Resistência do ‘Tio Sam’ regressa com 12 Horas de Sebring
As corridas americanas de resistência regressam no próximo fim de semana com as 12 Horas de Sebring. A segunda prova do Tudor USCC vê João Barbosa na posição de assumir o comando do campeonato, e muitos quilómetros de testes na pista da Florida deixam antever um bom resultado para o português e para a equipa Action Express Racing
Enquanto alguns campeonatos ainda vão na primeira prova ou estão à espera de iniciar a atividade, na madrugada de sábado para domingo os americanos da IMSA já vão ter completado a segunda jornada do seu campeonato principal, o Tudor United SportsCar Championship. Depois das 24 Horas de Daytona, o próximo sábado vai ter a realização de mais uma edição das 12 Horas de Sebring, concluindo o que é conhecido coloquialmente pelas ’36 Horas da Florida’. Alguns campeonatos nem sequer têm tanto tempo de prova como estas duas corridas.
Mas embora Sebring seja sempre motivo de festa, uma vez que é uma prova histórica, realizada num circuito que mantém intacta a sua personalidade desde os anos 50, para os participantes do Tudor USCC é um regresso ao trabalho, e para o público é o regresso da batalha entre os Daytona Prototypes da Corvette e da Ford, os LMP2 da Ligier, Honda e Mazda e o exótico DeltaWing. Depois do segundo lugar nas 24 Horas de Daytona, João Barbosa e os seus colegas Christian Fittipaldi e Sébastien Bourdais devem estar ansiosos por conquistar a primeira vitória da época. A equipa tem a vantagem de ter feito a maior parte dos testes da pré-temporada em Sebring, pelo que poderá adaptar-se mais facilmente às mudanças de condições durante a corrida. Como o carro que lidera o campeonato, o segundo Riley-Ford Ecoboost da Ganassi, não está presente, a Action Express Racing tem também uma excelente oportunidade para assumir o comando do campeonato e, potencialmente, da competição paralela que envolve apenas as quatro provas grandes, o NAEC (Campeonato Norte-Americano de Endurance).
Mas Barbosa, que recentemente completou 40 anos, não vai ter a vida facilitada neste traçado. Primeiro, há que contar com os outros Chevrolet Corvette DP, da Visit Florida Racing e da Wayne Taylor Racing, o primeiro constituindo um perigo imediato, pois foi terceiro em Daytona, e o segundo procurando recuperar terreno depois da desclassificação na primeira corrida. O alvo a abater vai ser sem dúvida o Riley-Ford Ecoboost da Ganassi, desta vez com a equipa principal. O carro já foi vencedor o ano passado, tendo como vantagem este ano um motor turbo mais eficiente, para já, que o Chevrolet V8.
Este ano há que contar ainda com a ameça bem real dos LMP2. Há um ano, os carros de Le Mans estiveram bem perto dos Daytona Prototypes, apesar de estarem em desvantagem face às benesses dadas aos chassis americanos. Este ano, com um maior equilíbrio entre os dois tipos de carro, é possível que Sebring regresse à ‘normalidade’ com um LMP a ganhar, com destaque para o competitivo Ligier-Honda da Michael Shank Racing, cujo carro já demonstrou ser rápido mesmo em Daytona, onde conquistou a pole position. E, claro, não se pode esquecer os HPD-Honda da Extreme Speed Motorsports. A equipa deu ‘um passo atrás’ e vai correr em Sebring com os antigos ARX-03b, com os quais chegou a incomodar seriamente o vencedor do ano passado.
Há também a destacar da classe monomarca do Prototype Challenge, onde a PR1-Mathiasen foi a equipa sobrevivente para vencer em Daytona, mas a campeã CORE autosport e a RSR também são favoritas, num plantel reduzido, apenas com sete Oreca.
Pedro Lamy espera ser competitivo em Sebring
Pedro Lamy volta a fazer equipa ao volante do carro britânico com Matthias Lauda, o seu novo colega de equipa para este ano, Darren Turner, piloto oficial dos vários projetos da Aston Martin, e o gentleamn driver Paul Dalla Lana. Apesar dos três pilotos profissionais terem que dividir o volante com um piloto amador, face à concorrência 100% profissional da categoria LMGT, Lamy está otimista com um bom resultado, já que “na primeira prova do ano mostrámos estar bastante competitivos em relação à nossa concorrência. Infelizmente, problemas mecânicos impediram um melhor resultado nas 24 Horas de Daytona, mas não é nada que nos preocupe, pois sabemos que temos um carro competitivo e fiável e a equipa está muito confiante”
LISTA DE INSCRITOS
Nº Equipa Carro Pilotos
Prototypes
0 DeltaWing DeltaWing DWC013 Memo Rojas/Katherine Legge/Andy Meyrick
1 Extreme Speed HPD-Honda ARX03b Scott Sharp/Ryan Dalziel/David Heinemeier-Hansson
2 Extreme Speed HPD-Honda ARX03b Ed Brown/Johannes Van Overbeek/Jon Fogarty
5 Action Express Chevrolet Corvette DP João Barbosa/Christian Fittipaldi/Sébastien Bourdais
7 Starworks Riley-Dinan DP Scott Mayer/Brendon Hartley/n.n.
10 WTR Chevrolet Corvette DP Ricky Taylor/Jordan Taylor/Max Angelelli
31 Action Express Chevrolet Corvette DP Eric Curran/Dane Cameron/Max Papis
50 50+ Racing Riley-Dinan DP Jim Pace/Byron DeFoor/David Hinton/Dorsey Schroeder
57 Krohn Ligier JS P2-Judd Tracy Krohn/Nic Jönsson/Olivier Pla
60 MSR Ligier JS P2-Honda John Pew/Oswaldo Negri Jr./Justin Wilson
70 Speedsource Mazda SkyActiv-D LMP Tristan Nuñez/Jonathan Bomarito/Sylvain Tremblay
90 Visit Florida Chevrolet Corvette DP Richard Westbrook/Michael Valiante/Mike Rockenfeller
01 Ganassi Riley-Ford Ecoboost DP Joey Hand/Scott Pruett/Scott Dixon
07 Speedsource Mazda SkyActiv-D LMP Tom Long/Joel Miller/Ben Devlin
Prototype Challenge
8 Starworks Oreca FLM09 Renger van der Zende/Mike Hedlund/Mirco Schultis
11 RSR Oreca FLM09 Bruno Junqueira/Chris Cumming/Gustavo Menezes
16 BAR1 Oreca FLM09 Marc Drumwright/Tomy Drissi/David Cheng/Martin Plowman
38 Performance Tech Oreca FLM09 Jerome Mee/James French/n.n.
52 PR1-Mathiasen Oreca FLM09 Mike Guasch/Andrew Palmer/Tom Kimber-Smith
54 CORE autosport Oreca FLM09 Jon Bennett/Colin Braun/James Gue
85 JDC-Miller Oreca FLM09 Mikhail Goikhberg/Chris Miller/Rusty Mitchell/Gerry Kraut
GT Le Mans
3 Corvette Racing Chevrolet Corvette C7.R Jan Magnussen/Antonio García/Ryan Briscoe
4 Corvette Racing Chevrolet Corvette C7.R Oliver Gavin/Tommy Milner/Simon Pagenaud
17 Falken Tire Porsche 991 RSR Bryan Sellers/Wolf Henzler/Patrick Long
24 RLL BMW Z4 GTE John Edwards/Lucas Luhr/Jens Klingmann
25 RLL BMW Z4 GTE Bill Auberlen/Dirk Werner/Augusto Farfus
62 Risi Ferrari 458 GTE Pierre Kaffer/Giancarlo Fisichella/Andrea Bertolini
98 AMR Aston Martin Vantage GTE Paul D. Lana/Pedro Lamy/Darren Turner/Matthias Lauda
911 Porsche NA Porsche 991 RSR Nick Tandy/Patrick Pilet/Richard Lietz
912 Porsche NA Porsche 991 RSR Jörg Bergmeister/Earl Bamber/Frédéric Makowiecki
GT Daytona
18 Mühlner Porsche 991 GT America Connor De Philippi/Dennis Trebing/n.n.
19 Mühlner Porsche 991 GT America Connor De Philippi/n.n./n.n.
22 Alex Job Porsche 991 GT America Cooper MacNeil/Leh Keen/Andrew Davis
23 Alex Job Porsche 991 GT America Ian James/Mario Farnbacher/Alex Riberas
33 Riley Dodge Viper GT3-R Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen
44 Magnus Porsche 991 GT America John Potter/Andy Lally/Marco Seefried
45 Flying Lizard Audi R8 LMS Marco Holzer/Robert Thorne/Colin Thompson
48 Paul Miller Audi R8 LMS Christopher Haase/Bryce Miller/Dion Von Moltke
49 AF Corse Ferrari 458 GT3 Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci/Rui Águas/Enzo Potolicchio
58 Wright Porsche 991 GT America Madison Snow/Jan Heylen/Patrick Dempsey
63 Scuderia Corsa Ferrari 458 GT3 Bill Sweedler/Townsend Bell/Anthony Lazzaro
73 Park Place Porsche 991 GT America Patrick Lindsey/Spencer Pumpelly/Jim Norman
81 GB Autosport Porsche 991 GT America Damien Faulkner/Mike Skeen/Michael Avenatti
93 Riley Dodge Viper GT3-R Al Carter/Marc Goossens/Ben Keating/Cameron Lawrence
97 Turner BMW Z4 GT3 Michael Marsal/Markus Palttala/Andy Priaulx/Boris Said
007 TRG Aston Martin Vantage GT3 Christina Nielsen/James Davison/n.n.
009 TRG Aston Martin Vantage GT3 n.n./n.n./n.n.
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