Single Seater Series: Fernando Cordeiro Filho em dose dupla
O carisma e a emoção das Single Seater Series, competição promovida pela Motor Sponsor e único troféu de monolugares em Portugal, foram o tónico das corridas da derradeira jornada da época, que teve como berço, no último fim de semana, o icónico Circuito do Estoril, num evento em que a competição integrou o cartaz do Estoril Racing Tribute | Armando Pinto, com organização da P21 Motorsport.
Uma jornada que reuniu um total de 13 fórmulas, onde a diversidade dos modelos presentes revestiu as duas corridas do fim de semana de um colorido muito especial, ao reunir em pista monolugares de diferentes eras do automobilismo mundial, separados entre si por 40 anos de história, de 1979 a 2019.
Um timbre de emoção que subiu de tom com o início das atividades no traçado luso, com Fernando Cordeiro Filho, ao volante do seu Fórmula Novis PCN1 a carimbar o melhor tempo nos treinos cronometrados na classe Fórmula Livre, realizados no sábado. Um feito replicado por António Correia, com o Funspeed FS2019, na Fórmula Mais, e por André Pardal, que assinou a estreia na competição com a melhor marca da classe ZT, ao volante de um Mygale SJ00.
Também estreante nas Single Seater Series, André Monteiro, ao volante de um Fórmula Renault 1600, foi o autor do melhor tempo na classe Fórmula Renault. Já na KT, seria Vasco Sampaio, num Ray GR98, a assinar a melhor marca, num feito igualado por Diogo Matos, com um Van Diemen RF85, na KT80, e António Rodrigues, que se apresentou pela primeira vez esta época com um PRS RH02, a fazer o melhor tempo na KT70.
Já para domingo estavam reservadas as duas derradeiras corridas da época da temporada de 2022 das Single Seater Series, com os pilotos a manterem o ritmo já evidenciado nos treinos cronometrados. Na classe Fórmula Livre, Fernando Cordeiro Filho voltaria a ser o primeiro a cruzar a meta, ao volante do seu Fórmula Novis PNC1, ao passo que Fernando Gaspar, em dupla com Fernando Mayer Gaspar, acabaria por ser obrigado a abandonar, ainda no decorrer da primeira volta, com problemas de motor no seu Fórmula Novis PNC1, com a equipa a dar por terminada, de forma inglória, a presença nesta jornada do Estoril.
Já na classe Fórmula Mais, a vitória viria a sorrir a António Correia, no Funspeed FS 2019. Na classe KT seria Vasco Sampaio, no Ray GR98, a assegurar o triunfo, com António Rodrigues a vencer a classe KT70. Já Diogo Matos acabaria por não alinhar na corrida 1.
Na classe Fórmula Renault, André Monteiro assinaria com um triunfo a estreia no troféu, ao volante do seu Fórmula Renault 1600, com o também estreante Ricardo Gomes, igualmente num Fórmula Renault 1600, em segundo, e ADF a fechar o pódio, com o seu Fórmula Renault 2.0.
Já na concorrida classe ZT, a vitória ficaria nas mãos de Vítor Sampaio, piloto que, com o seu Vector MG01, assinou o primeiro triunfo da carreira na classe. Uma corrida em que André Pardal, num Mygale SJ00, Rui Silva, num Mygale SJ04 e Pedro Rodrigues, num Swift ST97, terminariam, respetivamente, na segunda, terceira e quarta posições, após os três pilotos sofrerem uma penalização, atribuída pelo Colégio de Comissários Desportivos, de drive-through, convertida em 46s após a corrida, por ultrapassagem em procedimentos de Safety Car.
Na derradeira corrida 2, que assinalou o fecho de época sobre a temporada, Fernando Cordeiro Filho voltaria a impor o seu Fórmula Novis PNC1 na classe Fórmula Livre, com António Correia, na Fórmula Mais, a fechar também a época com um triunfo com o seu Funspeed FS 2019. Uma performance igualmente replicada por Vasco Sampaio, com o Ray GR98, na classe KT. Na KT70, António Rodrigues voltaria a assinar o triunfo, com o seu PRS RH02, e Diogo Matos, que alinharia na corrida 2, levou ao primeiro lugar da classe KT80 o seu Van Diemen RF85.
Na classe Fórmula Renault, André Monteiro acabaria por alcançar o segundo triunfo do fim de semana, com o seu Fórmula Renault 1600, seguido de Ricardo Gomes, também num Fórmula Renault 1600, com ADF, num Fórmula Renault 2.0, a ser terceiro. Já na classe ZT, a vitória viria a ser alcançada por André Pardal, num Mygale SJ00, seguido de Rui Silva, num Mygale SJ04, com o terceiro lugar a ser alcançado por Vítor Sampaio, no Vector MG01, com Pedro Rodrigues a ser quarto, com o seu Swift ST97.
Uma ronda que fez cair o pano sobre a época, com Fernando Cordeiro, que registou um total de 7 triunfos na classe, a ser o vencedor da Fórmula Livre: “Foram duas boas corridas em que correu tudo muito bem. O principal objetivo nas Single Seater Series é divertir-me e foi isso que aconteceu ao longo da época, por isso estou logicamente satisfeito.”
Já António Correia, numa época em que rapidez e fiabilidade estiveram lado a lado, assinou um total de 8 triunfos em 8 possíveis, vencendo a classe Fórmula Mais: “Cumprimos mais uma vez os objetivos de vencer a classe e chegamos ao final da época com o total de vitórias na Fórmula Mais, estando também em pista a lutar pelos lugares cimeiros. Foi por isso uma época muito positiva.”
Vasco Sampaio, com quatro triunfos na KT, sagrou-se vencedor da classe: “Diverti-me bastante este fim de semana, com uma primeira corrida emocionante e a segunda, apesar de mais tranquila, também com muita competição. A juntar a isso, terminar o ano com a vitória na classe é sempre especial.”
Diogo Matos, que fez a estreia absoluta em competição esta época nas Single Seater Series, impôs-se na classe KT80: “Devido a um problema técnico, só me foi possível alinhar na segunda corrida, que foi bastante divertida e uma boa forma de terminar a minha primeira época na competição, que me deu um grande gozo.”
António Rodrigues venceu a classe KT70: “Diverti-me imenso, que era o principal objetivo. Esta foi a última prova da época e esperemos que para o próximo ano existam mais carros e que o espírito continue assim. Os meus parabéns também à Motor Sponsor pelo trabalho realizado.”
Rui Silva, numa época bastante disputada, em que o piloto primou pela regularidade e consistência, venceu a disputada classe ZT: “Estou muito satisfeito por vencer a ZT, a classe que conta com o maior número de concorrentes, numa época marcada por corridas disputadas do princípio ao fim. Muito obrigado a todos os que me apoiaram ao longo deste ano.”
Apesar das ausências na jornada do Estoril, Al Capone, que militou durante a época num Fórmula Renault 2.0, foi o vencedor da classe Fórmula Renault, e Paulo Vieira, com um Van Diemen Vauxhall JR 16V, venceu a classe VJ.
Uma jornada que encerra a temporada das Single Seater Series, com o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, a destacar: “Esta época fizemos um esforço conjunto para chegarmos aqui e agradecemos aos pilotos e equipas que estiveram connosco. O objetivo agora é desenvolvermos novos formatos e continuar a evoluir a competição, para alargarmos a moldura de fórmulas em pista e termos uma época de 2023 ainda mais disputada. Um trabalho só possível em conjunto e para isso contamos mais uma vez com o compromisso de pilotos e equipas. Obrigado a todos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI