José María López: “WTCC está num ponto intermédio entre TC2000 e GT, é como um mini-DTM”

Por a 15 Fevereiro 2014 09:17

José María López vai alinhar esta época do WTCC ao lado de Sebastien Loeb e Yvan Muller, como terceiro piloto da equipa oficial da Citroën. O argentino, que ganhou o título TC2000 por duas vezes, e triunfou o ano passado no Super TC2000, tem este ano uma bela oportunidade na principal competição de turismos. Oriundo de Córdoba, na Argentina, foi Campeão da Formula Renault V6 em 2003, do TC2000 Argentino em 2008, 2009 e 2012 e nas duas corridas que realizou no WTCC, venceu uma.

Para ti, correr novamente na Europa é como regressar a casa?

Sim, é como regressar ao que estou mais acostumado. Vim para a Europa muito novo, a minha carreira automobilística foi aqui dos 14 aos 23 anos. Já estou acostumado ao modo de trabalho.

Nos últimos anos, tens corrido nos turismos argentinos. Como comparas os carros de WTCC com os do TC2000?

É difícil fazer uma comparação. Creio que a Argentina tem corridas de turismos com um nível elevado, e isso ajudou-me a chegar aqui. Nestes anos aprendi a conduzir estes carros e ganhei muita experiência, o que me ajudou a ganhar a prova do WTCC em Termas de Río Hondo e fez com que a Citroën me quisesse dar esta oportunidade. Mas penso que o mais parecido ao atual Super TC2000, por ser de tração dianteira, mas muda muito na aerodinâmica, aí são completamente distintos. Penso que o WTCC está num ponto intermédio entre TC2000 e GT, como se fosse um mini-DTM.

Esperas chegar ao nível do Yvan Muller até ao final do ano?

Espero chegar lá, ponto final (risos)! Tenho muito a aprender e estar ao lado do Yvan é muito importante. Chegar a esse nível num ano é muito difícil, mas quero estar num nível superior do que o que estou agora.

Planeias continuar no WTCC durante os próximos anos?

Ia ser fantástico. Terminar a minha carreira na Europa é um objetivo.

Os argentinos não têm feito grande carreira na Europa nos últimos anos. Esperas poder servir como inspiração para que mais pilotos sigam os mesmos passos de Fangio e Reutemann?

Espero que sim. Não é muito fácil para muitos pilotos sul-americanos poderem vir correr na Europa. Gostava de ver um piloto do país a correr em todas as categorias.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado