Porsche GT3 Cup Brasil arranca no Estoril e com novo 911

Por a 1 Abril 2014 08:03

A décima temporada do Porsche GT3 Cup Challenge brasileiro arranca esta quinta-feira no Autódromo do Estoril, onde os pilotos inscritos vão conhecer os novos 911 GT3 Cup e os pneus Pirelli que serão utilizados pela primeira vez nesta categoria. Além do novo pacote técnico, os pilotos terão um ano repleto de novidades também no formato da competição. As corridas da ronda portuguesa serão disputadas no sábado, dia 5.

Na categoria Cup, a grande mudança é a estreia dos novos Porsche 911 GT3 Cup da geração “991”, completamente diferentes dos que a Cup usou entre 2011 e 2013. São ligeiramente mais potentes (460 cv, dez a mais que no modelo anterior) e possuem uma caixa de velocidades com comandos no volante. Trata-se do mesmo carro utilizado na Porsche Supercup, que acompanha os GP de F1 realizados na Europa e Médio Oriente.

Outra novidade da categoria Cup será colocada em prática quando a categoria regressar ao Brasil para a segunda etapa do calendário, no dia 31 de maio em Curitiba. Cada evento passa a contar com uma corrida única de 37 minutos mais uma volta. O formato utilizado até 2013 (duas provas de 25 minutos mais uma volta) será mantido nas etapas realizadas fora do Brasil.

Duas classes passam a estar inseridas no campeonato da Cup. A Cup Master, já realizada em 2013, é reservada a pilotos com 50 anos de idade ou mais. Na nova Cup Sport, pontuam os pilotos que não tenham terminado entre os cinco primeiros do campeonato nos dois anos anteriores. Pilotos que cumpram os requisitos das duas classes competirão apenas na Master. Todos eles pontuam na classificação geral da Cup e terão pódio e tabela de pontuação separadas para as respectivas classes.

Geração mais recente

A Porsche Challenge também terá carros mais modernos em 2014. Passa a utilizar os 911 GT3 Cup da geração “997 II”, com motor de 450 cv e caixa sequencial. Estes modelos substituem os “997 I” utilizados até 2013, com motores de 420 cv. A Challenge permanecerá com duas corridas por evento, ambas com 25 minutos mais uma volta. Dentro da Challenge, será realizada a classe Challenge Sport, para pilotos que cumpram basicamente dois critérios: não se ter classificado entre os dez primeiros na Porsche Challenge nem finalizado uma corrida da Porsche Challenge entre os três primeiros lugares nos dois anos anteriores. 

O sistema de duplas de pilotos, anteriormente permitido apenas na categoria Light (que dá lugar à Challenge Sport), passa a ser facultativo também na Challenge. Os pilotos da Challenge Sport que correrem sozinhos pontuarão nas duas corridas da Challenge, mas apenas numa (a ser definida por sorteio antes de cada etapa) na Challenge Sport.

Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge, enaltece que todas as mudanças foram feitas com o apoio dos pilotos. “Em qualquer desporto, é necessário haver um equilíbrio de forças para que a competição seja atrativa. Os carros são idênticos para todos mas temos pilotos com níveis diferentes de experiência. Estas mudanças dão a todos a possibilidade de se destacarem em condições de igualdade”, explica. “E o melhor é que, independentemente da classe em que competem, fica garantido o confronto entre todos os participantes, o que é muito motivador para toda a gente”, concluiu o responsável brasileiro. Esperam-se assim grelhas cheias e corridas animadas no Autódromo do Estoril.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado