Roborace: As corridas sem pilotos 

Por a 31 Março 2016 10:20

A Roborace é uma nova categoria de corridas que se prevê entrar em vigor ainda este ano e que irá revolucionar o mundo automóvel. A categoria irá ter corridas de apoio à Fórmula E e se esta última já foi inovadora, ao marcar a estreia em competição de monolugares totalmente elétricos, a Roborace vai mais longe e terá carros guiados, não por pilotos, mas sim por inteligência artificial.

Esta semana foi oficialmente revelado um protótipo, com assinatura de Daniel Simon, designer alemão especializado em conceitos automóveis futuristas e que projetou carros utilizados em filmes como ‘Tron: o legado’. Para Daniel Simon: “Estamos a viver uma época em que, uma vez separados os mundos dos automóveis e da inteligência artificial, eles acabam por chocar com uma força imparável. O meu objetivo foi criar um veículo que vai tirar proveito das oportunidades pouco comuns de não se ter um piloto, mas sem comprometer a beleza. Os engenheiros de corrida e aerodinâmica trabalharam comigo desde o começo para encontrar esse equilíbrio.”

“Foi importante para nós gerar uma considerável carga aerodinâmica, sem partes desnecessárias, mantendo um ambiente limpo e de aspecto icónico. Estamos atualmente em desenvolvimento ativo das partes do corpo que vão ser mais orgânicas e fluídas do que as soluções de hoje”, acrescentou Daniel Simon.

Segundo Denis Sverdlov, diretor-executivo da Roborace, o futuro passa por este tipo de desenvolvimentos: “Estamos a apelidar a categoria de ‘campeonato mundial de inteligência’. Um desafio aberto às mentes mais inteligentes do mundo, por isso o carro deve ser um dos mais inteligentes alguma vez feitos. Graças ao Daniel, também pode ser o carro mais bonito que jamais foi notícia. Assim teremos desporto com motor, tecnologia e entretenimento, tudo em um só. Eu, pessoalmente, acredito que no futuro os carros vão ser tudo sobre o software: menos pilotos, elétricos e conectados, e a Roborace vai ajudar a fazer com que isso se torne realidade”, finalizou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Um projecto interessante, resta salientar que os carros serão todos iguais e as equipas irão desenvolver os seus próprios pilotos.

Pity
Pity
8 anos atrás

E “a gente” vai torcer por quem? Pelo engenheiro que fizer o carro mais bonito? Ou pelo tipo que manobrar melhor os comandos?
Muito bom para a tecnologia, mas não para o adepto comum.
Já estou a imaginar as discussões aqui no Autosport: “o carro azul fez um brake-test ao carro rosa e o amarelo não o pôde evitar” “Não foi nada! O vermelho mudou de trajectória e o azul teve de travar”…LINDO!

Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Pelo engenheiro que fizer o carro mais bonito?

Os carros fisicamente deverão ser todos iguais, só mudam as pinturas e os patrocinadores.

Ou pelo tipo que manobrar melhor os comandos?

Não haverá ninguém aos comandos, a ideia é os carros conduzirem sozinhos sem ajudas exteriores.

Muito bom para a tecnologia, mas não para o adepto comum.

Só vê quem quer! 🙂

Pity
Pity
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Tem razão, só vê quem quer e eu não vou querer.
Vou comparar o incomparável, mas é assim que eu vejo as coisas: isto é como ver um filme de animação, não dá para apreciar o talento do actor (ou da actriz), o talento está todo nos técnicos.
Ao contrário da FE, que acho que é o futuro, corridas de robôs não me parece que venham a ter muitos adeptos, salvo os especialistas e os apaixonados em robótica.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado