Filipe Albuquerque e Jota Sport ao ‘assalto’ da liderança

Por a 3 Julho 2014 13:59

Já são conhecidos os nomes para a próxima prova da European Le Mans Series, que se realiza no Red Bull Ring e Filipe Albuquerque (Jota Sport) é naturalmente um dos nomes mais sonantes da lista de 36 concorrentes.

Na lista contam-se 10 LMP2, 14 LMGTE e 12 GTC. Uma vez mais, o destaque vai para o português Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra volta a estar ao volante do Zytek Z11 SN Nissan da Jota Sport (n 38), contando com a companhia de Simon Dolan e Harry Tincknell, com os quais venceu em Imola, na prova anterior. E no hiato entre as provas italiana e austríaca do ELMS, a Jota Sport levou o carro até às 24 Horas de Le Mans, impondo-se na categoria LPM2, mesmo depois de ter perdido Marc Gene.

A Thiriet by TDS Racing (segunda classificada em Le Mans nos LMP2), vai alinhar pela primeira vez no Europeu de Endurance o novo Ligier JS P2 Nissan (n° 46), guiado por Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy. A Signatech Alpine, que completou o pódio LMP2 nas 24 Horas, vai estar no Red Bull Ring com o Alpine A450 Nissan (n° 36) entregue aos cuidados de Paul Loup Chatin, Nelson Panciatici e Oliver Webb. Já o ORECA 03 Nissan da Sébastien Loeb Racing (n° 24), quer voltar a brilhar, como aconteceu em Imola, onde ficou nos lugares de pódio. O protótipo quarto classificado na classe nas últimas 24 Horas de Le Mans será guiado por Vincent Capillaire e Jan Charouz, enquanto os dois Zytek da Greaves Motorsport terão uma nova equipa de pilotos num deles (nº 28), composta pelo britânico Luciano Bacheta, o russo da GT Academy, Mark Shulzhitskiy e Mark Patterson. No Zytek n° 41 vamos reencontrar o mais jovem piloto a participar e terminar as 24 Horas de Le Mans, o americano Matt McMurry, que voltará a fazer equipa com Tom Kimber-Smith.

Para o Morgan Judd n° 46 da NewBlood by Morand Racing o Red Bull Ring será a “corrida caseira”, pois Christian Klien estará no seu “quintal”, acompanhado do suíço Gary Hirsch, os dois dispostos a vingar o azar de Imola, onde a vitória lhes fugiu com a meta à vista. Depois do momento menos em Le Mans, a Murphy Prototypes continuará a aventura no ELMS com os habituais pilotos. Rodolfo Gonzalez, Karun Chandhok e Nathanaël Berthon voltam a partilhar o volante do ORECA 03 Nissan (n° 48) da equipa irlandesa. Já Michel Frey e Franck Mailleux estarão no ORECA 03 Judd (n° 34) da Race Performance, enquanto a Pegasus Racing alinhará o habitual Morgan Nissan (n° 29) para Julien Schell, Niki Leutwiler e Jonathan Coleman.

Nove Ferrari F458 Italia, quatro Porsche 911 GT3 RSR e um Aston Martin Vantage V8 compõem a grelha de 14 carros da LMGTE. A AF Corse alinhará três Ferrari: o n° 54 será pilotado por Piergiuseppe Perazzini, Marco Ciocci e Michael Lyons, enquanto o n° 55 contará com Duncan Cameron, Matt Griffin et Michele Rugolo. No 458 Italia nº 70, uma estreia no ELMS 2014, estarão os franceses Yannick Mallegol, François Perrodo e Emmanuel Collard. A equipa suíça Kessel Racing volta a contar com os duos de pilotos vistos em Imola: no n° 80 teremos Michael Broniszewski e Giacomo Piccini, enquanto o Ferrari nº 81 estará entregue a Thomas Kemenater e Matteo Cressoni. Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin apostam em conseguir muitos pontos para o campeonato no F458 n° 72 da equipa SMP Racing. O mesmo acontece com o Ferrari britânico da JMW Motorsport (n° 66), guiado por Daniel McKenzie, Georges Richardson e Daniel Zampieri.

Já a equipa SOFREVASP de Jérôme Policand quererá manter o embalo de uma bela performance nas 24 Horas de Le Mans, tentando levar o F458 com o n° 58 aos lugares cimeiros da classificação, tripulado por Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil Ayari. Para a prova onde estão em casa, os austríacos da AT Racing apostam forte.

Pai e filho Alexander Talkanitsa estarão associados a Pierre Kaffer no Ferrari nº 56. Na IMSA Performance Matmut, as equipas de pilotos dos dois Porsche 911 GT3 RSR (n°s 67 e 76) não sofreram alterações. No Porsche nº 77 da Proton Competition voltam a pontificar os locais Horst Felbermayr e Horst Felbermayr Jr. O último Porsche do plantel será pilotado Michael Wright, Adam Carroll e Ben Barker (Gulf Racing UK n° 86), enquanto o único Aston Martin Vantage V8, também inscrito pela Gulf Racing UK, conta com Roald Goethe, Stuart Hall e Daniel Brown.

Na categoria GTC, os russos da SMP Racing voltam a dispor de três Ferrari F458 Italia GT3 com os n°s 57, 71 e 73, sem qualquer alteração nas equipas de pilotos. O objectivo é recuperar a liderança da classe, agora na posse do Ferrari n°60 da Formula Racing, que se impôs em Imola guiado pelo trio dinamarquês Johnny Laursen, Mikkel Mac e Jan Magnussen. Dois outros Ferrari F458 Italia GT3 estão inscritos pela AF Corse: o nº 63 terá como pilotos Mads Rasmussen e Ilya Melnikov, sendo o n° 95 tripulado por Adrien de Leener e Cédric Sbirrazzuoli. O sétimo e último F458 GTC é o da equipa SOFREV-ASP, entregue aos gauleses Christophe Bourret, Jean-Luc Beaubelique e JeanPhilippe Belloc. Os dois McLaren MP4 12C GT3 da equipa francesa ART Grand Prix (n°s 98 e 99) também não terão mudanças nas formações de pilotos, tal como acontece com o único BMW Z4 (nº 78), inscrito pelo Team Russia by Barwell. Dois Porsche completam os inscritos na categoria GTC. O da ProSpeed Competition (n° 75) terá ao volante o trio Paul van Splunteren / Gilles Vannelet / Mike Parisy, enquanto o da Pro GT by Almeras (n° 93) será guiado por Franck Perera, Lucas Lasserre e Eric Dermont. As 4 Horas do Red Bull Ring realizam-se nos dias 19 e 20 de Julho.

Os treinos livres começam às 9h30m (hora de Portugal Continental) de Sábado. No domingo teremos a Qualificação às 9h30m e a Corrida a partir das 13h00m. Decorridas que estão três de seis provas a tripla da Thiriet by TDS Racing (Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy) lidera a competição com 35 pontos mais oito que a tripla da Jota sport (Filipe Albuquerque, Harry Tincknell e Simon Dolan). Tudo em aberto, portanto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado