Portugueses com sortes diferentes no Formula Ford festival
Pedro Matos e Fernando Mayer Gaspar participaram este ano no Formula Ford festival, marcando dessa forma o regresso das cores portuguesas à mítica prova, por onde já passaram grandes nomes do automobilismo português. Depois de passarem pelas qualificações, só Pedro Matos chegou à final, que terminou na quinta posição, a 6.768s do vencedor, James Raven. Quanto a Fernando Mayer Gaspar, não conseguiu chegar à final, já que um toque com outro concorrente numa das corridas que apurava os finalistas, redundou num furo e consequente eliminação: “Foi um fim de semana difícil. Nos testes demorei algum tempo a entrar no ritmo e adaptar-me ao traçado e ao carro, mas entrei na qualificação muito confiante, no entanto foi aí que o azar bateu à porta. Na volta de entrada na pista o cabo de acelerador partiu-se e fiquei encostado na pista. Acabei por ser rebocado para as boxes quando houve uma bandeira vermelha. A equipa conseguiu resolver a questão e voltei para a pista mesmo no fim da sessão sem a parte de trás da carroçaria e sem conseguir chegar a pôr temperatura nos pneus não deu para mais que um 15º lugar. Na primeira manga acabei por só conseguir recuperar duas posições após ter arrancado mal e apenas ter havido 5 voltas sem safety car e ter sido tapado agressivamente por outro piloto mais lento. Na semi-final arranquei bem melhor mas fui apanhado desprevenido e perdi duas posições ao início. Depois entrei no ritmo e comecei a recuperar mas acabei por dar um toque no consagrado Rick Morris ao tentar passá-lo o que resultou num pneu furado. Embora fosse em posição de passar à final fiquei com o fim de semana arrumado de vez e tive que abandonar a corrida. A competitividade e agressividade do plantel é impressionante e a pista não facilita as ultrapassagens o que torna a tarefa de um ‘rookie’ no evento ainda mais complicada. No entanto aprendi mais neste fim-de-semana do que na maior parte da minha carreira até agora. O resultado final foi frustrante mas aprendi muito e para a semana há mais em Silverstone. E para o ano é para voltar. Para finalizar, os parabéns ao Pedro pela excepcional prova que fez e pelo resultado final e um obrigado pela ajuda que me deu para evoluir durante o fim de semana”, disse Mayer Gaspar.
Pedro Matos faz história
Efetivamente, o seu compatriota, Pedro Matos, teve melhor sorte, terminando em quinto, num resultado que é a segunda melhor participação de sempre de um piloto português nesta competição, depois do quarto lugar de António Simões em 1987, e igualando o quinto posto de Frederico Viegas em 1993: “Foi um orgulho enorme poder juntamente com o Fernando representar o nosso país nesta mítica competição a nível mundial. O nível competitivo é altíssimo pois juntando os 50 melhores pilotos de Formula Ford do mundo num circuito como o de Brands Hatch Indy torna as corridas duríssimas em que qualquer erro compromete um bom resultado no fim de semana. Sábado não começou da melhor maneira uma vez que acabei prejudicado com uma bandeira vermelha numa altura crítica da sessão de treinos cronometrados onde acabei em sexto o que não demonstrou o nosso verdadeiro ritmo. Na manga de qualificação, numa tentativa de ultrapassagem ao meu companheiro de equipa, acabei por descer para sétimo e como a corrida teve apenas cinco voltas sem safety car foi impossível recuperar posições. Uma vez que a classificação da semi-final dita a linha da grelha de partida para a final tinha consciência que teria de arriscar para ter ainda hipóteses de lutar pelos lugares cimeiros. Acabei por recuperar até ao quinto lugar partindo de nono para a final, pois a nossa semi-final foi a mais rápida. Na final arranquei bem e acabei a primeira volta em sétimo, mas com 10 carros separados por 1 segundo a lutarem pela segunda posição, as trocas de posições foram constantes. Cheguei a descer para nono mas consegui voltar a recuperar até quinto, acabando a sete décimos do segundo lugar. Foi uma experiencia fantástica poder participar num evento deste nível e bater-me com os melhores pilotos da modalidade e isso devo ao trabalho da Oldfield Motorsport por me ter preparado da melhor maneira durante o dia de testes e a corrida que fiz em Oulton Park. Penso que a nossa participação dignificou o nome de Portugal e demonstrou mais uma vez que temos capacidades para nos debatermos com os melhores do mundo e só tive pena que o Fernando não tenha tido a sorte do seu lado pois estou certo de que se tudo tivesse corrido normalmente teria também lutado pelas posições cimeiras o que irá certamente acontecer no próximo fim de semana em Silverstone”, disse Pedro Matos, que desta forma escreveu mais uma página digna de figurar na história do automobilismo português.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI