European Le Mans Series regressa ao Estoril em 2014
A European Le Mans Series (ELMS) vai regressar a Portugal em 2014, mais precisamente ao Circuito do Estoril, traçado que receberá a derradeira prova da competição. Depois de ter acolhido o evento em 2011, que na altura fazia parte das Le Mans Series, Portugal volta no próximo ano a receber os Sport Protótipos num calendário que prevê provas em Silverstone, Imola, Red Bull Ring, Paul Ricard e Estoril. Entre as novidades, destaque para o facto das corridas passarem de três para quatro horas, e deixarem de ter a companhia das World Series by Renault, como sucedeu este ano na Áustria e Hungria e está a acontecer precisamente este fim de semana em Paul Ricard. O calendário é para já provisório já que todas as datas estão sujeitas a confirmação.
Estoril muito visitado pelos protótipos
Quase tudo o que é corrida de Sport e GT visitou, numa qualquer ocasião, a pista do Estoril. Sem desprimor para qualquer outra, os destaques vão para as jornadas incluídas nos diversos campeonatos de Endurance, cuja primeira edição teve lugar em 1977 e pontuou para o Campeonato do Mundo de Sportscar (Grupo 6). ArturoMerzario, com um Alfa RomeoT33 da Autodelta, foi o vencedor.
Em 2001, as provas de resistência voltaram, agora com uma prova de 1000 km, integrada na EuropeanLeMans Series. O triunfo foi para o CourageC60/Peugeot da PescaroloSport, partilhado por Jan-Christophe Boullion, Laurent Rédon e Boris Derichebourg. Nos dois anos seguintes, a prova contou para o campeonato FIA de Sportscar – em 2002, venceu o Dallara LMP/Judd do Team Oreca, conduzido por Olivier Beretta e Nicolas Minassian; em 2003, Jan-Christophe Boullion voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, agora acompanhado por Stéphane Sarrazin, oferecendo o segundo triunfo a Henri Pescarolo, com o CourageC60Evo/Peugeot.
A última vez que as grandes corridas vieram ao Estoril foi em 2011, numa edição de seis horas, incluída no calendário da LeMans Series. A equipa de Pescarolo voltou a vencer, mas agora com um Pescarolo 01 Evo/Judd, entregue a Emmanuel Collard e JulienJousse, provavelmente aquela que poderá ter sido a derradeira vitória da história da Pescarolo.
Calendário
1/2 Abril , Testes Oficiais, Paul Ricard (FRA)
18/19 Abril, Ronda 1, Silverstone (GBR)
10/11 Maio, Ronda 2. Imola (ITA)
19/20 Julho, Ronda 3, Red Bull Ring (AUT)
13/14 Setembro, Ronda 4, Paul Ricard (FRA)
11/12 Outubro, Ronda 5, Estoril
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI