Super Seven by Toyo Tires: Emoção marca corrida
Foi uma reviravolta a toda a linha, desde logo no programa desportivo inicialmente traçado. Após duas mangas de qualificação muito interessantes, a chuva que se abateu sobre o Circuito da Catalunha no final da tarde de sexta-feira obrigou ao cancelamento da Corrida 1 prevista para o mesmo dia e à alteração da Corrida 2 que se realizaria na manhã de hoje.
De modo a preservar o interesse dos pilotos e das restantes competições em curso, a solução encontrada pela Organização para minimizar os danos acabaria por ser uma corrida única, com 42 minutos de duração e paragem obrigatória nas boxes para permitir às equipas que corriam com dois pilotos igualdade de circunstâncias.
Se as corridas do Super Seven by Toyo Tires são já naturalmente emocionantes, passavam a estar reunidos condimentos mais do que suficientes para garantir a incerteza do resultado, como, aliás, se veio a provar!
EUFORIA MARCOU PRIMEIRA VOLTA
Logo no arranque, a vontade de ganhar posições entre os 45 carros que se encontravam na grelha de partida traduziu-se em muitos confrontos e inevitáveis saídas de estrada que acabaram por levar consigo algumas vítimas.
Numa prova especial, dada a presença do Troféu congénere organizado pela McMillan Motorsport, viria a sair prejudicada uma boa parte dos pilotos que faziam parte do contingente português, entre eles Ricardo Rajani, que já não regressou à pista, Luís Calheiros Ferreira, que acabou por perder três voltas no tempo em que esteve parado nas boxes, e José Carlos Pires, que acabou por cair cerca de 20 posições quando tinha tudo para lutar pelo triunfo, depois de partir do 2º posto da linha de partida.
Na frente, Francisco Villar começava a pressionar o segundo classificado e a fazer o impossível para se manter nos lugares do pódio, enquanto Diogo Costa e Rodrigo Galveias rodavam no top 10. Logo atrás, os irmãos Lisboa desenvencilhavam-se como podiam dos adversários ingleses e Gonçalo Lobo do Vale ia subindo lugares e colando-se ao lote dos primeiros classificados, fazendo uso de uma grande consistência ao volante.
Mais distanciado, mas a lutar pelo triunfo na categoria S1600, estava Luís Filipe Oliveira, a dar boa réplica numa pista que, para a maioria dos pilotos do Super Seven by Toyo Tires, era totalmente desconhecida.
Tendo de realizar-se obrigatoriamente entre os cinco e os 30 minutos da corrida, as paragens obrigatórias nas boxes trouxeram ainda mais indefinição ao resultado, contribuindo para a manutenção das posições ou para a alteração completa da ordem do pelotão consoante a eficácia das equipas e estratégia escolhida.
Houve quem tivesse tentado prolongar ao máximo a sua permanência em pista com outros concorrentes à mistura, aproveitando o cone de ar para marcar tempos mais rápidos, e quem tivesse preferido ‘resolver’ o assunto o mais rapidamente possível, evitando lutas que resultassem na perda de segundos preciosos.
GRANDE ANDAMENTO
Um dos melhores pilotos a fazer esta gestão foi Francisco Villar, que com um grande andamento garantiu uma presença no 2º lugar mais baixo do pódio — um resultado festejado efusivamente. Mas também José Carlos Pires, que voltou a juntar à indiscutível rapidez uma análise perfeita da corrida para recuperar do prejuízo inicial e terminar no 5º lugar da categoria 420 R.
Infelizmente, tanto José Carlos Pires como Gonçalo Lobo do Vale, autor igualmente de uma grande prova, cruzando a linha da meta no 8º posto, acabariam por ser desclassificados no final da corrida, após ter sido constatado que os seus carros se encontravam abaixo do peso regulamentar.
A decisão viria a beneficiar Duarte e Luís Lisboa, que assim subiram mais duas posições, classificando-se no 8º e 12º lugares. E ainda o clã Costa, com Diogo e Paulo Costa a terminarem na 17ª posição.
Rodrigo e Paulo Galveias concluíram a prova no 24º posto, à frente de JJ Magalhães, 27º, e Luís Calheiros Ferreira, 28º. Apesar do contratempo inicial, o campeão da classe Business da temporada passada nunca baixou os braços numa manhã difícil em Barcelona.
Na S1600, e plena em motivos para sorrir, estava a dupla Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, depois de garantir o segundo lugar da categoria. Entre o 5º e o 7º posto, e a fechar a classificação da classe, ficaram Bernardo Bello, Jorge e Ricardo Miguéis, e Bruno Martins.
Assim, e olhando unicamente aos pilotos que militam habitualmente no Super Seven by Toyo Tires, o pódio da categoria 420R foi composto por Francisco Villar, Duarte Lisboa e Luís Lisboa, cabendo a Luís Filipe Oliveira/Paulo Leitão, Bernardo Bello e Jorge e Ricardo Miguéis a mesma satisfação na classe S1600.
Concluída esta prova extra-campeonato no Circuito da Catalunha, em Barcelona, as emoções do Super Seven by Toyo Tires regressam no fim-de-semana de 27 e 28 de Outubro, em Portimão, para a terceira ronda do campeonato, no Autódromo Internacional do Algarve.
Classificação Corrida 420R — Super Seven by Toyo Tires, Barcelona, 7-8 Setembro
1 – #78 Danny Winstanley, 20 voltas
2 – #34 Francisco Villar, + 14.998s
3 – #85 Clive Richards, +17.422s
4 – #43 David Henderson, +28.487s
5 – #53 José Carlos Pires, +35.154s
6 – #37 Steve Day, +37.526s
7 – #30 Gonçalo Lobo do Vale, +43.681s
8 – #99 Mark Stansfield, +48.108s
9 – #88 Chris Lay, +48.664s
10 – #19 Duarte Lisboa, +1:01.345s
11 – #50 David Briault, + 1:02.494s
12 – #62 John Saunders, +1:02.500s
13 – #11 Car Woodwiss, +1:02.885s
14 – #20 Luís Lisboa, +1:05.359s
15 – #119 Justin Armstron, +1:18.999s
16 – #39 Mark Drain, +1:21.793s
17 – #18 Phil Jenkins, +1:23.506s
18 – #55 Martin Gee, +1:24.940s
19 – #23 Diogo Costa/Paulo Costa, +1:36.870s
20 – #5 Carl Nairn, +1:43.972s
21 – #70 Richard Smith, +1:46.295s
22 – #46 Tim Evans, +1:47.427s
23 – #10 Ian Noble, +2:01.424s
24 – #77 Chris Wright, +3:13:002s
25 – #22 Cliff Murphy, 19 voltas
26 – #28 Rodrigo Galveias/Paulo Galveias, 19 voltas
27 – #54 Billy Nairn, 19 voltas
28 – #4 Jon Mitchell, 18 voltas
29 – #21 JJ Magalhães, 18 voltas
30 – Luís Calheiros Ferreira, 16 voltas
DNC
#35 Richard Green, 12 voltas
#84 Neil Hinson, 12 voltas
#15 Fergus Ryan, 11 voltas
#16 Paul O’reilley, 7 voltas
#83 Gary Weatherill
#33 Ricardo Rajani
#2 John Reid
DSQ
30 Gonçalo Lobo do Vale
53 José Carlos Pires
Classificação Corrida S1600 — Super Seven by Toyo Tires, Barcelona, 7-8 Setembro
1 – #31 Marco Aghem, 19 voltas
2 – #24 Filipe Oliveira/Paulo Leitão, +21.108s
3 – #6 Martin Jeffs, +35.124s
4 – #68 Ian Dyble, +41.973s
5 – #57 Bernardo Bello, +59.015s
6 – #27 Jorge Miguéis/Ricardo Miguéis, 18 voltas
7 – #9 Bruno Martins, 18 voltas
DNC
#58 Rick Potter
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI