WTCR: Vernay intocável

Por a 6 Outubro 2018 10:08

Um dia completamente dominado pelo francês da WRT, Jean-Karl Vernay. O piloto do Audi RS3 LMS foi o mais forte na qualificação e não desperdiçou a pole na corrida.

Na qualificação, o domínio dos Audi foi mais uma vez evidente com Dupont, Vervisch, Gordon Shedden e Jean-Karl Vernay a aparecerem no topo da tabela. Pepe Oriola foi o melhor “não- Audi” no top 5.  O melhor Honda foi o de Yann Ehrlacher em sétimo, seguido de Kevin Ceccon, Aurélien Comte e Mato Homola.

Veio a hora da corrida e esperava-se que os Audi capitalizassem o bom ritmo da melhor forma e tal confirmou-se.

Michelisz não começou a corrida com problemas no motor, que foi trocado depois da ronda de Ningbo e por isso o húngaro largava da ultima posição, mas o i30N TCR regressou às boxes no final da volta de lançamento da corrida. Um fim de semana em que os carros coreanos não apresentam andamento para os lugares da frente.

Jean Karl Vernay largou bem e ficou a frente de Oriola e Ehlarcher teve uma excelente largada e conseguiu subir várias posições, aproveitando o toque entre Dupont e Nathanaël  Berthon com o primeiro a perder e a cair na tabela apesar do toque no colega de equipa.

Vernay começou a ganhar vantagem para Oriola, que por sua vez fugia de Ehrlarcher, claramente com menos ritmo que os Audi perseguidores (Gordon Shedden, Fréderic Vervisch). Comte subiu para sétimo à frente de Ceccon, Guerrieri e Panis.

Entretanto Giovanardi aparecia sem uma roda e Coronel com muitos danos no seu Civic. Coronel falhou a travagem e bateu contra o italiano, acabando com a corrida de ambos num fim de semana que ia de mal a pior para esta dupla de veteranos. O Safety Car saiu para a pista enquanto os carros eram recolhidos. Os carros da Zengo apareceram nas boxes parados pelo que a fiabilidade dos Cupras da equipa húngara deixou de novo a desejar.

No recomeço da corrida, não tivemos mudanças na frente, enquanto Ehlacher continuava a ser fortemente pressionado por Shedden, que por sua vez era pressionado por Vervisch e Berthon. Berthon, perdeu algumas posições depois de uma manobra mal calculada nessa batalha, enquanto Comte, Ceccon e Guerrieri aproveitaram para subir na classificação.

Os consecutivos ataques de Shedden surtiram efeito e o britânico conseguiu passar o francês que ficava à mercê de Vervisch.

Mais atrás Bjork fazia uma boa recuperação à frente de um conjunto de carro que lutavam ferozmente por posições ainda que fora do top 10.

Guerrieri sofria do mesmo problema de Ehlacher, defendendo-se de Berthon e Panis.  O argentino fez de tudo para segurara os ataques do piloto Audi e até ao final conseguiu segurara o oitavo posto, muito suado pelo argentino, que votou a fazer uma excelente corrida.

Apesar das muitas lutas não tivemos mais mudanças nas posições e Jean Karl Vernay (terceira vitória do francês) cruzou a linha de meta em primeiro lugar, seguido de Pepe Oriola e Gordon Shedden a fechar o pódio. Seguiram-se Ehlarcher, Vervisch, Conte, Ceccon, Guerrieri, Berthon e Panis.

O top 4 na classificação geral do campeonato mantém-se inalteradas para já mas há mudanças muito próximas de acontecer.

Para amanhã temos nova qualificação e duas corridas, num traçado exigente, onde as ultrapassagens não são fáceis e onde os Audi têm estado em grande, ao contrário dos Hyundai que se têm apresentado de forma muito discreta, embora as diferenças de andamentos sejam mínimas.

Domingo

Qualificação 2 – 2:00

Corrida 2 – 8:45 (18 voltas, grelha invertida)

Corrida 3 –  10:00 (21 voltas

 

Top 10 Qualificação 1:

1 Jean-Karl Vernay Audi 1:22.846
02 Pepe Oriola Cupra +0.044
03 Nathanaël Berthon Audi +0.063
04 Denis Dupont Audi +0.113
05 Gordon Shedden Audi +0.143
06 Frédéric Vervisch Audi +0.158
07 Yann Ehrlacher Honda +0.340
08 Kevin Ceccon Alfa Romeo +0.355
09 Aurélien Comte Peugeot +0.404
10 Mat’o Homola Peugeot +0.410

 

 

Top 10 Corrida 1:

01 Jean-Karl Vernay Audi 20 Laps
02 Pepe Oriola Cupra +4.913
03 Gordon Shedden Audi +5.513
04 Yann Ehrlacher Honda +9.813
05 Frédéric Vervisch Audi +10.070
06 Aurélien Comte Peugeot +11.102
07 Kevin Ceccon Alfa Romeo +11.531
08 Esteban Guerrieri Honda +17.044
09 Nathanaël Berthon Audi +17.556
10 Aurélien Panis Audi +18.307
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado