Porsche Sprint Challenge, Jerez: Francisco Mora não deu hipóteses na corrida 1
Francisco Mora triunfou, voltou a vencer na Porsche Sprint Challenge Ibérica, num triunfo de fio a pavio na primeira corrida da quinta jornada, no circuito de Jerez de La Frontera, terminando com uma vantagem de 2.678s face a Manuel Alves, com Pedro Salvador no terceiro lugar do pódio. José Barros venceu na categoria AM e Aloísio Monteiro na GD.
Contrariando todas as expetativas, a corrida foi bastante tranquila, em termos de emotividade, já que a ordem dos seis primeiros lugares da grelha manteve-se inalterável até ao baixar da bandeira xadrez. “O fim de semana começou de forma complicada, já que ontem, nos treinos privados, a caixa de velocidades cedeu e tenho que agradecer aos amigos Pedro e Jorge Silva a cedência de uma, mas também à equipa Veloso Motorsport pelo excelente trabalho desenvolvido. Esta vitória é para eles e dedico-a também ao malogrado Paulo Alves, pois hoje era o seu dia de aniversário”, começou por referir Mora, acrescentando: “Estou muito feliz por esta vitória, que me deixa mais à-vontade na liderança da PSCI e agora pensarei prova a prova, sem qualquer tipo de pressão. Não necessito de vencer até ao final da época, mas é sempre melhor subir ao lugar mais alto do pódio…”.
Esta foi a sexta vitória consecutiva de Mora e começou a ser desenhada logo nas primeiras voltas, pois se Manuel Alves ainda alimentou esperanças de surpreender o líder, nunca conseguiu, verdadeiramente, ameaçá-lo, muito embora se tivesse destacado em relação a Pedro Salvador que também nada pôde fazer para o duo da dianteira. Vasco Barros e Miguel Lobo também fizeram, praticamente, corridas “isoladas”, nos quarto e quinto lugares.
À semelhança de Mora, o jovem José Barros também esteve intocável na categoria AM, que liderou do princípio ao fim, face ao espanhol Jorge Ramirez e a Gonçalo Fernandes, que na corrida acabaram por trocar de posições em relação à qualificação, com o primeiro a superar o piloto do RGB Racing Team logo depois do arranque. Na parte final, Nuno Inocêncio ainda conseguiu superar Tiago Gonçalves e ascender à quarta posição, com Francisca Queiroz, a única senhora em pista, a concluir mais uma corrida.
A história do triunfo de Aloísio Monteiro na categoria GD não foi muito diferente, já que o piloto e “patrão” da The Racing Factory largou da “pole” (nono lugar da grelha) e manteve o primeiro lugar até final, ainda que Rui Miritta não lhe desse muito “descanso”. O piloto de Valongo viu o seu desempenho premiado com o segundo lugar, até porque Miguel Caetano, outro dos seus adversários, cometeu dois erros (“piões”) que o deixaram irremediavelmente para trás.
Corrida 1 (classificação final oficiosa)
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/Pro-Am), 30.38.306
2º, Manuel Alves (LOB-Mortorsport/Pro-Am), a 2.678s
3º, Pedro Salvador (Pro-Am), a 11.265
4º, Vasco Barros (LOB-Motorsport/Pro-Am), a 20.970
5º, Miguel Lobo (Veloso Motorsport/Pro-Am), a 32.883
6º, José Barros (Veloso Motorsport/AM), a 33.618
7º, Jorge Ramirez (RGB Racing Team/AM), a 1.27.629
8º, Gonçalo Fernandes (AM), a 1.33.520
9º, Aloísio Monteiro (GD), a 1.43.793
10º, Rui Miritta (Monteiros Competições/GD), a 1.47.860
11º, Nuno Inocêncio (AM), a 1 volta
12º, Tiago Gonçalves (AM), a 1 volta
13º, Miguel Caetano (Veloso Motorsport/GD), a 1volta
14º, Francisca Queiroz (AM), a 1 volta
Volta mais rápida: Francisco Mora, com 1.46.944 (média de 149,1 km/h)
PROGRAMA DE JEREZ
DOMINGO (24 setembro)
9h30/9h50 – Qualificação 2
12h50/13h25 – Corrida 2 (28’ + 1 volta
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI