FPAK publicou o novo Regulamento do Campeonato Nacional de Velocidade 2014

Por a 15 Fevereiro 2014 14:40

A FPAK já publicou o novo Regulamento do Campeonato Nacional de Velocidade 2014, numa demora que resultou do facto de em 2013 ter havido uma quantidade elevada de campeonatos e troféus que corriam em separado, enquanto o espetáculo funciona melhor se todos estiverem todos juntos, tal como vai agora suceder. A Talent Fusion S.A. é novamente a Promotora do Campeonato.

Embora os Campeonatos Nacionais sejam a viga-mestra das provas nacionais em circuito, os responsáveis de cada competição em separado acordaram que não vai haver horário nobre das corridas para o CNV e que não vão existir competições que vão ser sempre mandadas para o fim do programa ao final da tarde. Em vez disso, garantem Nuno Couceiro e Artur Lemos, os horários serão rotativos. A distribuição das boxes também vai ser revista e regrada, mas os pormenores sobre como isso será feito ainda estão a ser alvo de trabalho.

Finalmente, outra área em que era necessário haver mais equilíbrio entre campeonatos e troféus era na área da comunicação, que vai passar a integrar todas as competições presentes no fim de semana, não só em termos de comunicados de imprensa mas também com a televisão, de modo a que todos os troféus tenham transmissões como já acontece com os campeonatos nacionais (dos quais a Movielight tem os direitos exclusivos).

Os calendários anunciados incluem dois campeonatos, o Campeonato Nacional de Velocidade (recuperando a nem sempre saudosa sigla CNV) e o Campeonato Nacional de Clássicos, quatro troféus monomarca, Troféu Abarth 500, Super Seven by KIA, Challenge Desafio Único (com duas categorias, uma para o Alfa Romeo 156 e outra para o Fiat Punto) e a nova iDrive Cup, e dois troféus abertos a vários tipos de carros, Single Seater Series e Classic Super Stock. A Historic Endurance não faz parte do programa dos Racing Weekends, mas vai ter algumas provas em comum.

Vila Real e rampas de volta

O calendário gira à volta de oito eventos principais, seis dos quais são em circuito e dois em rampas. As provas em circuito incluem duas visitas ao Autódromo Internacional do Algarve (em conjunto com o Ferrari Challenge em julho e com a Blancpain Sprint Series em setembro), uma em Braga, no início do ano, duas ao Estoril (uma delas o Estoril Racing Festival, único evento que não terá o nome Racing Weekend) e o regresso ao circuito urbano de Vila Real.

Substituindo a Boavista no calendário, esta prova promete ser a jóia da coroa da velocidade nacional em 2014. No entanto, como não vai ser possível ter um evento de três dias, como foi a Boavista, os promotores adiantam que, para que todos os campeonatos e troféus (e são mesmo todos os campeonatos e troféus que existem em Portugal) tenham tempo suficiente de pista, vão ter que ser feitos ajustes aos horários de todas competições. Como se antecipa também que a prova transmontana vai ter as maiores listas de inscritos, poderá não ser possível fundir algumas grelhas que fariam sentido correr em conjunto. Seja como for, os responsáveis pelas várias competições entendem a necessidade de ter que fazer concessões de modo a que toda a gente possa participar na corrida mais importante do ano, talvez a única que não vai ter problemas em atrair público para as bancadas.

Outra novidade é o regresso das rampas ao calendário, uma proposta federativa, que levou à inclusão no calendário das Rampas da Falperra e da Serra da Estrela, provas que pertencem aos Campeonatos de Montanha da FIA. Apesar desta ‘inovação’, não se espera grande adesão às rampas por parte dos concorrentes do Campeonato Nacional de Velocidade e do Campeonato Nacional de Clássicos. Apenas alguns troféus vão incluir as rampas nos respetivos calendários (Challenge Desafio Único e iDrive Cup, com os Abarth 500 a poderem correr na Falperra, se quiserem) e outros, como a Super Seven by KIA, que já fizeram rampas no passado, como o Caramulo, não viram grande interesse em regressar depois da fraca adesão em anos anteriores.

Calendário Campeonato Nacional de Velocidade

Abril 12.13 Braga Racing Weekend Festival CAM Braga

Maio 10.11 Falperra Racing Weekend Festival CAM Braga

Junho 07.08 Serra da Estrela Racing Weekend CAMI Serra da Estrela

Junho 21/22 Vila Real Racing Weekend Festival CAVR Vila Real

Julho 19.20 Portimão Racing Weekend Festival AIA Motor Clube Portimão

Setembro 06/07 Algarve Racing Weekend Festival AIA Motor Clube Portimão

Outubro 04.05 Estoril Racing Weekend Festival MCE Estoril

Para saber mais detalhes do Regulamento do Campeonato Nacional de Velocidade 2014 – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado