TCR Portugal: João Sousa considera que acertada a aposta nos TCR2
O vilarealense João Sousa foi o único a competir a tempo inteiro na categoria TCR2 do CNVT em 2017, com um Leon SuperCopa.
A aposta do piloto e da sua estrutura (Garagem Veiga Competição) consistiu em focar-se no desenvolvimento do carro, independentemente do pouco interesse por parte de outras equipas e pilotos, tentando dar o exemplo, no que consideram ser uma excelente porta de entrada para o TCR.
Sem adversários para enfrentar em pista, a sua equipa centrou atenções na afinação do carro e na luta contra o cronómetro. A evolução foi muito positiva aos olhos do piloto, que considera ter agora uma máquina preparada para vencer, assim apareçam outros interessados. Os objetivos traçados para a época foram cumpridos na integra e nem a falta de concorrentes desmotivou a equipa, naquilo que foi o primeiro passo de um projeto a 3 anos.
O piloto aponta a escassa divulgação feita, o que pode dissuadir os interessados, como um dos pontos a ser melhorado este ano. Defende que é necessário distinguir de forma clara as duas categorias (TCR e TCR2) para que o público entenda que são duas competições diferentes, embora estejam em pista ao mesmo tempo. Só assim outros pilotos poderão interessar-se. As mudanças que estão planeadas para 2018 agradam e gostava de ver mais carros e mais competição em pista.
As estreias de Rita Graça e André Lavadinho, são outros dos aspetos que reforçam a convicção de que o TCR2 é uma aposta de futuro, permitindo competir ao mais alto nível, com orçamentos inferiores e podendo ter uma experiência mais aproximada do que são as exigências de um TCR. Sousa considerou as prestações dos seus colegas de equipas muito boas, com tempos muito competitivos e espera poder vê-los em pista este ano. Existe também a hipótese de Lavadinho repetir a sua participação no TCR2, mas para já não passa de uma possibilidade.
Quanto ao seu futuro, João Sousa não tem nada ainda definido, podendo abdicar de competir no Leon para dar lugar a pilotos interessados. Embora coloque os interesses da sua estrutura em primeiro lugar, o piloto afirmou que irá correr em 2018 (independentemente do campeonato) e não fecha a porta aos TCR, embora para já seja apenas uma hipótese.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI