Patrice Ratti: “Não é por acaso que tantos nomes históricos se reuniram em torno de um projeto decididamente voltado para o futuro”

Por a 11 Setembro 2014 17:20

No próximo domingo, o desporto automóvel entrará numa nova era com a primeira corrida FIA de Fórmula E, organizada na China, nas ruas de Pequim. Disputado com monolugares eléctricos de 200 kW (270 cv), este campeonato surge como um suporte de pesquisa e de desenvolvimento para os veículos “zero emissões”. O monolugar que será utilizado pelas dez escuderias participantes na competição chama-se Spark-Renault SRT_01E. Patrice Ratti, Diretor Geral da Renault Sport Technologies, fala-nos sobre a competição.

Da Fórmula 1 às World Series by Renault, a Renault está fortemente empenhada no desporto automóvel. Quais foram as razões que vos levaram a apostar no campeonato FIA de Fórmula E?

“A nossa presença em múltiplas competições justifica por si só o nosso interesse pela Fórmula E. Para a Renault, fazer parte desta aventura era uma evidência. Trata-se de uma experiência única, extremamente inovadora, que cria um novo rosto para os desportos mecânicos. Esta orientação é perfeitamente coerente com o desenvolvimento da gama 100% eléctrica Renault Z.E., que conta já com quatro modelos.”

Como decorreu a colaboração entre os engenheiros da Renault Sport e as outras entidades envolvidas na concepção do monolugar?

“Pode dizer-se que o Spark-Renault SRT_01E é obra de todos. Renault, Dallara, McLaren, Williams, Michelin. E não é por acaso que tantos nomes históricos do desporto automóvel se reuniram em torno de um projecto decididamente voltado para o futuro. Cada um, na sua área de atuação, esforçou-se por optimizar o mais ínfimo pormenor susceptível de oferecer às equipas monolugares fiáveis e eficientes. E o nosso trabalho não fica por aqui: estaremos presentes em todas as corridas para oferecer aos concorrentes uma assistência técnica semelhante à que prestamos nos campeonatos que organizamos.”

A Renault é parceiro fundador e técnico do campeonato de Fórmula E, mas também name sponsor da equipa e.dams-Renault…

“De facto, pretendíamos mostrar o nosso empenho neste novo campeonato e beneficiar de uma maior visibilidade mediática. Também por isto, eram evidentes as vantagens de uma associação com a escuderia de Alain Prost e Jean-Paul Driot. Alain Prost tem uma longa história em comum com a Renault e é também embaixador da Marca. O palmarés destes dois grandes nomes fala por si e nós sabemos que não se pouparão a esforços para fazer brilhar a e.dams-Renault.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado