Supercars Endurance – Marmaduke Hall e Gustavo Moura conquistaram os títulos

Por a 8 Novembro 2021 15:33

Chegou ao fim a época de estreia do Supercars Endurance, um conceito que permitiu juntar em pista máquinas TCR e GT4, em corridas de longa duração. Uma aposta que é para continuar em 2022.

O circuito de Jerez de la Frontera acolheu a última jornada do ano, onde se decidiram os títulos em GT4 PRO e TCR. Luís Cidade (Hyundai Elantra N TCR) e Daniel Teixeira (CUPRA León TCR) foram os pilotos mais rápidos nos treinos livres fazendo prevalecer a superioridade dos carros da classe TCR. Na primeira sessão de treinos, Luís Cidade, que formou dupla com Gustavo Moura, líder da classe TCR, conquistou o melhor tempo, ao bater por 0.592 o McLaren 570S de Guillermo Aso, um dos candidatos ao título na GT4 PRO e na qual forma dupla com Gonzalo de Andrés. Rafael Lobato (CUPRA TCR), a fazer a sua estreia nesta competição, fazendo parceria com Manuel Alves, averbou o terceiro melhor tempo, à frente de Marmaduke Hall (Ginetta G55), que discutia o título GT4 PRO com a dupla Aso/Andrés.

No segundo treino livre, Daniel Teixeira (CUPRA Leon TCR) surpreendeu tudo e todos, ao averbar não só a volta mais rápida, mas também o melhor “crono” do dia (1.53.613), superando por 0.007s Manuel Alves (CUPRA TCR). Em terceiro, a 0.091 do seu rival na discussão do título da classe TCR, ficou Gustavo Moura (Hyundai Elantra N TCR).

Qualificação – duplas Lobato/Alves e Hall/Moore mais rápidas

As duplas Rafael Lobato/Manuel Alves (CUPRA TCR) e Marmaduke Hall/Edward Moore (Ginetta G55) foram os destaques na qualificação.

Na sessão para a primeira corrida, Lobato colocou o CUPRA da Veloso Motorsport na “pole” e em destaque na classe TCR, face ao Hyundai Elantra da P&B conduzido por Luís Cidade, por uma diferença de 0.400s. O terceiro mais rápido foi também outro piloto da mesma classe, Daniel Teixeira, no CUPRA Leon da JT59 Racing Team. Guillermo Aso, no McLaren 570S da SMC Motorsport, obteve o melhor tempo na classe GT4 PRO, até porque o Ginetta G55 da Tockwith Motorsport, conduzido por Marmaduke Hall, rival do espanhol na discussão do título, teve problemas mecânicos.

Na segunda qualificação, e já com o Ginetta em perfeitas condições, Edward Moore, colega de Marmaduke Hall, bateu tudo e todos, a nível absoluto, para garantir a “pole” da segunda corrida, que se disputaria no domingo, destacando-se do McLaren tripulado por Gonzalo de Andrés, enquanto na classe TCR o CUPRA da Veloso Motorsport, agora com Manuel Alves ao volante, voltou a ser o mais rápido, na frente de Daniel Teixeira e de Gustavo Moura, os dois candidatos ao título.

Corrida 1 – Hall / Moore triunfam à geral

A dupla britânica Marmaduke Hall/Edward Moore, no Ginetta G55, venceu a primeira corrida com Hall a ver reforçada a sua candidatura ao título na classe GT4 PRO. Moore e Hall e levaram o Ginetta da Tockwith Motorsport ao triunfo absoluto, depois de ultrapassar o CUPRA TCR da dupla Rafael Lobato/Manuel Alves, vencedores da classe TCR, já na última volta dos 45 minutos de corrida.

Lobato e Alves que lideraram desde o início em termos absolutos, dominando a classe TCR. Gustavo Moura/Luís Cidade, no Hyundai Elantra, estiveram atentos à prova de Daniel Teixeira, o rival de Moura na discussão do título, e cumpriu o seu objetivo, pois terminou a corrida à frente do piloto do CUPRA Leon. Daniel Teixeira, que subiu ao pódio na sua classe e viu Moura aumentar a vantagem no campeonato para 14 pontos.

Ao somar a pontuação máxima correspondente à vitória na classe GT4 PRO, e sem qualquer oposição do McLaren 570S, que na segunda metade da corrida, já com Gonzalo de Andrés ao volante, teve problemas de direção e “arrastou-se” até ao final, Marmaduke Hall iria partir para a segunda corrida com uma desvantagem de apenas 2 pontos face à dupla espanhola do carro britânico da SMC Motorsport. Entretanto, o lituano naturalizado espanhol, Andrius Zemaitis, no Porsche 981 Cayman MR, confirmou a conquista do título na classe GT4 Bronze e para isso nem necessitava de ficar à frente da dupla Piero dal Maso/José Carvalhosa, no Porsche 981 Cayman MR da Garagem João Gomes. Jemma Moore, que já havia assegurado a conquista do título na classe GTC na jornada anterior, no Estoril, voltou a fazer dupla com Aubrey Hall, teve uma tarde para esquecer, já que o motor do Ginetta G50 da Tockwith Motorsport não parou de falhar logo depois da partida.

Corrida 2 – Hall confirmou o título, tal como Moura

A dupla britânica Hall/ Moore, triunfou na corrida de encerramento da SuperCars Endurance Series, numa jornada em que Marmaduke Hall (GT4 PRO) e Gustavo Moura (TCR) festejaram a conquista dos títulos de campeão que ainda estavam em aberto desde a corrida do dia anterior.

A dupla britânica aplicou a mesma “receita” que os levara à vitória na corrida de sábado. Com o título da classe GT4 PRO à sua mercê, Marmaduke não teve dificuldades em anular os dois pontos de desvantagem com que partira para esta derradeira corrida da época, até porque os seus rivais Gonzalo de Andrés e Guillermo Aso, no McLaren 570 S da SMC Motorsport, nunca tiveram andamento para colocar em causa o ritmo vitorioso da dupla do Ginetta G55.

A história da discussão do título na classe TCR foi algo diferente, porque embora Gustavo Moura, acompanhado por Luís Cidade, partisse em vantagem (14 pontos) face a Daniel Teixeira, no CUPRA Leon da JT59 Racing Team, nem por isso teve um desempenho defensivo. Andou na frente, perdeu a liderança TCR para o mesmo Teixeira ainda antes da paragem obrigatória nas boxes, para depois recuperá-la no final. No início da corrida, a dupla Manuel Alves/Rafael Lobato, no CUPRA TCR da Veloso Motorsport, ainda tentou, como fizera com êxito no dia anterior, impor ordem na classe TCR, mas nem tudo lhe saiu pelo melhor. Rafael Lobato, ainda conseguiu terminar na frente de Daniel Teixeira, o outro candidato ao título.

O que disseram os protagonistas

Marmaduke Hall – “É incrível este momento que estou a viver. Depois de ter ganho, em 2019, o título de campeão da GT4 South European Series, veio o Covid, que também me afetou, e eu estive parado bastante tempo e só este ano recomecei a correr. E este foi um fim de semana fantástico. Estou muito feliz por ter ganho o campeonato”.

Gustavo Moura – “Eu e o Luís Cidade fizemos um excelente trabalho e tenho que lhe agradecer pelo seu desempenho nas seis corridas que fez comigo, havendo ainda que realçar o empenho e competência da equipa P&B. E um grande obrigado aos meus patrocinadores, porque sem eles eu não me sagraria campeão. Foi uma despedida em beleza e até já entreguei as luvas ao meu filho Gonçalo, que vai estrear-se no próximo ano”.

Daniel Teixeira – “Ontem, na sequência do toque do Luís Cidade, quando este me ultrapassou e numa situação normal de corrida, referi que o CUPRA ficou desalinhado, prejudicando o meu desempenho. E só mais tarde descobrimos que, afinal, a barra estabilizadora traseira estava partida. Hoje, logo na primeira curva, levei um novo ‘toque’ e fui à gravilha, ficando quase em último. Consegui recuperar, mas na paragem nas boxes perdi dois lugares, para o Lobato e para o Cidade, e depois já não consegui inverter a situação. Parabéns ao Gustavo pela conquista do título!”

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