Toyota: “excelente corrida de 24h, parabéns a todos na Ferrari! Obrigado também à Porsche e à Cadillac que lutaram até ao fim”, Akio Toyoda
As 24 horas de Le Mans 2024 redundaram apenas num pódio para a Toyota Gazoo Racing no ‘thriller’ de Le Mans, depois de uma batalha épica em condições variáveis ter proporcionado um pódio duramente conquistado na 92.ª edição do lendário evento, quarta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência de 2024.
Os Campeões do Mundo superaram as adversidades para lutar pelas honras, recuperando de uma qualificação difícil para enfrentar o desafio de um plantel ultracompetitivo de 23 hipercarros em condições meteorológicas por vezes extremas, graças à perícia dos pilotos, a paragens nas boxes eficientes, a uma estratégia inteligente e a um forte espírito de equipa.
José María López, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries desafiaram corajosamente a vitória com o seu GR010 Hybrid #7 a caminho da fase final, mas não conseguiram completar uma notável recuperação. Terminaram em segundo a apenas 14,221s da frente após 311 voltas dramáticas, apesar de terem partido do 23º lugar.
Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa lideraram a corrida durante largas partes, mas viram ser-lhes negada uma hipótese de vitória quando o seu GR010 Hybrid #8 foi ‘empurrado’ para um pião, que demorou a ser desfeito tendo em conta o local onde o Ferrari #83 ‘empurrou’ o Toyota, isto a duas horas do final. Os atuais Campeões do Mundo terminaram em quinto lugar, depois de um esforço corajoso.
Perante mais de 300.000 adeptos, os dois GR010 Hybrid arrancaram do lado errado da grelha de partida dos Hypercar, mas mostraram o seu espírito de luta ao avançarem pelo pelotão, apesar da mudança de tempo.
Sem se deixarem abater pelos aguaceiros na segunda e sexta horas, o carro #8 forçou a sua entrada na luta pelas posições do pódio, com o #7 a lutar pelos seis primeiros lugares no início da corrida. A situação da corrida mudou a meio da sétima hora quando um safety car juntou os Hypercar líderes na frente.
A corrida foi neutralizada durante mais de uma hora enquanto a noite – e mais chuva – caía em La Sarthe. Quando a corrida recomeçou, os pilotos utilizaram todas as suas capacidades para vencer as condições e levar os GR010 Hybrid para a frente.
O #8 liderou a corrida da nona à 18ª hora, após o forte desempenho de Ryo à chuva, descendo na ordem apenas como resultado de diferentes estratégias de paragem nas boxes, enquanto o #7 se manteve em terceiro. Este período incluiu mais de quatro horas de intervenção contínua do safety car devido à chuva intensa a meio da corrida.
Uma batalha renhida entre a Cadillac, a Ferrari, a Porsche e a Toyota viu o ritmo diminuir e fluir, dependendo do tráfego, dos tempos das zonas lentas e dos incidentes de corrida.
Depois de um Safety Car na 19ª hora, os sete primeiros estavam separados por apenas quatro segundos, à medida que a ação se intensificava.
De forma notável, a batalha na frente tornou-se ainda mais intensa na fase final. As voltas de Brendon trouxeram o #8 para a liderança do Ferrari #50 quando a chuva começou a cair. A luta continuou com pneus de chuva, mas as hipóteses do carro #8 sofreram um golpe cruel a duas horas do fim, quando Brendon foi empurrado para uma volta pelo Ferrari #51, caindo para sexto.
As esperanças de vitória da equipa recaíam, portanto, sobre o #7 e José Maria López, cujo ritmo alucinante já tinha recuperado bastante tempo após dois furos anteriores. Ele manteve a pressão e ultrapassou o Ferrari #51 para o segundo lugar, antes de passar para a liderança nas últimas duas horas.
Mas o #7 ainda precisava de uma paragem para abastecer e López começou os últimos 30 minutos com uma desvantagem de 40 segundos. Inicialmente, reduziu a diferença, mas com as voltas a esgotarem-se, a tarefa revelou-se insuperável. José Maria López levou o #7 para ‘casa’ em segundo, atrás do Ferrari #50 vencedor, e Sébastien recebeu a bandeirada momentos depois, em quinto.
Akio Toyoda (Fundador da Equipa): “Este ano, em Le Mans, aconteceram coisas antes mesmo de a corrida começar e muito depois do início. Mas nunca me senti desconfortável porque esta é a equipa do Kamui. Acreditei verdadeiramente na equipa que o Kamui construiu. Todos os elementos da equipa travaram uma batalha extrema até ao final das 24 horas.
Foi uma grande corrida, mas o resultado foi muito frustrante! Disse a todos antes da corrida que temos os melhores mecânicos, os melhores engenheiros e os melhores pilotos do mundo, e espero que possamos transformar a sua frustração em poder e voltar a ser uma equipa que pode ser considerada a melhor do mundo! Por isso, vamos transformar esta frustração em poder, e vamos fazer desta equipa o que o resto do mundo lhe chama, de novo!
P.S: “Ainda bem que o José estava lá! Obrigado! Continuem o bom trabalho com o Lexus. Mike, estou à espera que voltes. Prefiro-te quando estás em quatro rodas. E Kamui, vamos tentar terminar a sessão de qualificação! Finalmente, para os mecânicos do carro n.º 7, muito obrigado por todo o vosso trabalho árduo durante a semana da corrida. Quero agradecer-vos a todos pelo vosso grande esforço durante a semana da corrida, que foi cheia de dias longos. Adoro o carro n.º 7, que está cheio de pilotos traquinas. Sei que dá muito trabalho, mas por favor continuem a cuidar bem do carro #7. Agora, por favor, descansem bem!