Tiago Monteiro 3º e 4º nas sessões livres do WTCC em Macau
Tiago Monteiro e a Honda permanecem entre os mais rápidos nas sessões livres do corrida da Guia em Macau. A primeira sessão foi dominada por Yvan Muller, enquanto na segunda foi a vez de Pepe Oriola ser o mais rápido. Tom Chilton despistou-se violentamente, com o carro a levantar voo antes de se imobilizar. Os Chevrolet da RML e da Tuenti dominaram ambas as sessões, quase um segundo na frente do resto do pelotão o que deixa antever estarem um passo à frente este fim de semana.
1º Treino livre: Muller marca o ritmo
Yvan Muller foi claramente o mais rápido em pista, na abertura dos treinos de hoje ao marcar um registo 0.717s mais rápido que qualquer outro. O recém-coroado campeão Mundial de Carros de Turismo da FIA esperou até chegar aos últimos 10 minutos, da metade da sessão de meia hora, para mostrar a sua cartada, disparando directamente para a frente dos melhores tempos com 2m31.121s, uma volta que colocou o seu RML Chevrolet na frente a quase oito décimos de segundo de diferença.
Apenas a três minutos do início da sessão o piloto da Tuenti Racing Chevrolet, Pepe Oriola, ainda tentou ultrapassar 14Muller, mas mesmo quando a diferença entre os carros parecia pouca, não foi suficiente para reduzir os sete décimos em falta. O campeão do ano passado, Rob Huff – o mais rápido na sessão de teste de quinta-feira – terminou os treinos no seu Münnich Motorsport SEAT, à frente do Castrol Honda de Tiago Monteiro. O companheiro de equipa de Tom Chilton ficou em quinto, à frente do condutor da Lada, James Thompson e do veterado Gabriele Tarquini (Castrol Honda).
Stefano D’Aste (PB Racing BMW), Marc Basseng (Münnich Motosport SEAT) e Dutchman Tom Coronel (ROAL Motosport BMW) ainda ficaram no Top 10. Enquanto que a sessão não sofreu paragens, mesmo assim foram registados alguns incidentes. Aos 10 minutos da corrida Ng Kin Veng – um dos quatro pilotos de Macau pela China Dragon Racing – bateu contra a barreira na Polícia e Konstantins Calko (Campos SEAT) veio logo a seguir uns segundos depois. Calko ainda conseguiu ir para o Pit mas para Ng a sessão estava terminada.
2º Treino livre: Pepe Oriola na frente
Pepe Oriola marcou o ritmo na segunda sessão de treinos do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA – Corrida da Guia de Macau Star River?Windsor Arch. O piloto da Tuenti Racing Chevrolet esteve na segunda posição a maior parte da sessão, antes de emergir depois da última interrupção da corrida – devido a detritos no circuito – e conseguir uma volta com o tempo de 2m31.027s cinco minutos antes do final de sessão de treinos.
Yvan Muller, que marcou o andamento na primeira sessão desta manhã, também melhorou depois da interrupção da corrida, mas o piloto da RML Chevrolet continuou 0.229 centésimas de segundo abaixo da marca de Oriola. Tiago Monteiro foi o primeiro piloto, que não é da Chevrolet, a ser o terceiro mais rápido num Castrol Honda, enquanto Marc Basseng ficou, surpreendemente, à frente do seu companheiro de equipa Rob Huff da Münnich Motorsport SEAT, a dupla terminou na quarta e quinta posição respectivamente.
Gabriele Tarquini foi o sexto melhor para a Castrol Honda, à frente de Alex MacDowall (bamboo-engineering Chevrolet) e Norbert Michelisz (Zengö Honda). O companheiro de equipa de MacDowell, James Nash e o piloto da ROAL Motorsport, Tom Coronel fecharam o Top 10. A sessão foi curta para o companheiro de equipa de Muller, Tom Chilton, que bateu violentamente nas Esses da Solidão logo nos primeiros cinco minutos. O incidente obrigou a uma interrupção longa e acabou por deixar Chilton de fora.
2ª Treino Livre
1. Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 2m31.027s
2. Yvan Muller RML Chevrolet 2m31.256s +0.229s
3. Tiago Monteiro Honda 2m31.930s +0.903s
4. Marc Basseng Munnich SEAT 2m32.030s +1.003s
5. Rob Huff Munnich SEAT 2m32.802s +1.775s
6. Gabriele Tarquini Honda 2m32.842s +1.815s
7. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet 2m32.941s +1.914s
8. Norbert Michelisz Zengo Honda 2m32.955s +1.928s
9. James Nash Bamboo Chevrolet 2m33.198s +2.171s
10. Tom Coronel ROAL BMW 2m33.212s +2.185s
11. Mehdi Bennani Proteam BMW 2m34.359s +3.332s
12. Tom Boardman Special Tuning SEAT 2m34.692s +3.665s
13. Hugo Valente Campos SEAT 2m34.882s +3.855s
14. Darryl O’Young ROAL BMW 2m35.124s +4.097s
15. Franz Engstler Engstler BMW 2m35.832s +4.805s
16. Stefano D’Aste PB BMW 2m36.432s +5.405s
17. Freddy Barth Wiechers BMW 2m36.505s +5.478s
18. Mikhail Kozlovskiy Lada 2m36.990s +5.963s
19. Rene Munnich Munnich SEAT 2m37.673s +6.646s
20. Henry Ho Engstler BMW 2m38.070s +7.043s
21. Konstantins Calko Campos SEAT 2m38.652s +7.625s
22. Filipe de Souza China Dragon Chevrolet 2m39.150s +8.123s
23. Joseph Rosa-Merszei Engstler BMW 2m41.987s +10.960s
24. Michael Soong Campos SEAT 2m42.207s +11.180s
25. Eurico De Jesus PAS Macau Honda 2m43.671s +12.644s
26. Yukinori Taniguchi Nika Chevrolet 2m44.246s +13.219s
27. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet 2m44.823s +13.796s
28. Celio Alves Dias China Dragon Chevrolet 2m45.917s +14.890s
29. Lam Kam San China Dragon Chevrolet 2m52.448s +21.421s
30. Ka Lok Mak RPM BMW 3m00.867s +29.840s
31. Tom Chilton RML Chevrolet –
32. James Thompson Lada –
33. Charles Ng Engstler BMW –
34. Kin Veng Ng China Dragon Chevrolet –
1ª Treino Livre
1. Yvan Muller RML Chevrolet 2m31.121s
2. Pepe Oriola Tuenti Chevrolet 2m31.838s +0.717s
3. Rob Huff Munnich SEAT 2m31.920s +0.799s
4. Tiago Monteiro Honda 2m31.937s +0.816s
5. Tom Chilton RML Chevrolet 2m32.069s +0.948s
6. James Thompson Lada 2m32.174s +1.053s
7. Gabriele Tarquini Honda 2m32.384s +1.263s
8. Stefano D’Aste PB BMW 2m33.158s +2.037s
9. Marc Basseng Munnich SEAT 2m33.233s +2.112s
10. Tom Coronel ROAL BMW 2m33.415s +2.294s
11. Mehdi Bennani Proteam BMW 2m33.488s +2.367s
12. Alex MacDowall Bamboo Chevrolet 2m33.811s +2.690s
13. Norbert Michelisz Zengo Honda 2m33.867s +2.746s
14. Hugo Valente Campos SEAT 2m33.940s +2.819s
15. Tom Boardman Special Tuning SEAT 2m34.045s +2.924s
16. Charles Ng Engstler BMW 2m34.208s +3.087s
17. Darryl O’Young ROAL BMW 2m34.572s +3.451s
18. James Nash Bamboo Chevrolet 2m34.652s +3.531s
19. Freddy Barth Wiechers BMW 2m36.218s +5.097s
20. Mikhail Kozlovskiy Lada 2m37.244s +6.123s
21. Franz Engstler Engstler BMW 2m37.306s +6.185s
22. Michael Soong Campos SEAT 2m38.261s +7.140s
23. Filipe de Souza China Dragon Chevrolet 2m38.512s +7.391s
24. Rene Munnich Munnich SEAT 2m38.524s +7.403s
25. Henry Ho Engstler BMW 2m38.867s +7.746s
26. Konstantins Calko Campos SEAT 2m42.251s +11.130s
27. Kin Veng Ng China Dragon Chevrolet 2m42.840s +11.719s
28. Jeronimo Badaraco Son Veng Chevrolet 2m43.125s +12.004s
29. Joseph Rosa-Merszei Engstler BMW 2m43.515s +12.394s
30. Ka Lok Mak RPM BMW 2m43.560s +12.439s
31. Celio Alves Dias China Dragon Chevrolet 2m43.803s +12.682s
32. Eurico De Jesus PAS Macau Honda 2m44.553s +13.432s
33. Yukinori Taniguchi Nika Chevrolet 2m47.280s +16.159s
34. Lam Kam San China Dragon Chevrolet 2m48.762s +17.641s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI