Caterham MotorSport Iberia: Vitórias de Rafael Lobato, António Correia e Nuno Afonso nos 420 Pro

Por a 22 Julho 2024 08:55

Os 420R Pro e Gentleman seriam os “senhores que se seguem” no calendário desportivo da manhã de sábado após a realização da Corrida 1 dos 340R. Domínio dos 420 Pro com 5 monolugares da classe a ocupar as mesmas cinco posições dianteiras da grelha liderada por Alex Areia (Gianfanco Motorsport) com Rafael Lobato (Speedy Motorsport) ao seu lado na primeira linha e Sérgio Saraiva (Gianfanco Motorsport) e João Aguiar Branco (Speedy Motorsport) a partilhar a segunda linha. O primeiro monolugar da classe Gentleman ocupava a 6ª posição nas mãos de J.J. Oliveira (G2B).

Partida lançada e novamente o ritmo cardíaco a subir e muito, com 4 pilotos a disputar a travagem e saída da curva 1, lado a lado. Vantagem para Alex Areia (Gianfranco Motorsport) que com uma travagem no limite segurou a liderança para uma corrida que seria absolutamente imprevisível.

Com 3 voltas cumpridas Nuno Afonso (Speedy Motorsport) saído da 5ª posição da grelha assumia a liderança por troca com Areia (Gianfranco Motorsport), mas com Saraiva (Gianfranco Motorsport), Lobato e Aguiar Branco (ambos Speedy Motorsport) literalmente “ao molho” na traseira do dueto Lobato / Areia.

Volta após volta o cenário repetiu-se com a curva 1 a ser palco de trajetórias lado-a-lado na “batalha” pela P1. Entre os Gentleman, J.J. Oliveira (G2B) e Pedro Reis Ferreira (ADESS) lutavam pela liderança da classe nos 6º e 7º postos à geral.

Meia distância de prova cumprida com Rafael Lobato a ser superado por Sérgio Saraiva e ambos a terem que “se ver a contas” com Areia e Nuno Afonso já que os quatro rodavam todos dentro do mesmo “segundo” e separados por milésimas. Mais atrás, Pedro Reis Ferreira a liderar entre os Gentleman conseguia desenvencilhar-se de J.J. Oliveira e entrava na luta pelo pódio subindo ao 4º posto à geral na roda de Alex Areia que rodava em 3º, isto enquanto Lobato recuperava a liderança. Assim estavam as hostes com pouco mais de 3 minutos para cumprir, momento em que Lobato recuperava e dianteira e conseguia cavar um pequeno “fosso” de 0.727s que lhe permitia respirar um pouco. Mas foi só mesmo para um breve fôlego.

A entrada para a última volta seria a reedição da própria corrida em si, com Lobato, Areia e Sérgio Saraiva a rodar separados por menos de 0.310s. Na bandeira de xadrez, Rafael Lobato batia Alex Areia por “apenas e só” 0.020s com Sérgio Saraiva a 0.752s a ser terceiro. O TOP5 ficaria completo com o 4º posto à geral de João Aguiar Branco e o 5º lugar do primeiro piloto entre os Gentleman, Pedro Reis Ferreira.

Na classificação dos Pro seguiram-se J.J. Magalhães (ADESS), António Correia (Speedy Motorsport), Francisco Vilar (Zome Racing Team), Bruno Knudsen (CRM Motorsport), João Pedro Campos Costa (Gianfranco Motorsport), Luís Filipe Oliveira (Gianfranco Motorsport), António Nunes de Almeida (BS Motorsport) e André Correia (André Vilar Pneus).

Entre os 420R Gentleman, e no que pódio diz respeito, a vitória ficaria nas mãos de Pedro Reis Ferreira, 5º à geral, com J.J. Oliveira e Tomás Teixeira a completar.

Na classificação dos Gentleman seguiram-se Sergey Orekhov (CRM Motorsport), José Rodrigues (Gianfranco Motorsport), Duarte Camelo (Speedy Motorsport), Ricardo Pedrosa (ZOME Racing Team) e Manuel Moura Teixeira (Monteiros Competições).

420R PRO e GENTLEMAN – CORRIDA 2

António Correia exímio assina a vitória na Corrida 2 dos 420R Pro

Tomás Teixeira sobe ao lugar mais alto e vence nos 420 Gentleman

Grelha invertida para mais uma partida lançada com Bruno Knudsen (CRM Motosport) na Pole e Tomás Teixeira (Speedy Motorsport) ao seu lado a partilhar a primeira linha.

Semáforo verde e uma vez mais 4 monolugares a disputar a travagem da Curva 1, lado a lado. Vantagem para Tomás Teixeira (Speedy Motorsport) a assumir a liderança na classe Gentleman e à geral, para logo perder a dianteira da corrida para o seu colega de equipa António Correia. A 3ª posição ficava para Francisco Vilar (ZOME Racing Team). Rafael Lobato (Speedy Motorsport), vencedor da corrida 1 rodava em 4º e Alex Areia (Gianfranco Motorsport) negociava o 8º posto em luta com David Saraiva (Gianfranco Motorsport).

Entre os Gentleman com Tomás Teixeira confortavelmente instalado na frente da classe, seria J.J. Oliveira (G2B) a rodar em 10º e Gonçalo Nobre da Veiga (Gianfranco Motorsport) a rodar no 13º à geral que fechar o TOP3.

Com pouco mais de 3 minutos para terminar a corrida, Tomás Teixeira era relegado ao 4º posto com a ascensão de Alex Areia e Rafael Lobato numa troca constante de posições na luta pelos lugares do pódio e no encalço de um muito esforçado António Correia que conseguia manter cerca de 1s de vantagem para os demais. Assim se chegava à última volta.

Absoluta incerteza, mas António Correia manteve a concentração executando as últimas curvas do traçado do Estoril na perfeição para assinar a vitória por 0.412s sobre Rafael Lobato que cruzou a linha de meta lado-a-lado com Alex Areia separados por escassos 0,020s. Estava encontrado o pódio da corrida 2. António Correia, Rafael Lobato e Alex Areia. O TOP5 fechou com a 4ª posição de Bruno Knudsen que conseguia ultrapassar Tomás Teixeira na última volta. Teixeira era desta forma 5º à geral e o primeiro entre os Gentleman. A fechar pódio nos Gentleman o piloto da G2B, J.J. Oliveira e Pedro Reis Ferreira (ADESS)

Nos Pro a classificação final ficaria alinhada com a vitória de António Correia (Speedy Motorsport) seguido por Rafael Lobato (Speedy Motorsport), Alex Areia (Gianfranco Motorsport), Bruno Knudsen (CRM Motorsport), Francisco Vilar (ZOME Racing Team), João Aguiar Branco ((Speedy Motorsport), J.J. Magalhães (ADESS), Nuno Afonso (Speedy Motorsport), João Pedro Campos Costa (Gianfraco Motorsport), Sérgio Saraiva (Gianfranco Motorsport), André Correia (André Vilar Pneus), Guilherme del Maso (CRM Motorsport) e António Nunes de Almeida (BS Motorsport)

Nos Gentleman, vitória para Tomás Teixeira (Speedy Motorsport) seguido por J.J. Oliveira (G2B), Pedro Reis Ferreira (ADESS), José Rodrigues (Gianfranco Motorsport), Sergey Orekhov (CRM Motorsport), Ricardo Pedrosa (ZOME Racing Team), Duarte Camelo (Speedy Motorsport), Tiago Loureiro (ZOME Racing Team) e Manuel Moura Teixeira (Monteiros Competições).

420R PRO e GENTLEMAN – CORRIDA 3

Nuno Afonso leva de vencida corrida 3 dos 420 Pro

J.J. Oliveira o melhor entre os 420 Gentleman

Formação de grelha com J.J Oliveira (G2B) a assumir a Pole, fruto do seu 10º lugar à geral na corrida 2. Ao seu lado J.J Magalhães (ADESS). João Aguiar Branco (Speedy Motorsport) e Francisco Vilar (Zome Racing Team). Por seu lado Tomás Teixeira o mais forte entre os Gentleman partia de 5º. António Correia (Speedy Motorsport) o vencedor da corrida 2 partiria de 10º.

Apagava o semáforo e iniciava o assalto à curva 1 do traçado do Estoril na última corrida do programa de sábado do Racing Sound Fest, com Nuno Afonso (Speedy Motorsport) a agarrar a liderança a ver João Aguiar Branco e Francisco Vilar a assumirem na sua roda o TOP3.

Nos Gentleman, Tomás Teixeira afundava na classificação e rodava em 10º e era J.J. Oliveira que se assumia como o melhor da classe em 8º à geral. Pedro Reis Ferreira, que rodava colado a Teixeira era o 3º entre os 420R Gentleman.

Ao cabo da 3ª volta, Rafael Lobato que havia partido da 9ª posição da grelha vinha paulatinamente a ganhar posições e assumia a 2 posição. Nuno Afonso liderava, Rafael Lobato era 2º e Francisco Vilar assumia o 3º posto com João Aguiar Branco em 4º.

Com um andamento fortíssimo, e com meia distância cumprida, Nuno Afonso liderava com 2s de vantagem e deixava a contenda para os demais. Lobato, Vilar, Aguiar Branco em luta crescente à qual se veio juntar Alex Areia. Um toque entre Areia e Aguiar Branco levaria este último a um peão e ao afundar na tabela para 20º com Areia a ficar com o seu Caterham bem “marcado” na dianteira, mas a rodar em 4º.

Entre os Gentleman, J.J. Oliveira (G2B) rodava agora em 7º com Pedro Reis Ferreira (ADESS) no seu encalço e Tomás Teixeira (Speedy Motorsport) descia a 11º à geral.

A 5 minutos do final e à geral, Nuno Afonso lidera com meio segundo de vantagem, mas com Lobato, Areia, Sérgio Saraiva, Francisco Vilar e J.J. Magalhães todos a rodar com distâncias mínimas.

Última volta e metros finais com luta titânica para pódio… Nuno Machado vence relativamente destacado com 1.484s de avanço sobre Rafael Lobato e Alex Areia, que logrou relegar Sérgio Saraiva para a 4º posição à geral. A fechar TOP5 J.J. Magalhães.

J.J. Oliveira seria o mais forte entre os Gentleman e assegurava o 7º posto à geral com Pedro Reis Ferreira a ser 9º e Gonçalo Nobre da Veiga 12º à geral perfazendo estes três pilotos o pódio dos 420R Gentleman.

Em termos de classificação geral nos 420R Pro, Nuno Afonso (Speedy Motorsport) é o vencedor com Rafel Lobato (Speedy Motorsport) e Alex Areia (Gianfranco Motorsport) a fechar pódio. Seguiram-se Sérgio Saraiva (Gianfranco Motorsport) e J.J. Magalhães (ADESS) a concluir TOP5. A classificação ficou encerrada com Francisco Vilar (ZOME Racing Team), André Correia (André Vilar Pneus), António Correia (Speedy Motorsport), Bruno Knudsen (CRM Motorsport), João Pedro Campos Costa (Gianfranco Motorsport) e João Aguiar Branco ((Speedy Motorsport).

Já nos 420R Gentleman J.J. Oliveira (G2B) é o vencedor acompanhado no pódio por Pedro Reis Ferreira (ADESS), Gonçalo Nobre da Veiga (Gianfranco Motorsport), Tomás Teixeira (Speedy Motorsport), Sergei Orekhov ( (CRM Motorsport), Ricardo Pedrosa (ZOME Racing Team), Toago Loureiro (ZOME Racing Team), J.J. Magalhães Jr. (ADESS), Duarte Camelo ((Speedy Motorsport) e Manuel Moura Teixeira (Monteiros Competições).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas SUPER 7
últimas Autosport
super-7
últimas Automais
super-7
Ativar notificações? Sim Não, obrigado