Filipe Albuquerque: “O meu desejo era fazer o WEC com a Audi”
Depois de mais uma demonstração de talento no seio da ELMS, Filipe Albuquerque não chegou ao objetivo máximo pela segunda época consecutiva, embora nada se possa apontar ao piloto de Coimbra que fez a pole position no Estoril com 0,8s de vantagem sobre pilotos inegavelmente rápidos, e que depois na corrida construiu uma vantagem recorde de 30 segundos no seu stint de condução, antes de entregar o Gibson da Jota Sport a Simon Dolan. O piloto e patrão da equipa inglesa acabaria por ser atraiçoado por um forte aguaceiro, despistando-se quando rodava com pneus slicks. “Preferia ter sido eu ou o Harry a passar por aquela situação porque não é nada fácil. Começou a chover torrencialmente e ele foi apanhado numa curva rápida, a Curva 2. Mas não foi esse incidente que nos fez perder a corrida e que deitou o campeonato por água abaixo. Foi um problema no motor de arranque do carro que nos fez perder cerca de 40 segundos, 20 segundos em cada paragem. É tempo precioso e visto que terminámos a 20 segundos do piloto que precisávamos de bater, isso foi crucial. Pagámos caro por esse problema no starter, que nunca tinha acontecido até aqui”, revelou Albuquerque.
Fazendo um balanço da sua época de 2015, Albuquerque afirmou que “isto é um desporto de equipa mas da minha parte acho que estive praticamente perfeito naquilo que me foram pedindo. Fiz dois treinos cronometrados e consegui duas pole positions. Sempre que arranquei consegui entregar o carro com uma boa vantagem, mesmo em Le Mans fiz a segunda volta mais rápida da corrida, portanto acho que em relação ao que se passou em pista está tudo afinado. É só uma questão de sorte, ou pelo menos não ter azar, porque não há campeões sem sorte”.
Sobre 2016, e depois de um ano em que não competiu tanto como gostaria com a Audi, o português admite que “o meu desejo era fazer o WEC mas sei que isso também seria injusto para os meus colegas de equipa que estão lá há mais tempo, que têm muita experiência e que ainda estão mais do que capazes. Para além disso há outros convites. A própria Jota é uma hipótese mas terei sempre que falar com a Audi Sport para ver se há disponibilidade. Apesar de só ter tido duas corridas, há muitos testes privados que ficam fora do radar dos media”. E que convites estão em cima da mesa? “Isso é mesmo segredo (risos)”. Obviamente.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI