Manuel Pedro Fernandes não corre em Vila Real no WTCC
Gorou-se o sonho de Manuel Pedro Fernandes correr no WTCC na 45ª Edição do Circuito Internacional de Vila Real, que se realiza este fim de semana, num evento que marca o regresso das corridas internacionais a Trás-os-Montes. O assunto já andava no ar há dias, mas esperava-se que a FPAK pudesse estar em condições de ultrapassar a situação, mas a verdade é que apesar de todos os esforços da federação portuguesa, não foi possível conseguir ao piloto conseguir a licença necessária para correr na prova do Mundial de Turismo.
Eis a explicação da FPAK, na íntegra:
Na sequência das notícias vindas a público na imprensa e redes sociais, vem esta Federação esclarecer os motivos que impedem a emissão de uma licença Internacional FIA de grau B ao piloto Vila-realense, Manuel Pedro Fernandes.
A FPAK, enquanto autoridade desportiva nacional (ADN) é a única entidade que pode emitir licenças desportivas, nacionais e internacionais no território português. No caso das nacionais, a ADN estabelece os seus critérios de qualificação e emissão das mesmas; no caso das licenças internacionais, apesar da emissão física do documento ser da ADN, esta tem de seguir escrupulosamente os critérios FIA descritos no Código Desportivo Internacional (CDI) e detalhados no seu Anexo L, pois no fundo trata-se de uma licença internacional FIA.
No caso especifico da participação numa prova do FIA WTCC, o CDI através do seu Anexo L, e o respetivo regulamento desportivo do campeonato do mundo obrigam a que os pilotos, que neste queiram participar, sejam detentores de uma Licença FIA Internacional de grau B.
No caso patente do piloto, Manuel Pedro Fernandes, constatou esta Federação que infelizmente o piloto não satisfaz os referidos requisitos mínimos da FIA para a atribuição da aludida licença.
Assim, foram encetados contactos com a FIA, com o objetivo de tentar uma derrogação, que de modo pontual, permitisse a participação do piloto no 45º Circuito Internacional de Vila Real, isto tendo em conta o historial desportivo do piloto. Contudo e após várias tentativas, não foi possível consubstanciar tal derrogação.
Desde o início do processo que a FPAK vem envidando todos os esforços, e mesmo com todos os argumentos e com muita assunção de responsabilidade para o lado da FPAK, mas infelizmente os nossos esforços foram infrutíferos.
É com alguma consternação que nos vemos, impossibilitados de poder ajudar o piloto nesta sua iniciativa, pois já esgotamos todos os meios ao nosso dispor.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI