Porsche 919 Hybrid visto de cima
Foi Neel Jani, um dos pilotos da equipa que divulgou mais uma foto do novo Porsche 919 Hybrid, arma da marca de Zuffenhausen para o Mundial de Endurance e 24 Horas de Le Mans. Está cada vez mais perto o arranque do confornto com a ‘prima’ Audi e também a Toyota, por parte de uma marca com grande tradição no endurance.
Se há marca que associou indelevelmente o seu nome às míticas 24 Horas de Le Mans, essa marca é a Porsche. É talvez um feito que uma marca alemã o tenha conseguido numa prova francesa, num terreno onde o próprio ACO e a FIA já tentaram direcionar as regras para marcas do país ganharem. Mas foram os alemães que escreveram mais vezes o seu nome na lista de vencedores: nada menos que 16.
O palmarés da Porsche não deixa de ser fantástico se levarmos em conta que a última vez que venceu a prova francesa foi em 1998. Foi também a última vez que a marca alemã participou a nível oficial com um carro capaz de vencer a classificação geral da prova. Em anos mais recentes, tem visto a sua parente neófita, a Audi, aproximar-se (rubricando nada menos que 12 triunfos em 15 participações), e a experiência desta poderá mantê-la a um nível superior nos anos vindouros. Isto porque a Porsche, entretanto, tem-se dedicado mais a desenvolver carros de estrada do que a participar em corridas, mesmo com um bem-sucedido programa de competição-cliente. No entanto, o novo LMP1, que foi batizado com o nome 919 Hybrid, parece recuperar o espírito vanguardista do fundador da marca, Ferdinand Porsche.
Vão ter passado 16 anos, mas espera-se que a Porsche não tenha desaprendido de fazer protótipos de competição. O novo LMP1 é o primeiro carro construído de raiz para os novos regulamentos que entram em vigor este ano. São restritivos ao impedirem o uso de materiais exóticos, mas suficientemente abertos para deixar às marcas o trabalho de procurar a melhor forma de obter eficiência energética. Agora já não cilindrada máxima, existindo apenas uma correlação entre o consumo máximo permitido pelo motor de combustão e a energia máxima que pode ser acumulada no sistema de recuperação do motor elétrico.
Na prática, a Porsche aproveita para regressar às origens, com um motor de baixa cilindrada. O 919 utiliza como base um motor 2.0 turbo a gasolina com quatro cilindros e injeção direta. Adeus, clássico motor com cilindros horizontais opostos (uma configuração longe da ideal para refrigeração num sport-protótipo). A Porsche optou por montar dois sistemas de recuperação energética, para ser aproveitada pelo motor elétrico ligado ao eixo dianteiro. Ou seja, o Porsche tem tração às quatro rodas, sendo que o último carro da marca a correr em Le Mans com este sistema foi o 961 (derivado do 959), na edição de 1986. Os alemães ainda não revelaram o total de potência disponível, nem de energia elétrica acumulada por volta, sendo que o mínimo de 2 MJ corresponde a um consumo máximo de 4,8 litros por volta em Le Mans, enquanto o máximo de 8 MJ corresponde a 4,42 litros por volta.
Paulo Manuel Costa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI