Taça do Mundo de GT FIA: Estrelas do GT Mundial competem no GP de Macau
Desde os habituais favoritos aos estreantes na disputa pelo Troféu da Taça do Mundo de GT em Macau.
A Taça GT Macau voltou a atrair uma vez mais um grupo de superestrelas mundiais de GT3 para competir, no famoso Circuito da Guia, pelo título da Taça do Mundo de GT da FIA, durante o 71.º Grande Prémio de Macau, de 14 a 17 de novembro.
A Taça GT Macau tem sido uma presença constante no fim de semana do Grande Prémio de Macau desde 2008, tendo sido reconhecida, em 2015, com o estatuto de Taça do Mundo de GT da FIA. Célebre pelas suas grelhas de partida repletas de estrelas, este ano conta com uma lista de inscritos de destaque, incluindo seis antigos vencedores da prova, assim como um alinhamento aliciante de candidatos ao título e estreantes. Este ano, a grelha de partida conta com a representação da Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Mercedes e Porsche.
O favorito à vitória, antes da corrida, poderá ser Raffaele Marciello, que foi um vencedor dominante no ano passado, tendo adicionado ao seu nome um segundo título na Taça do Mundo de GT da FIA. Ambas as vitórias foram conquistadas ao volante de um Mercedes, mas este ano alinhará num BMW da TORO Racing powered by MCG.
Enquanto Marciello procura a sua terceira vitória em Macau, Maro Engel, piloto da Mercedes, está à caça do seu quarto triunfo no Circuito da Guia. O alemão venceu em 2014 e 2015 de forma consecutiva, voltou a vencer em 2022 e, este ano, alinhará pela equipa Mercedes-AMG Team GMR. Se triunfar, Engel igualará as quatro vitórias de Edoardo Mortara na Taça GT Macau. No entanto, a estrela suíça estará à procura de um recorde com o quinto sucesso. Conhecido como “Sr. Macau”, Mortara é famoso pelos seus feitos vitoriosos com a Audi, embora tenha vencido com a Mercedes em 2017. No entanto, este ano, competirá com um Lamborghini da SJM VSR Theodore Racing. A marca italiana não vence a Taça GT Macau desde as vitórias consecutivas de Keita Sawa em 2009 e 2010, mas este ano tem mais duas possibilidades de conquistar o título, com o companheiro de equipa de Mortara, Matteo Cairoli, e o antigo campeão de TCR, Luca Engstler, pela LIQUI MOLY Team Engstler.
Há três pilotos no pelotão que procuram alcançar a sua segunda vitória em Macau, incluindo Ye Hongli, vencedor em 2020 e recém-coroado campeão GT3 do Fanatec GT World Challenge Asia, que estará ao volante de um Porsche da Origine Motorsport. A ele junta-se, no campo da Porsche, Laurens Vanthoor, vencedor em 2016, que conduzirá um 911 GT3 R da Absolute Racing, numa tentativa da marca alemã de conquistar Macau pela primeira vez desde a vitória de Darryl O’Young na edição inaugural da Taça GT Macau, em 2008. Augusto Farfus, antigo vencedor da Corrida da Guia Macau, é o outro piloto a lutar pelo segundo título da Taça GT Macau – Taça do Mundo de GT da FIA, e vai alinhar com um BMW da Team KRC.
Há também uma série de talentos das corridas de GT3 ansiosos por saborear o sucesso em Macau pela primeira vez, como o campeão de 2023 do DTM, Thomas Preining (Porsche da Origine Motorsport). A equipa BMW Team WRT apresenta um alinhamento de estrelas, com Sheldon van der Linde e Dries Vanthoor, dois dos pilotos de GT mais rápidos do mundo.
A Audi também vai trazer antigos ases de fábrica para mesa de jogo, com Christopher Haase a competir pela Phantom Global Racing e Ricardo Feller a estrear-se na Corrida da Guia com a FAW Audi Sport Asia Racing Team. Adderly Fong, um piloto habitual no Grande Prémio de Macau, será acompanhado na UNO Racing Team pelo jovem talento da Audi Sport Asia, Yu Kuai, que faz a sua estreia no circuito de 6,2 km este ano.
Vencedor do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 em 2011, Daniel Juncadella esteve perto de alcançar o sucesso no GT3 em Macau no passado e regressa este ano ao volante de um Mercedes-AMG da Craft-Bamboo Racing, equipa com sede em Hong Kong. O veloz Jules Gounon estará no outro Mercedes da Craft-Bamboo, com o francês a procurar acrescentar uma vitória em Macau ao seu impressionante currículo, que inclui três triunfos nas 12 Horas de Bathurst e as 24 Horas de Daytona
A Ferrari ainda não conseguiu adicionar um título da Taça GT Macau – Taça do Mundo de GT da FIA ao seu prestigiado histórico de sucessos mundiais. A marca cavalo rampante envia este ano três pilotos de fábrica a Macau na tentativa de alcançar a vitória, com Daniel Serra a juntar-se à Harmony Racing e o atual vencedor das 24 Horas de Le Mans, Antonio Fuoco, na AF Corse SRL. O companheiro de equipa de Serra é o bem sucedido piloto chinês Ye Yifei, também ele piloto de fábrica da Ferrari e que faz a sua estreia em Macau.
A Absolute Racing traz um segundo Porsche para Alessio Picariello, vice-campeão GT3 do Fanatec GT World Challenge Asia , enquanto a equipa Schumacher CLRT faz a sua estreia em Macau com Laurin Heinrich, também ao volante de um Porsche. O estónio Ralf Aron, que subiu ao pódio no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 em 2017, completa o notável plantel num Mercedes da TORO Racing.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI