Sébastien Loeb tornou-se num dos raros pilotos a vencer em dois Campeonatos do Mundo FIA diferentes
A Citroën Racing viveu uma jornada histórica no circuito de Moulay El Hassan, em Marraquexe. Na sua primeira prova de sempre no FIA WTCC, a equipa assinou uma tripla com José-María López, Sébastien Loeb e Yvan Muller. Os Citroën C-Elysée WTCC alcançaram ainda uma dobradinha na segunda corrida, com uma vitória de Sébastien Loeb à frente de Pechito López. Apanhado num acidente à partida, Yvan Muller viu-se obrigado a abandonar.
Após registar os melhores tempos dos treinos livres e das sessões de qualificação, o Citroën Total WTCC Team e os seus pilotos enfrentaram as corridas na esperança de transformar essas performances em resultados concretos. Era ainda muito o calor ao final da tarde, no momento do início da primeira corrida. No arranque, José-María López e Sébastien Loeb tomaram conta das operações, mas era especialmente Yvan Muller quem realizava a melhor performance, com o quádruplo Campeão do Mundo a roubar a terceira posição a Tom Chilton ainda antes da primeira travagem.
Em formação cerrada, não demorou muito aos três Citroën C-Elysée a afastarem-se do resto do pelotão. Evoluindo os seus tempos volta a volta, Pechito imprimia o ritmo aos seus companheiros. De modo a que os travões não perdessem a sua eficácia, os pilotos adoptaram depois uma cadência mais lenta. Tal permitiu a Chilton aproximarse um pouco do trio que liderava a corrida, o qual viria a cruzar a linha de chegada por aquela mesma ordem.
Foram rápidos os festejos para que a equipa pudesse preparar os carros para a Corrida 2. Devido à grelha invertida para os dez mais rápidos dos treinos, Yvan Muller via-se como o melhor posicionado com o 7º posto à partida. Sébastien Loeb e Pechito López ocupavam a 9ª e 10ª posições na grelha. Apenas algumas centenas de metros após o arranque, Medhi Bennani tocava no carro de Tom Coronel, o qual colidia violentamente contra os muros de protecção. Novamente autor de um excelente arranque, Yvan Muller não conseguia evitar o piloto holandês. O C-Elysée WTCC n° 1 parava na pista com grandes danos na frente direita. Com a mesma cheia de detritos, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha. A nova partida fez-se atrás do Safety Car.
Arrancando da terceira posição, atrás de Bennani e Monteiro, Sébastien Loeb rapidamente alcançou o 2º lugar. Bennani era depois obrigado a fazer um drive through pelas boxes como penalização pela sua manobra na primeira partida, mas nem por isso o nónuplo Campeão do Mundo de Ralis esperou para alcançar a cabeça da corrida. Enquanto isso, José-María López evoluía no pelotão. Depois de passar Valente e Monteiro, colocou-se atrás de Loeb! Os C-Elysée WTCC correram rumo a uma dobradinha e Sébastien Loeb entrou, de novo, na história, tornando-se num dos raros pilotos a impor-se em dois Campeonatos do Mundo FIA diferentes.
Sébastien Loeb: “Eu não sabia o que esperar mas a Citroën desenvolveu um carro fantástico. O equilíbrio do chassis, o motor: tudo estava perfeito. Tivemos a oportunidade de lutar entre nós, mas foi impossível encontrar uma abertura de Pechito na primeira corrida. Ele não cometeu nenhum erro e eu decidi manter a posição quando a temperatura dos travões começou a subir. Na segunda corrida, tive muita sorte no arranque. Estávamos mais rápidos do que a concorrência e fomos capazes de tirar proveito disso.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI