WTCR: Haverá motivos para recear um domínio da Hyundai?

Por a 9 Abril 2018 17:03

O primeiro fim de semana do WTCR deu claras evidências que o carro da marca coreana é o mais forte da grelha. Mas há motivos para temer pelo sucesso da competição? Ou serão os Hyundai os novos C-Elysée?

Em teoria não deverá haver motivos para isso, pois a competição foi feita desde início para evitar domínios exagerados e permitir que todos os envolvidos tenham hipóteses de vencer. Era esta filosofia a usada no TCR e que será usada também no WTCR. O BoP, em teoria parece o correcto. O Audi ficou com 10 Kg acima do peso base mas deverá ter a ver com a maior eficiência aerodinâmica em recta, um dos pontos fortes do carro. Olhando para os ditos favoritos, os Hyundai ficaram com o peso base assim como os VW Golf (que vinham a dominar no TCR Internacional). Os Honda, que são também considerados dos melhores carros, ficaram 20 kg abaixo do peso base mas foi-lhe retirado 2.5% da potência. Os carros tidos menos competitivos como os Alfa Romeo e os Peugeot ficaram com menos 20Kg e mais 2.5% de potência e os Cupra com menos 10kg. De salientar que a altura ao solo é igual para todos (80mm ) ao contrário do ano passado em que alguns carros tinham uma altura ao solo menor em relação a outras máquinas.  Fazer com que máquinas tão dispares tenham performances equiparadas não é tarefa fácil e desde o início que todos os envolvidos sabiam que a tarefa era bem complicada. Ainda assim os valores parecem fazer sentido.

Mas classificar já o BoP de errado pelos resultados pode ser algo prematuro, pois além da especificidade da pista há outro factor a ter em conta… o lastro de sucesso. Todos os carros começaram com 60 Kg. Na próxima corrida espera-se que as máquinas mais lentas emagreçam enquanto os Hyundai deverão manter (em teoria) o mesmo peso por terem sido os mais fortes. Na Hungria talvez se consiga entender melhor se os dois sistemas de compensação funcionam em conjunto. Ou seja, com os novos lastros, poderemos ver uma mudança em pista e talvez os i30 N TCR não se mostrem tão dominantes como no último fim de semana. Teremos de esperar para ver. As primeiras corridas foram intensas, e interessantes de seguir. Será melhor esperar pela segunda ronda para perceber se o sistema realmente funciona bem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TCR
últimas Autosport
tcr
últimas Automais
tcr
Ativar notificações? Sim Não, obrigado