Stock Car Brasil: Max Wilson na pole em Ribeirão Preto
Max Wilson aproveitou bem as condições da pista da qualificação da corrida deste fim de semana da Stock Car Brasil, já que esta ficou marcada por um começo chuvoso e à medida que a pista secava a alternância de pilotos na primeira posição foi grande até os 15 minutos finais.
A qualificação para o GP de Ribeirão Preto, segunda etapa do Circuito Schin Stock Car, começou com ares de suspense para todos os pilotos, mas terminou com final feliz para Max Wilson, da Eurofarma-RC, que fez a terceira pole position de sua carreira. O paulistano ‘cravou’ 1m11.198s na sua melhor volta e vai ter Cacá Bueno ao seu lado na primeira fila.
Companheiro de equipa de Max e vencedor da etapa inaugural em Goiânia, Ricardo Maurício sairá da terceira posição com Allam Khodair ao seu lado. Para um circuito de rua, onde as ultrapassagens são mais difíceis do que em autódromos, é um início auspicioso para Wilson. “Largar na pole é bom em qualquer circuito. Num citadino talvez tenhamos um pouco mais de vantagem, mas a equipa está a trabalhar muito desde o final do ano passado, e tanto eu quanto o Ricardo (Maurício) estamos a rodar na frente, e por isso estou muito feliz”, disse Max Wilson.
A sessão teve um início incomum por razões climáticas. No momento em que o primeiro grupo saiu à pista com os pilotos Denis Navarro, Diego Nunes, Popó Bueno e César Ramos, a chuva começou a cair forte no circuito de 2.298 metros, o que obrigou a direção de prova a interromper a sessão com bandeira vermelha e estabelecer a condição de pista molhada – tornando obrigatório para todos os competidores o uso de pneus específicos para a chuva. Quando retornaram à pista, Cásar Ramos bateu na curva 4, já bastante molhada, e outra vez os comissários mostraram a bandeira vermelha.
Mas a chuva não durou muito – o suficiente para encharcar o traçado -, mas pouco a pouco, com a passagem dos carros ‘calçados’ com pneus específicos de pista molhada, o traçado foi secando. A cada grupo que ia para a pista, os tempos melhoravam. O segundo grupo teve Átila Abreu a fazer o melhor tempo. No fim, o piloto da AMG terminou num distante 29º lugar. A torcida dos pilotos que foram antes à pista era para que voltasse a chover, o que acabou a não acontecer.
Quando o terceiro grupo foi à pista, Ricardo Zonta fez 1m14.595s, naquele momento, o melhor tempo (no final, 19º); no quarto grupo, Vitor Genz marcou 1m13.194s para ser o pole provisório (16º no final); no quinto foi a vez de Rubens Barrichello cravar 1m11.922s com a pista já bastante seca. O grupo seguinte não superou o tempo do campeão de 2014, o que mostrava que as condições dali para a frente, caso não voltasse a chover, passaria a ser de maior equilíbrio.
Mas quando o penúltimo grupo deixou as boxes com Felipe Fraga, Thiago Camilo, Cacá Bueno e Max Wilson, os três últimos superaram o tempo de Rubens. O piloto da Eurofarma-RC cravou um tempo 0s724 melhor que o de Barrichello, e então sua preocupação passou a ser com os últimos três pilotos a tentarem suas voltas: seu companheiro de equipa, Ricardo Maurício, o piloto da casa Marcos Gomes e Allam Khodair.
O máximo que Maurício conseguiu foi o terceiro tempo, seguido de perto por Khodair e deixando Rubinho apenas na sétima posição da grelha. Momentos de expetativa para Max que se transformaram em alegria com a bandeirada e a certeza de que ninguém lhe tiraria sua terceira pole da carreira.”Deu tudo certo. A pista já estava relativamente seca, e eu estava preocupado com o último grupo, porque a cada saída de pista a pista secava. De qualquer forma, foi ótimo, excelente”, comemorou Max, que na sua volta mais rápida chegou a raspar o muro na saída da curva dois.
“Aquela foi minha melhor volta. Eu tentei não ‘stressar’ os pneus de chuva no aquecimento para tentar tudo na volta boa, e estou muito feliz por mim e por toda a equipa. Para amanhã o objetivo é marcar o maior número possível de pontos e, claro, lutar pela vitória”, disse.
Tempos
1. 65 – Max Wilson – Eurofarma RC – 1min11s198
2. 0 – Cacá Bueno – Red Bull Racing – 1min11s379
3. 90 – Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – 1min11s565
4. 18 – Allam Khodair – Full Time Sports – 1min11s735
5. 21 – Thiago Camilo – Ipiranga-RCM – 1min11s761
6. 80 – Marcos Gomes – Voxx Racing Team – 1min11s884
7. 111 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – 1min11s922
8. 4 – Julio Campos – Prati-donaduzzi – 1min12s096
9. 28 – Galid Osman – Ipiranga-RCM – 1min12s236
10. 77 – Valdeno Brito – Shell Racing – 1min12s288
11. 2 – Raphael Matos – Schin Racing Team – 1min12s350
12. 88 – Felipe Fraga – Voxx Racing Team – 1min12s391
13. 73 – Sergio Jimenez – C2 Team – 1min12s418
14. 12 – Lucas Foresti – AMG Motorsport – 1min12s441
15. 29 – Daniel Serra – Red Bull Racing – 1min13s101
16. 46 – Vitor Genz – Boettger Competições – 1min13s194
17. 83 – Gabriel Casagrande – C2 Team – 1min13s251
18. 14 – Luciano Burti – RZ Motorsport – 1min13s771
19. 10 – Ricardo Zonta – Shell Racing – 1min14s595
20. 110 – Felipe Lapenna – Schin Racing Team – 1min15s389
21. 3 – Bia Figueiredo – União Química Racing – 1min15s584
22. 72 – Fabio Fogaça – Hot Car Competições – 1min15s615
23. 26 – Raphael Abbate – Hot Car Competições – 1min16s564
24. 1 – Antonio Pizzonia – Prati-donaduzzi – 1min16s672
25. 70 – Diego Nunes – Vogel Motorsport -1min16s792
26. 8 – Rafael Suzuki – RZ Motorsport – 1min17s522
27. 25 – Tuka Rocha – União Química Racing – 1min17s966
28. 74 – Popó Bueno – Cavaleiro Racing Sports – 1min20s159
29. 51 – Átila Abreu – AMG Motorsport – 1min28s760
30. 5 – Denis Navarro – Vogel Motorsport – sem tempo
31. 11 – Cesar Ramos – Cavaleiro Racing Sports – sem tempo
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI