos Mini nas duas longas rectas do circuito.
Com Mota/Marques a conseguirem uma distância confortável, o duo Pinto/Setas e Fedorowicz formavam a dupla que se conseguia destacar para ir em perseguição dos líderes, mas também havia tempo para assistir à luta entre Vasco Nina e Frederico Castro e depois um quarteto que se formava com Gui Affonso a liderar os irmãos Dias, Ruben Veludo e João Neves.
As trocas de posições eram constantes, mesmo após paragens para troca de pilotos. Até ao final ninguém conseguiu alcançar a rápida dupla Mota/Marques, que acabou por vencer esta corrida e a categoria Mighty. Rúben Veludo faz uma excelente segunda parte de corrida, subindo lugares até ao segundo posto, numa estreia de sonho. Os irmãos Dias foram terceiros a cortar a meta, mas durante a paragem tiveram de trocar um Pneu. Provavelmente com essa distracção, acabaram por sofrer uma penalização por serem demasiado rápidos a cumprirem o tempo correcto de paragem nas boxes e caíram na classificação, não invalidando serem os terceiros da categoria Migthy. Já Vasco Nina também fez uma estreia fantástica e venceu a categoria Vintage, seguido pelo piloto brasileiro Gui Affonso, ficando a dupla Sardo/Soares com a terceira posição.
O Troféu Mini volta a espalhar a emoção das disputas em pista nos dias 12 e 13 de setembro, no Circuito de Braga. Para Diogo Ferrão “é um prazer enorme ver uma grelha de Mini tão preenchida. Batemos o recorde de inscritos, nunca tínhamos tido tantos numa corrida e de facto é uma delícia ver tantos Mini a correr juntos. Só posso agradecer aos pilotos, equipas e patrocinadores que apostaram neste Troféu, pois é para eles que nós trabalhamos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI