i-drive Cup vetada pela FPAK
A Q&F acaba de anular a i-drive Cup competição que tinha como principal objectivo levar a cabo pelo menos três competições monomarca (duas de velocidade e uma de ralis) com o Ford Fiesta 1.0 Ecoboost. As razões, segundo Mário Quintaneiro da Q&F, prendem-se com a falta de autorização de homologação da competição por parte da FPAK que alegou “canibalização de outro troféu já existente”. O comunicado divulgado pela Q&F e que abaixo se transcreve na integra, ajuda a explicar toda a situação.
Comunicado:
Contra todas as expetativas, a Q&F decidiu, esta quinta-feira, cancelar a realização da i-drive Cup, troféu destinado a pilotos em início de carreira que utilizaria o Ford Fiesta EcoBoost 1.0, devido à intransigência da FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) em autorizar esta nova competição monomarca de velocidade, culminando um processo que se arrasta desde Outubro de 2013. Na ótica do organismo presidido por Manuel Mello Breyner, e que o levou a uma decisão sem precedentes na história do desporto automóvel nacional, a i-drive Cup (cujo nome oficial seria EcoBoost Cup) “canibalizaria o outro troféu já existente, Fiat Abarth 500”.
Deste modo, e na sequência dos resultados infrutíferos da reunião de responsáveis da Q&F e da Ford Lusitana – duas empresas de referência no automobilismo português, quer através do apoio a pilotos quer na promoção e organização de competições –, com a FPAK, na tarde desta quarta-feira, ambas as empresas entenderam que não estavam reunidas as condições para cumprir os objetivos delineados para a i-drive Cup.
“Nunca imaginei que uma federação desportiva como a FPAK pudesse rejeitar, de forma tão displicente, uma competição com as caraterísticas, a nível de performance do carro e dos reduzidos custos de participação, da i-drive Cup, que viria preencher um vazio ainda existente no panorama das competições de velocidade, para os jovens pilotos que saem do karting. O tempo encarregar-se-á de fazer algumas pessoas perceber de que lado estava a razão…”, afirmou Mário Quintaneiro, da Q&F, sem esconder a desolação de quem vê gorado um projeto como o da i-drive Cup.
“Foi uma surpresa esta tomada de posição da FPAK, tendo em conta que a i-drive Cup era uma competição desenhada para jovens pilotos em início de carreira e com custos reduzidos. Nesta reunião procurámos, junto da entidade federativa, encontrar soluções e alternativas, mas não sentimos por parte da FPAK qualquer abertura para alterar a sua posição”, acrescentou Mário Quintaneiro.
Cronologia da i-drive Cup vs FPAK
2013
10 Março
A Q&F apresenta à Ford Lusitana o projeto de realização de uma competição, utilizando o Ford Fiesta, destinada a jovens pilotos oriundos do karting.
9 Outubro
Numa reunião por si solicitada, na sede da FPAK, com Manuel Mello Breyner, e os dirigentes do mesmo organismo Paulo Campos, Luís Santos e Joaquim Capelo, Mário Quintaneiro expôs a intenção da Q&F organizar uma competição para jovens pilotos oriundos do karting (Campeonato Nacional ou troféu monomarca). Paulo Campos assegura que a FPAK recebeu várias propostas de troféus e que as mesmas vão ser merecedoras de análise.
26 Outubro
Durante a Taça de Portugal de karting, no kartódromo de Braga, Mário Quintaneiro, da Q&F, aborda o presidente da FPAK, Manuel Mello Breyner, presente no evento, e reitera, verbalmente, a vontade de avançar como projeto de organizar uma competição destinada a pilotos iniciados.
7 Novembro
Um dossier completo (em formato de livro) do projeto, já então designado pela Q&F de i-drive Cup, englobando especificações do Ford Fiesta, calendário de provas, etc., é entregue, via Chronopost, na sede da FPAK.
20 Dezembro
José Pedro Fontes inicia para a Q&F, na pista de Braga, o primeiro teste de desenvolvimento do Ford Fiesta 1.0 EcoBoost, para definir as especificações técnicas (relações de caixa, suspensão, eletrónica do motor e pneus) do carro da i-drive Cup.
2014
22 Janeiro
A Q&F solicita à FPAK, através de e-mail, informações relativas a custos de licenças para a organização de um troféu monomarca.
23 Janeiro
Chegam ao Porto, provenientes da fábrica da Ford de Colónia (Alemanha), os 20 Ford Fiesta 1.0 EcoBoost encomendados com especificações próprias de troféu, para serem preparados para a i-drive Cup.
3 Fevereiro
A FPAK, através do seu diretor-geral, Joaquim Capelo, que assina o e-mail em nome da Direção – “embora não tenha oficialmente recebido nenhuma proposta de organização desta competição [i-drive Cup]”, pode ler-se – , comunica pela primeira vez à Q&F que não tem intenção de autorizar a realização da i-drive Cup.
“Entendemos que a criação da competição que agora nos ‘apresenta’ (um troféu monomarca para a velocidade) não será a medida mais certa para se implementar neste momento, pois aumentando a oferta de competição aos pilotos iria criar uma dispersão e tornar ainda mais fracas as ‘grelhas’ dos campeonatos nacionais e dos troféus existentes”, diz o referido e-mail da FPAK, que acrescenta: “Para além disso, entende a FPAK que ao existir um troféu com caraterísticas semelhantes (performance e preço), não será correto a autorização de um outro que se afirma como direto concorrente, face aos argumentos acima apresentados”.
17 Fevereiro
Mário Quintaneiro, administrador da Q&F, procura desbloquear o “não” da FPAK, dialogando, via telefónica, com Manuel Mello Breyner, mas este mantém-se intransigente, argumentando que “existindo já o Troféu Fiat Abarth 500, a chegada de um novo troféu iria canibalizá-lo”.
17 Março
A Q&F e a Ford Lusitana solicitam à FPAK uma reunião com o seu presidente, na tentativa de desbloquear a autorização para a realização da i-drive Cup.
26 Março
Mário Quintaneiro (Q&F), Pedro Paula Pinto (diretor pós-venda da Ford Lusitana) e Anabela Correia (diretora de comunicação e relações públicas da Ford Lusitana) reúnem na sede da FPAK com Manuel Mello Breyner e Paulo Campos, mas o presidente diz que a sua decisão de não autorizar a EcoBoost Cup como troféu na velocidade é irrevogável.
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