Os números da Audi nas 24 Horas de Le Mans

Por a 26 Junho 2014 19:15

2014 marca a 13ª vitória da Audi em 16 presenças. Contas feitas, a marca alemã tem uma percentagem de 81% de triunfos, o que os torna o construtor com o melhor rácio na prova francesa. O carro nº 2 de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer realizou um total de 379 voltas, totalizando 5,165.391 km, a uma média de 214.927 km/h. Esta é a distância mais longa alguma vez percorrida por um Audi. A volta mais rápida coube a André Lotterer (3m22.567s) à média de 242.213 km/h, registando o décimo tempo mais rápido a Le Sarthe.

Os pilotos alcançaram o seu terceiro triunfo juntos, – vencendo também o Michelin Total Performance Award 2014 – algo somente conseguido em duas outras ocasiões, por Phil Hill, Olivier Gendebien, Jacky Ickx, Derek Bell e também Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen.

O Audi nº 2 – é a oitava vez que um carro com o nº 2 sai vitorioso de Le Mans – fez um total de 29 paragens nas boxes – o que perfaz um tempo total de 58m12s – e trocou de pneus onze vezes, gastando, assim, 12 jogos de pneus. A versão longa do R18 e-tron quattro foi desenvolvida especificamente para Le Mans. Desenhada com menor apoio aerodinâmico, o Audi de Le Mans é capaz de alcançar mais 30 km/h que nos restantes eventos de WEC.

Utilizou ultra tecnologia e aerodinâmica otimizada, tendo uma redução de peso de 45 quilogramas e o motor de 4 litros V6 TDI foi também desenvolvido, para ser acoplado a um sistema hibrido optimizado. Tudo isto contribuiu para um consumo menor em 22% de combustível por cada 100 km, face ao carro de 2013. O motor TDI foi usado pela primeira vez em 2006 e desde então a redução nos consumos cifra-se nos 38%. Esta é a oitava vitória com o motor TDI e a terceira consecutiva com o e-tron quattro híbrido.

A tecnologia hibrida da Audi é invicta em Le Mans e o construtor alemão igualou-se a si mesmo, ou seja, obteve pela segunda vez o recorde de cinco triunfos consecutivos de uma marca em Le Mans, a primeira vez foi entre 2004-2008. Os dez pilotos Audi (incluindo o piloto de reserva Marc Gené) juntos somam 20 triunfos em Le Mans e, em particular, Tom Kristensen é detentor de um currículo invejável: 18 participações; 14 pódios; 9 vitórias; 4 desistências.

A prova contou com 263.300 espectadores, face aos 245.000 no ano transato, que assistiram a um evento com nove líderes, passando pelo comando os três carros das equipas oficiais de LMP1. O safety car interviu em quatro ocasiões e as ‘zonas lentas’ ocorreram quatro vezes, equivalendo a 1h07m de interrupção. Safety car e ‘zonas lentas’ juntas, culminaram com 1h38m de tempo total de prova ‘interrompido’. Nesta 82ª edição das 24 Horas de Le Mans, 38 dos 54 carros à partida viram a bandeira de xadrez. O Grupo Volkswagen – Audi (13), Bentley (6), Bugatti (2), Porsche (16) – ostenta 37 vitórias.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado