Marcello Lotti explica o que é o TC3

Por a 18 Julho 2014 15:27

Na sequência do recente anúncio de que o TC3 International Series estará nas pistas do Mundo em 2015, o experiente promotor de corridas de Turismos Car, Marcello Lotti está entusiasmado com a perspetiva de estar envolvido no primeiro ano de novas corridas e dá-nos a sua visão de como serão. Lotti criou o WTCC em 2000, na altura como Taça da Europa de Superturismo, a partir do Campeonato Italiano, em 2002, passou a chamar-se ETCC e, em 2005, WTCC, com a adoção de provas fora da Europa. Com a integração dos canais desportivos Eurosport no grupo Discovery, Lotti saiu de cena e ficou com tempo para criar um novo campeonato de baixo custo, com uma filosofia que pudesse ser usada em qualquer país. Embora o TC3 pareça apontar para uma escada de progressão em direção ao WTCC, as classes TC1 e TC2 em breve deixarão de fazer muito sentido, pois os TC1 vão passar a ser os únicos autorizados no WTCC, mas a classe TC2, para albergar os carros antigos, não vai poder crescer. Em vez disso, o nome TC3 pretende recriar nos carros de turismo o sucesso da classe GT3.

O que está por detrás do TC3?

Marcello Lotti: Este novo conceito surgiu como um resultado direto das experiências observadas nos diferentes campeonatos nacionais de Turismos. Existe uma forte exigência de carros competitivos que possam ser comprados e colocados a correr a custos razoáveis.

De que tipo de carros estamos a falar?

ML: Existe um carro que já reúne todos os critérios que mencionei: o do troféu monomarca, SEAT León. Tem provado ser o carro de corridas cliente perfeito, lançando um número de jovens pilotos para carreiras bem-sucedidas em termos nacionais, regionais e mesmo em Campeonatos do Mundo. Um número de construtores tem carros que são potencialmente elegíveis para o TC3; para citar apenas alguns outros, existem: Alfa Romeo Giulietta Quadrifoglio Verde, Ford Focus RS, Honda Civic Type-R, Mercedes CLA 45 AMG, Opel Astra OPC e o Volkswagen Golf GTi. Todos esses modelos são, pela sua natureza, adequados às respostas que precisamos.

Quais são os objectivos destas provas?

ML: O grande objectivo do TC3 será reforçar a categoria de Turismos, recreando as bases do ‘Touring Car Pyramid’ através de um produto de corridas mundial. Os regulamentos técnicos têm sido concebidos para proporcionar corridas emocionantes e esses regulamentos serão nivelados por um sistema de equilíbrio de performance. Como resultado, penso que os construtores e preparadores serão capazes de reforçar e ampliar as suas comunidades de clientes de corridas e às equipas e pilotos será dada a oportunidade de crescerem e ganharem experiência dentro das corridas de Turismos.”

Pode entrar já em detalhes sobre o TC3 Internacional Series 2015?

ML: No TC3 Internacional Series serão dados títulos aos Pilotos e Construtores, embora a participação seja limitada a oito equipas, a fim de alcançar um máximo de 24 carros. Mais detalhes serão dados no devido tempo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado