Supercars – Triunfos divididos em Portimão

Por a 18 Outubro 2021 13:00

A SuperCars Endurance Series, competição ibérica que junta na mesma grelha carros com homologação TCR e GT4, visitou o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, para a terceira e penúltima jornada da época.

Foi mais um fim de semana intenso de competição para os Supercars que começou da melhor forma para as cores nacionais. As duplas Gustavo Moura/Luís Cidade (Hyundai Elantra N TCR) e Pedro Silva/Jorge Silva (Audi RS3 LMS TCR) foram as mais rápidas, na qualificação para as duas corridas. Na categoria TCR, Daniel Teixeira (CUPRA Leon TCR), andou próximo das duas duplas já referidas. A equipa espanhola da SMC Motorsport, com o McLaren 570s de Guillermo Aso e Gonzalo de Andrés, não deu hipóteses na categoria GT4 Pro, a pole para as duas corridas. Problemas mecânicos no Ginetta G55 da Tockwith Motorsport de Edward Moore e Marmaduke Hall não permitiram um andamento mais rápido. Na categoria GT4 Bronze, o lituano Andrius Zemaitis (Porsche Cayman) superiorizou-se à dupla da JC Group Racing Team, José Correia/Gabriela Correia (Mercedes AMG). Entre os GTC, Francisco Gonçalves (Lotus Exige) conquistou os dois melhores tempos.

Moura e Cidade não deram hipótese

A dupla Moura e Cidade foi a vencedora da primeira corrida ao conseguir uma vantagem superior a 5 segundos face aos britânicos Moore e Hall.

A história da corrida ficou marcada pelo acidente, felizmente sem consequências físicas, de Gabriela Correia. A jovem bateu forte na curva 4, levando à interrupção da corrida. Até aí, e quando havia ainda pela frente mais 20 minutos de prova, a já referida dupla britânica estava na frente e com o Hyundai na segunda posição, sendo terceiro o McLaren 570s de Aso e de Andrés.

O desfecho da corrida começou a desenhar-se quando, após uma pausa para ser retirado da pista o Mercedes acidentado, foi ordenada uma nova grelha de partida, com base na classificação registada no momento da interrupção, para mais 14 minutos de prova. Moura foi mais lesto, conquistando a liderança que manteria até ao final, quando já não havia luz natural para se cumprir o tempo estipulado. Moura ainda levou um pequeno ‘toque’ sem consequências, mas o mais prejudicado foi Daniel Teixeira, que depois de um ‘chega para lá’ por parte do McLaren da SMC Motorsport foi forçado a encostar. Quem aproveitou bem essa segunda partida foi o chileno Nicolas Pino, no Porsche 981 Cayman da GJG, enquanto Francisco Gonçalves conquistou um meritório triunfo na categoria GTC.

Moore e Hall venceram corrida 2

A dupla britânica Edward Moore/Marmaduke Hall triunfou na segunda corrida, ao superar Gustavo Moura e Luís Cidade, por uma diferença de 7.749s.

Moore e Hall, com um ritmo muito forte, ascenderam à liderança no final da primeira parte da corrida de 45 minutos, pouco antes da troca de pilotos, para depois consolidarem a sua vantagem. A vitória foi um prémio pelo trabalho extra, para resolver os problemas encontrados no carro no arranque do fim de semana.

Em termos absolutos, a maior oposição do Ginetta surgiu da dupla portuguesa e grande dominadora da categoria TCR, Moura/Cidade, que saiu deste fim de semana com uma vitória absoluta e um segundo lugar à geral, além de duas vitórias entre os TCR. A dupla Pedro Silva e Jorge Silva, no Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport, foi outra das grandes animadoras da corrida, nunca dando tréguas aos pilotos do Hyundai Elantra, mas a quebra de um semi-eixo deitou tudo a perder, a três voltas do fim. No pódio absoluto (e segundo TCR) terminou Daniel Teixeira, com o CUPRA León, que fez os possíveis para somar o máximo de pontos na sua categoria. José Carvalhosa e o jovem chileno Nicolas Pino, no Porsche 981 Cayman, voltaram a ser os segundos da categoria Pro (ganha pela dupla vencedora da corrida à geral). O Andrius Zemaitis garantiu, tranquilamente, mais um triunfo na categoria Bronze, enquanto entre os GTC, a dupla Jemma Moore/Paulo Sousa (Ginetta G50) assegurou o primeiro lugar.

A quarta e última jornada está agendada para 5/7 de novembro, no circuito de Jerez de la Frontera.

Corrida 1
Luís Cidade/Gustavo Moura Hyundai Elantra N TCR (TCR) 19 voltas
Marmaduke Hall/Edward Moore Ginetta G55 GT4 (GT4 Pro) + 5.201 seg.
José Carvalhosa/Nicolas Pino Porsche Cayman GT4 (GT4 Pro) + 11.094 seg.
Corrida 2
Edward Moore/Marmaduke Hall Ginetta G55 GT4 (GT4 Pro) 23 voltas
Gustavo Moura/Luís Cidade Hyundai Elantra N TCR (TCR) + 7.449 seg.
Daniel Teixeira CUPRA León TCR (TCR) + 24.152 seg.
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado