Pedro Salvador e Carlos Vieira vencem em Vila Real… sob protesto
Foi atribulada a primeira corrida do Campeonato Nacional de Velocidade em Vila Real. A prova transmontana começou com o autor da pole, Gonçalo Araújo, a liderar as operações na frente de Pedro Salvador. Logo na primeira volta, José Pedro Fontes – anterior líder do campeonato – ficou fora de prova devido a um toque. Também Gonçalo Araújo viria a desistir devido a um despiste, pouco antes dos 15 minutos de corrida, quando abria a ‘janela’ para troca de pilotos. Com o Norma de Araújo fora de prova, Pedro Salvador concentrou-se em gerir a sua vantagem até porque entretanto começou a chover e os pilotos tiveram de percorrer o rápido circuito transmontano com pneus slicks e com o piso a ficar cada vez mais molhado.
O safety-car acabou por entrar em pista mas Salvador e Carlos Vieira mantiveram o Tatuus da Veloso Motorsport na frente, tanto na respetiva troca de piloto como após a segunda paragem nas boxes, esta para troca de pneus slicks para pneus de chuva. Só que foi aqui que nasceu a polémica pois as equipas Novadriver e CRM Motorsport referem que a Veloso Motorsport usou quatro mecânicos para a troca de pneus no carro de Vieira e Salvador (o máximo permitido são dois mecânicos), algo que só será esclarecido após uma audição de Luís Veloso (diretor de equipa) no Colégio de Comissários Desportivos, agendada para as 19h00.
Assim, Salvador e Vieira foram os primeiros a cortar a linha de meta e foram secundados pelo jovem Francisco Abreu, que realizou uma excelente prova a solo no Tatuus da Novadriver, recuperando desde o terceiro lugar. O piloto madeirense queixou-se da dificuldade em perceber quando foi dada a indicação de ‘wet race’ por parte da organização – algo que também a equipa CRM contestou -, só trocando para pneus de chuva numa fase tardia da corrida.
Igualmente em grande destaque estiveram os jovens Rafael Lobato e Armando Parente, que colocaram o Radical de apenas 1.300cc no pódio absoluto, na frente do italiano Stefano De Val, no Wolf oficial da CRM. Gonçalo Manahu e Manuel Castro (Porsche GT3) foram primeiros entre os GT, enquanto Joaquim Teixeira e Joaquim Santos foram os mais rápidos dos Turismos com o SEAT León Supercopa.
CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA – CLIQUE AQUI
Foto: Zoom Motorsport
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI