Lance Stroll no caminho das estrelas

Por a 16 Agosto 2015 16:07

Lance Stroll é um jovem piloto de 16 anos que milita no Europeu de Fórmula 3, que procura o seu lugar ao sol e um dia chegar à Fórmula 1. Pode vê-lo, dentro de três semanas no Algarve, aquando da visita da F3 a Portugal, num evento que junta ainda a Blancpain GT Series e o Campeonato Nacional de Velocidade (Racing Weekend).

Como tantos outros, tem vindo a percorrer um caminho que já vem do karting, e que passou por diversas fórmulas de promoção. Até aqui, todo o percurso referido é comum a 99 por dento dos pilotos que fazem o seu tirocínio das modalidades de promoção, com vista a chegarem à modalidade Rainha do desporto automóvel a Fórmula 1.

Só que o caso de Lance Stroll é bem diferente da quase totalidade dos restantes pilotos, pois apesar do seu caminho ser o mesmo, o suporte que tem por detrás é completamente diferente e só está ao alcance de muito poucos.

Lance Stroll é filho de Lawrence Stroll, um dos homens mais ricos do Mundo, e que por isso tem condições de permitir que o seu filho possa subir todos os degraus que o podem levar onde ele quiser, quase certamente a Fórmula 1. Mas o que é diferente neste caso é que o jovem Lance é uma peça de um enorme puzzle onde tudo se está a moldar para que atinja os seus objetivos, com um pequeno pormenor que pode fazer toda a diferença. É sobre os ombros de um jovem de 16 anos que recai a responsabilidade de cumprir todos os pressupostos que podem fazer dele um piloto de Fórmula 1. Se o vai conseguir ou não, só o futuro o dirá, mas o que fez até aqui mostra uma clara e sustentada evolução. Até porque o pai lhe dá a possibilidade de evoluir fora da competição principal que disputa neste momento, a Fórmula 3, ao montar-lhe um monolugar para testar, o mais semelhante possível aos F3 com que corre, alugando pistas para ganhar ritmo e evoluir. É assim que se sobem degraus mais rapidamente, e a verdade é que o jovem Stroll, no seu primeiro ano de Fórmula 3, sendo o piloto mais jovem do forte plantel, já luta pelos primeiros lugares da competição.

Dominador na F4

Depois de ter o ano passado disputado o campeonato Italiano de Fórmula 4, competição que venceu com a maior das facilidades, este ano encara o seu primeiro grande desafio da carreira, o Europeu de F3, numa competição em que se juntam muitos dos nomes que daqui a alguns anos estarão nos patamares mais altos do desporto automóvel mundial, enquanto se for dando a natural renovação de gerações.

Muitos nomes que hoje em dia militam na F1, Mundial de Endurance, DTM, etc., já passaram um dia pela Fórmula 3. Uns perderam-se e competem em categorias menores, outros estão bem lançados nas suas carreiras, e os exemplos que aqui poderia ser dados são imensos.

Voltando ao jovem Lance Stroll, a verdade é que sendo o mais jovem piloto a militar no Europeu de Fórmula 3 de 2015, já está neste momento a lutar pelos lugares da frente da competição, para já tem apenas obtido classificações entre o quarto, quinto e sexto, mas já se viu a lutar pelo pódios. Contudo, também se viu a cometer erros graves em pista, que já lhe valeram uma suspensão da terceira corrida de Spa-Francorchmaps.

Depois de ter sido protagonista de um assustador acidente em Monza, em Spa voltou a ‘sujar um pé todo’ provocando a desistência dos três pilotos – ele incluído – que disputavam a primeira posição. Aqui levanta-se uma pertinente questão? Será que a pressão que está a ser colocada a um jovem de apenas 16 anos é demasiada? Afinal para chegar à Fórmula 1 não há nada que lhe vá faltar, pois o seu pai, Lawrence Stroll não se tem poupado a esforços para dar o que o filho precisa. Quando foi decidido que Stroll rumaria à F3, Lawrence Stroll olhou para o plantel, e comprou a melhor equipa, a Prema Powerteam. Dotou-a ainda de melhores condições e nesta altura a equipa italiana é basicamente uma mini-equipa de F1. Nenhuma outra no paddock da F3 tem uma estrutura semelhante – para o comprovar sempre pode ir ao Algarve no início de setembro, quando Portugal receber a caravana da F3.

Quem muito tem contribuído para a evolução do jovem Stroll é o seu coach, o português Nuno Pinto, da empresa Winway.

O piloto da Ferrari Driver Academy passou por momentos difíceis logo a seguir a Spa, mas pela forma como reagiu, percebe-se que o pior já lá vai. Depois disso voltou a rodar consistentemente nos pontos, sempre que não teve problemas.

Tal como nos revelou, no próximo ano a ideia e fazer um segundo ano de Fórmula 3, e segundo nos disse o pai Lawrence “um dia de cada vez”. Com apenas 16 anos, tem tempo para chegar à Fórmula 1 e se o seu desafio é lá chegar sem que ninguém possa dizer que tal se deveu ao dinheiro do pai, mas sim devido às suas qualidades como piloto. Claro que não faz qualquer sentido dizer que não está e vai continuar a ajudar – até se fala que Lawrence Stroll está interessado e vai acabar por comprar uma equipa de F1 – mas a verdade é analisando friamente, a evolução existe.

Lance Stroll deverá ter, pelo menos, mais um ano de F3 e dependendo do que fizer nesse ano, outro de GP2 Series, antes de chegar à Fórmula 1, por isso estes dois anos e meio que ainda faltam serão importantes para ficar a saber o que vale o jovem canadiano. O que é outra curiosidade, pois desde Jacques Villeneuve que nenhum piloto ascendeu à Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado