Recorde os mais famosos vencedores do GP de Macau
O Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 é uma corrida lendária que já viu vários pilotos notáveis triunfarem nas sua desafiadora pista, o Circuito da Guia. Alguns dos vencedores mais famosos incluem Ayrton Senna, que venceu em 1983, Michael Schumacher, vitorioso em 1990, e David Coulthard, que triunfou em 1991. Além deles, outros pilotos renomados, como Lucas di Grassi e António Félix da Costa também tiveram vitórias impressionantes nesta icónica corrida. O português, duas…
1983: Ayrton Senna
Depois de conquistar a coroa da F3 britânica em 1983, Ayrton Senna tornou-se o primeiro vencedor do Grande Prémio de Macau para monolugares de Fórmula 3, batendo Robert Guerrero e Gerhard Berger para obter as honras máximas. O brasileiro começaria o seu Grande Prémio em casa – a sua estreia no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA – quatro meses e cinco dias depois.
1990: Michael Schumacher
O finlandês Mika Häkkinen estava a caminho da glória em Macau fruto do tempo agregado, depois de ter vencido a primeira etapa corrida em 1990. Até que uma colisão na última volta com Michael Schumacher deixou o alemão em primeiro lugar, com Mika Salo e Eddie Irvine em segundo e terceiro, respetivamente.
1991: David Coulthard
O piloto escocês David Coulthard compensou o facto de ter perdido o título da F3 britânica para Rubens Barrichello em 1991, triunfando em Macau à frente de uma equipa composta, entre outros, por Barrichello, Luca Badoer e Christian Fittipaldi, que também se formou na Fórmula 1.
1995: Ralf Schumacher
O irmão mais novo de Michael Schumacher, Ralf Schumacher, que venceu seis vezes na Fórmula 1 numa carreira de uma década em grandes prémios, foi o vencedor de Macau em 1995, à frente de Kelvin Burt e Jan Magnussen.
2001: Takuma Sato
O primeiro japonês a vencer o Grande Prémio de Macau, Takuma Sato disputou 90 corridas de Fórmula 1. Os seus adversários durante a sua candidatura triunfante a Macau incluíram Heikki Kovalainen e Anthony Davidson.
2005: Lucas di Grassi
Lucas di Grassi, o campeão da FIA Formula E de 2016-17 que também correu na Fórmula 1, encabeçou um pódio de Macau composto por Robert Kubica e Sebastian Vettel.
2012 e 2016: António Félix da Costa
Vencedor de títulos no Campeonato Mundial de Resistência da FIA e na Fórmula E da FIA, António Félix da Costa derrotou pilotos como Carlos Sainz Jr e Pascal Wehrlein para conquistar a vitória em Macau em 2012. Os rivais do piloto português para a sua segunda vitória em 2016 incluíram Lando Norris e George Russell.
Fotos de arquivo: GCS e Arquivo AutoSport