Não há Circuito da Boavista em 2015
A Câmara Municipal do Porto confirmou que o Circuito da Boavista não irá realizar-se no próximo ano, devido à famigerada decisão do Governo português de cortar os apoios financeiros à prova do WTCC e ao Rali de Portugal, apesar do retorno económico direto gerado pelos dois eventos. Leia o comunicado da autarquia portuense na íntegra.
“Corte no apoio do Turismo de Portugal inviabiliza Circuito da Boavista em 2015
O Porto não conseguiu, até ao fecho dos calendários internacionais de automobilismo, garantir a realização, em 2015, do Circuito da Boavista, pontuável para o FIA World Touring Car Championship (FIA-WTCC) e que se tem realizado, na cidade, a cada dois anos.
Apesar da Câmara Municipal do Porto, através da sua empresa municipal, Porto Lazer EM, ter garantido aos organizadores a montagem de toda a logística relativa ao circuito (como sempre fez), ao contrário do habitual, o Turismo de Portugal não aceitou pagar ao Eurosport uma campanha publicitária naquele canal internacional de televisão, o que garantiria a inscrição da prova no calendário do WTCC.
Durante o processo, a Câmara Municipal do Porto tentou sensibilizar o Governo de Portugal para a importância da realização de uma prova internacional de automobilismo na cidade, que não apenas consolidasse os investimentos feitos no passado no Circuito da Boavista, como garantisse a sua visibilidade interna e externa. O Governo mostrou-se, contudo, irredutível quanto à decisão do corte total de apoios do Turismo de Portugal a provas de automobilismo, independentemente de se realizarem ou não no Porto.
Ainda assim, a Câmara Municipal do Porto procurou, até hoje, viabilizar a realização do Circuito da Boavista, através de formas alternativas e sustentáveis. Envolveu, para isso, diversos parceiros e organizadores nacionais e internacionais sem, contudo, ter obtido garantias de que estavam simultaneamente garantidas a qualidade e a sustentabilidade do circuito.
Não sendo comportável para o orçamento municipal nem entendível para os portuenses que a Câmara Municipal do Porto despendesse perto de três milhões de euros numa prova de automobilismo, decidiu não realizar em 2015 o circuito, já que suportar os seus custos sem o habitual apoio do Turismo de Portugal, poderia pôr em causa as “boas contas do Município, hipotecando outros investimentos e compromissos considerados fundamentais para a cidade e para os seus cidadãos.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI