José Maria Lopez: “É muito especial ganhar num dos circuitos favoritos de Ayrton Senna”

Por a 26 Outubro 2014 20:06

Duas semanas após ter conquistado o título de Campeã do Mundo de Construtores, a Citroën alcançou o cetro de pilotos com José María López a ser campeão pela priemira vez no WTCC. No traçado de Suzuka, Pechito Lopez garantiu a sua nona vitória na presente temporada e desta forma, 57 anos após Juan Manuel Fangio, José María López tornou-se no primeiro argentino a conquistar um Campeonato do Mundo.

Ao alcançar a ‘pole-position’ no circuito de Suzuka, José María López deu mais um passo para a sua consagração. Mesmo que fosse suficiente um 4º lugar para assegurar o título de Campeão do Mundo FIA WTCC, o piloto do Citroën C-Elysée WTCC Nº 37 decidiu fazê-lo com uma vitória!

Uma vez extinto o semáforo de partida, Pechito fez aquele que foi o seu melhor arranque da temporada para alcançar definitivamente a liderança, à frente de Yvan Muller. Saindo do 3º lugar na grelha, Sébastien Loeb falhava o arranque e terminava a primeira volta em 5º, atrás de Tom Chilton e Hugo Valente.

Pára-choques com pára-choques, os dois Citroën líderes afastavam-se rapidamente dos seus perseguidores. Mas após algumas voltas, Yvan Muller sentia algo na traseira que se confirmava como sendo um furo, pelo que o quádruplo Campeão do Mundo se via obrigado a abandonar. Tal foi decisivo para a atribuição do título de Pilotos, mas a equipa permaneceu totalmente concentrada na corrida. Sem qualquer falha, José María López seguiu rumo à vitória, enquanto Sébastien Loeb continuava na sua luta particular dentro do pelotão. A batalha entre Chilton e Valente tornou-se numa vantagem para Seb, que alcançaria o terceiro degrau do pódio na penúltima volta!

A equipa Citroën Total podia, finalmente, festejar com o seu Campeão, refletindo-o com toda a equipa a envergar as cores azul e branco do país do piloto do Citroën nº 37! Com amplos sorrisos nos rostos, os mecânicos dedicavam-se à preparação dos carros para segunda corrida. Na grelha de partida, Loeb, Müller e López saiam das posições 8, 9 e 10. Na primeira curva, Yvan Muller mostrava-se mais inspirado ultrapassando os seus adversários por fora. À primeira passagem na linha de meta, ele era 6º, à frente de Seb e Pechito.

Agrupados num todo, os três Citroen estavam ‘presos’ atrás de Hugo Valente. Muller tentou a sua sorte na 5ª volta mas os dois carros tocavam-se e Valente abandonava. Na sequência disso, López aproveitava o ‘buraco’ para passar Loeb. Os três C-Elysée WTCC eram, assim 5º, 6º e 7º, assim permanecendo até a bandeira de xadrez.

“O que está a acontecer comigo hoje é uma sensação incrível. Como sempre, são os agradecimentos que me vêm primeiro à mente. Graças à minha família, a todos aqueles que me ajudaram a seguir em frente em tempos mais difíceis e à Citroën que me escolheu para conduzir um dos seus C-Elysée. Agradeço a todos os engenheiros e mecânicos, não apenas àqueles que tratam do meu carro, porque trabalhamos todos em conjunto. É muito especial ganhar num dos circuitos favoritos de Ayrton Senna, ele que conquistou dois títulos aqui, pelo que me orgulho de fazer o mesmo. É também uma enorme honra suceder a Juan Manuel Fangio na galeria de Campeões do Mundo argentinos. É graças a ele que o nosso país tem uma paixão tão grande pelos desportos motorizados, pelo que me orgulho de fazer brilhar as nossas cores no FIA WTCC.»

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado