Porsche Cup C6 Bank: Multidão vibra: Félix da Costa de 12º para º numa volta…
A corrida do Autódromo do Estoril do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank foi inebriante, com a luta pela vitória a estender-se até à bandeira de xadrez, empolgando o muito público, que vibrou com a performance de António Félix da Costa.
O arranque dos quarenta e um Porsche 911 GT3 Cup decorreu sem dramas e rapidamente se começou a formar um duelo intenso entre as duplas formadas por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello e por Marçal Muller e Enzo Elias sob o olhar atento da equipa constituída por Miguel Paludo e Alan Hellmeister.
No entanto, António Félix da Costa foi a grande estrela do primeiro ‘stint’ de corrida, levando ao rubro o muito público que enchia a bancada A do Autódromo do Estoril.
O português realizou o arranque do Porsche 992 GT3 Cup que partilhou com Eduardo Menossi, e na primeira volta passou do décimo segundo posto da grelha de partida para quarto. Porém, o piloto oficial da TAG Heuer Porsche Formula E Team não estava satisfeito.
Com aquela que era a melhor volta da corrida até então no bolso, António Félix da Costa começou a pressionar os pilotos que circulavam à sua frente. Estes, não tinham argumentos para o seu andamento e, na décima volta, o luso ascendia a terceiro.
A sua recuperação foi interrompida por uma situação de Safety-Car, mas quando a prova foi retomada, António Félix da Costa voltava à carga, ascendendo a segundo na décima sexta volta e a primeiro na seguinte, sempre com ultrapassagens seguras realizadas na travagem para a Curva 1.
Na volta seguinte, o português cedeu o Porsche número oitenta e cinco ao seu colega de equipa, voltando à pista na trigésima quinta, quando já estava no décimo nono lugar. O piloto luso voltou a realizar uma recuperação fulgurante, realizando ultrapassagens atrás de ultrapassagens, quer na Curva 1, quer na Parabólica interior.
No final do seu ‘stint’, António Félix da Costa estava em sexto, tendo ganho treze posições ao longo das dezanove voltas que esteve em pista. A sua performance permitiu a Eduardo Menossi cruzar a linha de meta em décimo terceiro, precisamente a posição de onde a dupla arrancou.
Entretanto, na frente da corrida assistia-se a uma luta sem quartel entre o carro pilotado por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello e o de Marçal Muller e Enzo Elias, que trocavam diversas vezes de posição sob o olhar atento de Miguel Paludo e Alan Hellmeister, que seguiam em terceiro a cerca de três segundos.
Após a última paragem nas boxes, Rubens Barrichello voltou à pista com uma vantagem de pouco mais de três segundos para Enzo Elias, mas este rapidamente recuperou a desvantagem, passando a pressionar o veterano.
Apesar de todos os esforços, o ex-piloto de Fórmula 1 não cometeu um único erro, cruzando a linha de meta em primeiro com uma vantagem de 0,299s para o jovem piloto que compete na Stock Car.
No terceiro posto, a completar o pódio, ficou Miguel Paludo e Alan Hellmeister, que se quedaram a dois segundos dos vencedores. Alan Hellmeister ainda tentou pressionar Enzo Elias, mas este não mostrou incomodado, centrando as suas atenções na luta pelo primeiro posto.
Miguel Oliveira e José Maria Marreiros não tiveram uma corrida fácil esta tarde. O piloto de MotoGP realizou o arranque, mas numa luta corpo a corpo sofreu um contacto que o obrigou a rumar às boxes, onde o Porsche 992 GT3 Cup número 992 esteve durante longas voltas para reparações.
José Maria Marreiros regressou à pista com treze voltas de atraso e, muito embora um bom resultado estivesse já comprometido, mostrou um bom andamento, assim como Miguel Oliveira, deixando no ar a ideia de que, sem contrariedades, um lugar entre os quinze primeiros seria uma possibilidade.
Leandro Martin não teve uma passagem feliz pela corrida deste sábado, tendo abandonado ao fim de três voltas, devido a um incidente que o obrigou a regressar às boxes à baixa velocidade para não voltar a sair.
Posser e Caetano na luta pelo pódio da Challenge
Na categoria dedicada aos Porsche 991-2 GT3 Cup foi Sadak Leite e Fabio Carbone que se impuseram, depois de ontem terem sido segundos na qualificação, suplantando com algum conforto os duos compostos por Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano, segundos, e Luiz Souza e Bruno Bonifácio, terceiros.
A dupla portuguesa, João Posser e Miguel Caetano, chegou a estar envolvida na luta pelo pódio da categoria, mas no final cruzariam a linha de meta no quinto posto, após uma boa performance.
Com a ronda do Endurance Challenge realizada, o foco está agora no próximo fim-de-semana, quando se realiza o Sprint Challenge da Porsche Cup C6 Bank, também no Autódromo do Estoril.
Tal como nestes dois dias, a bancada A do circuito português estará aberta gratuitamente ao público, ao passo que os bilhetes para o paddock continuam disponíveis no website da Porsche Cup C6 Bank e nas bilheteiras da pista, no próprio dia. Para aqueles que não se puderem assistir ao vivo às emoções anunciadas, poderão seguir toda acção na Sport TV.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI