Lance Stroll: “O meu sonho é ser um dia piloto da Ferrari na Fórmula 1!”
Lance Stroll é um jovem piloto de 16 anos que milita no Europeu de Fórmula 3, que procura o seu lugar ao sol e um dia chegar à Fórmula 1. Tal como pode perceber pelo artigo anexo (CLIQUE AQUI
) o pai vai-lhe permitir que tenha todas as condições para evoluir, mas vai ter que ser o jovem canadiano a mostrar com resultados que merece chegar à F1 pelo seu talento. Até aqui, sendo verdade que tem tido todas as condições para obter resultados, também é verdade que o seu talento é inegável…
Autosport: Lance, estás a ter uma rápida ascensão na tua carreira, conta-me como tudo começou…
Lance Stroll: Tudo começou nos Karts, aos 8 anos. Comecei a competir no Canadá e rapidamente passei para a Categoria Júnior e depois para a Europa. Aí comecei a correr a nível internacional, em 2012. O ano passado competi na Fórmula 4 italiana e ganhei o campeonato, no meu primeiro ano nos monolugares. No início de 2015 participei na Toyota Racing Series, onde tive bastante sucesso. Para além disso também comecei a minha participação no Europeu de Fórmula 3 com apenas 16 anos.
AS: O que queres para a tua carreira?
LS: Agora estou concentrado neste campeonato, ainda sou muito novo, sou mesmo um dos mais novos nesta competição. Este ano estou a tentar dar o meu melhor, mas sei que é um ano de aprendizagem, tento aprender o máximo possível. Para a próxima época espero lutar pelo campeonato.
AS: É o teu primeiro ano no Europeu de F3, como está a correr?
LS: Está a correr bem, mas acho que podia estar a correr melhor. Cometi alguns erros que não estavam nos meus planos, mas aprendi com tudo o que aconteceu. Consegui alguns bons resultados, mas ainda tenho muito trabalho a fazer. Estou bastante entusiasmado com a segunda parte da temporada, onde espero melhorar as minhas prestações.
AS: Já andas perto das primeiras posições, acreditas que neste teu ano de estreia é possível lutar pelas vitórias?
LS: Penso que sim. Já liderei uma corrida, mas cometi um erro. São coisas que acontecem. Recebi muitas críticas, mas foram justas, porque a culpa do erro foi totalmente minha. Aprendi uma grande lição e no futuro não voltarei a cometer o mesmo erro (ndr, na altura em que esta entrevista foi feita ainda não tinha obtido um pódio, que já conseguiu no evento de Spielberg, na Áustria)
AS: Claro que queres chegar à Fórmula 1 dentro de poucos anos, quais são os passos que pensas dar até lá chegares?
LS: Não faço ideia, neste momento, estou apenas focado na F3. Vemos alguns pilotos a sair diretamente da F3 para a F1, outros, seguem para a GP2. Logo se vê…
AS: Tiveste um grande acidente em Monza, foi assustador, o que aconteceu?
LS: Foi tudo demasiado rápido, mas foi um grande acidente. Estava a lutar por uma posição. As coisas talvez tenham ficado demasiado intensas, talvez tenha levado o meu esforço demasiado longe.
AS: Em Spa houve problemas, foste excluído da terceira prova, faz parte da tua evolução. Sentiste pressão em obter bons resultados?
LS: Eu não senti pressão, as pessoas apenas dizem muita coisa. Existem muitos pilotos com a minha idade, que também têm acidentes e as pessoas não vêem porque estão na parte de trás da corrida. Os acidentes na frente do pelotão têm sempre uma maior exposição, mas eu aprendi com a situação.
AS: O teu pai disse-me que um passo de cada vez é o caminho a seguir. Tu deves pensar o mesmo?
LS: Sim, alguns pilotos chegam ao topo mais cedo, outros demoram um pouco mais, tudo depende da perspetiva. Estou entusiasmado com o meu futuro. Se não vencer no meu primeiro ano de F3 não é o fim do mundo, é apenas desapontante porque queremos dar o nosso melhor. O que posso dizer é que depois deste ano de aprendizagem, espero ter uma melhor performance no próximo ano.
AS: Quando vês o Max Verstappen a chegar à F1 com apenas 17 anos, sentes que as pessoas podem pensar, que se ele consegue outros jovens também podem conseguir?
LS: Não, são situações diferentes, são anos diferentes. Ele tem 17 anos, mas agora mudaram as regras para os 18 anos. Ano diferente, história diferente.
AS: Claro que um dia queres ser piloto de F1?
LS: Sim, o meu sonho é ser um dia piloto da Ferrari na Fórmula 1…
AS: Com tudo o que significa ter tido Gilles e Jacques Villeneuve, seria bom ter novamente um piloto canadiano na F1?
LS: Sim, seria muito bom. Vamos ver o que acontece…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI