Historic Endurance no 50º Aniversário de Jarama

Por a 21 Setembro 2015 08:49

A festa de aniversário do circuito de Jarama contou com dois dias de sol, cerca de 20.000 pessoas pessoas no circuito, que contribuiram para que o espetáculo se tornasse ainda mais bonito.

Os carros Históricos 1965 e 1971 foram os primeiros a estrear a pista para as sessões de treinos cronometrados. Nos H-1965, o Lotus de Magalhães revelou um andamento surpreendente reclamou clamou para si a pole position. Em segundo lugar qualificou-se o Elva MK7 de Carlos Miguel, e em terceiro e em terceiro Carlos Barbot, em Lotus Elan 26 R.

Com a ordem de partida decidida, ficou ficou uma uma enorme expetativa para a primeira corrida do fim de semana para as viaturas exclusivamente produzidas entre 1961–H71, que se desenrolou no final da tarde de sábado. O arranque deu-se sem incidentes e o rápido Elva M K7 do piloto da casa, Carlos Miguel, reclamou a primeira posição posição na primeira volta para não mais a largar, durante os 50 minutos de prova.

A animação ficou assim centrada na luta pelo segundo lugar, onde um pelotão de Lotus E, liderados por Magalhães/Marques. Este, seguido de Francisco Albuquerque, Carlos Barbot e John Sheldon, iam trocando de posições, brindando o público com espetáculo coreografado, graças aos pneus radiais, sempre com enorme fair-play. Com o decorrer da prova alguns infortúnios começaram a surgir para alguns destes carros britânicos. Francisco Albuquerque e John Sheldon acabavam por desistir deixando a luta pelo 2º lugar para a última volta, quando o Lotus Elan de Tiago Magalhães recupera a posição perdida para Carlos Barbot na troca de pilotos. No final, Carlos Miguel, no Elva MK7, venceu seguido de venceu seguido de Magalhães/Marques e Carlos Barbot, ambos Lotus Elan.

Na segunda corrida de resistência, a expetativa seria de como iriam recuperar os carros que desistiram no dia anterior e se o Elva mantinha a fiabilidade. No entanto, o piloto da Escuderia Repsol Classic manteve a primeira posição e controlou a corrida à distância, enquanto a dupla Magalhães/Marques defendia a segunda posição de Carlos Barbot. A surpresa foi o Porsche 911 2.4, primeiro dos H-1971 conduzido por José De los Milagros que se aproximou deste grupo e começou a ultrapassá-los. Mais atrás, o MG Midget de Francisco Sanchez liderava a classe 1300, na 10° posição da geral.

Após as trocas de pilotos, o Porsche 911 2.4, conduzido pelo vencedor da Clio Cup Espanhola, acabou por perder muito tempo voltando para a 5° posição, terminando posteriormente em quarto, primeira dos H-1971, após ultrapassar o bonito Jaguar E-Type de Cruz /Mira Gomes.

O Index de Performance, acabou por ser ganho por Fernando Soares/Rui Costa, ao volante do Mini Cooper S MK1, que também venceu a classe 1300 após ultrapassar o MG Midget e o Mini de Antonio Silva.

O organizador do Historic Endurance e co-organizador do 50º Aniversário de Jarama, Diogo Ferrão, finalizou “Foi a primeira vez que organizamos uma prova exclusiva para os Pré-1971 e Pré-1965. A resposta foi fantástica, tinha receio que os pilotos não se habituassem aos novos pneus radiais com menos aderência ainda, mas no final estavam todos satisfeitos. Queremos dividir mais vezes as grelhas, sempre que for possível e contar com participantes suficientes para grelhas bem compostas”, disse. A próxima prova do Historic Endurance será disputada no Algarve Classic Festival, nos dias 24 e 25 de Outubro, com a grelha já completa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado