TCR arranca no Bahrein ao lado da F1
O crescimento rápido da classe TCR resultou na chegada de novos carros, novas equipas, novos pilotos e novos campeonatos. O conceito idealizado por Marcello Lotti, fundador do WTCC, continua a crescer neste segundo, e a TCR International Series vai continuar a ser o campeonato principal, com um número maior de pilotos oficiais a escolherem esta competição para continuarem a sua carreira.
A SEAT dominou a grelha o ano passado e por isso o campeão usou esse carro, mas este ano a Honda continua a estar bem representada, a Opel e a Volkswagen estreiam-se ligadas a equipas competitivas, e outros construtores prometem continuar a evoluir, nomeadamente a Alfa Romeo, a Subaru (ambas com projetos independentes sem ligação às marcas), a Ford (com apoio oficial no desenvolvimento do motor) e, talvez, a Peugeot.
O campeão Stefano Comini muda-se para a Leopard Racing (WRT), que tem dois novos VW Golf, tendo como colega o ex-piloto da Porsche, Jean-Karl Vernay. A WRT deverá ser mais competitiva que a Engstler, pois apenas Mikhail Grachev fica do ano passado, com dois novos recrutas. A antiga equipa do campeão, a Target Competition, muda de campo para a Opel, colocando três carros em pista na International Series, incluindo Jordi Oriola e Andrea Belicchi.
A West Coast Racing continua a ser a única equipa ligada à Honda no campeonato, mantendo Gianni Morbidelli e Kevin Gleason e contratando o jovem Aku Pellinen. No campo da SEAT, a Craft-Bamboo continua ligada à marca espanhola, com uma tripla de pilotos de luxo, mantendo Pepe Oriola e Sergey Afanasiev, mas contratando James Nash (de regresso aos carros de turismo) para o lugar de Jordi Gené. A húngara B3 Racing Team também vai ter três SEAT Leon, incluindo um para o piloto mais alto do mundo, Dusan Borkovic.
Este ano deverá ser mais fácil ter grelhas superiores a 20 carros. Algumas equipas dos países visitados deverão alinhar, especialmente nas provas asiáticas, com duas jornadas (incluindo o encerramento em Macau) em conjunto com a TCR Asia. O Alfa Romeo da Mario Ferraris e o Subaru da Top Run deverão aparecer ocasionalmente (apenas a segunda está garantida para a prova de abertura) e a Ford deve estrear-se lá mais para meio do ano.
CALENDÁRIO
02/04 Sakhir (Bahrein)
24/04 Estoril (Portugal)
06/05 Spa-Francorchamps (Bélgica)
21/05 Monza (Itália)
05/06 Salzburgring (Áustria)
19/06 Oschersleben (Alemanha)
03/07 Sochi (Rússia)
28/08 Buriram (Tailândia)
17/09 Marina Bay (Singapura)
01/10 Sepang (Malásia)
20/11 GP Macau (China)
INSCRITOS
1 Stefano Comini (Leopard Racing) Volkswagen Golf GTI
2 Jean-Karl Vernay (Leopard Racing) Volkswagen Golf GTI
7 Davit Kajaia (Liqui Moly Team Engstler) Volkswagen Golf GTI
8 Mikhail Grachev (Liqui Moly Team Engstler) Volkswagen Golf GTI
9 Attila Tassi (B3 Racing Team Hungary) SEAT Leon
10 Gianni Morbidelli (West Coast Racing) Honda Civic
14 Aku Pellinen (West Coast Racing) Honda Civic
23 Andrea Belicchi (Target Competition) Opel Astra
24 Kevin Gleason (West Coast Racing) Honda Civic
32 Luigi Ferrara (Top Run Motorsport) Subaru Impreza STi
33 Jordi Oriola (Target Competition) Opel Astra
54 James Nash (Team Craft-Bamboo Lukoil) SEAT Leon
62 Dusan Borkovic (B3 Racing Team Hungary) SEAT Leon
70 Mato Homola (B3 Racing Team Hungary) SEAT Leon
74 Pepe Oriola (Team Craft-Bamboo Lukoil) SEAT Leon
77 Sergey Afanasiev (Team Craft-Bamboo Lukoil) SEAT Leon
88 Michael Cerruti (Mulsanne Racing) Alfa Romeo Giulietta
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A primeira corrida não vai ser transmitida no Motors Tv. Em que canal será possível acompanhar ambas as corridas, de preferência em direto ?