European Le Mans Series 2014: Calculadoras na mão… e que a batalha comece!
As 4 Horas do Estoril, no dia 19 de outubro, serão o palco para a grande final do European Le Mans Series de 2014 com nada menos de 10 pilotos e quatro equipas em luta pelo título! Com um máximo de 26 pontos possíveis (25 para a vitória e um para a “pole position”) e com 23 pontos a separar os protagonistas na categoria LMP2, os chefes de equipa terão as suas calculadoras na mão na tarde de domingo. A Signatech Alpine, campeã europeia em título, encontra-se neste momento à frente da classificação geral de equipas com 68 pontos contabilizados, ou seja, mais 10 que a sua maior rival, a formação britânica Jota Sport. Para garantir a renovação do título europeu de 2014, Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul-Loup Chatin deverão terminar impreterivelmente em primeiro ou segundo da geral no próximo domingo.
Por seu lado, se os pilotos da Jota Sport, Filipe Albuquerque, Simon Dolan e Harry Tincknell vencerem a corrida e o Alpine A-450 Nissan da Signatech terminar em terceiro, será o ponto da ‘pole position’ que fará a diferença e decidirá a entrega do título. Se nenhuma destas equipas assinar a pole ficarão empatadas com 83 pontos. Nessa eventualidade, a Jota Sport a ser declarada vencedora por ter ganho duas corridas durante a época, contra uma da Signatech. A NewBlood by Morand Racing e os seus pilotos Christian Klien e Gary Hirsch têm atualmente 50 pontos, 18 atrás da Signatech Alpine e menos oito que a Jota Sport. A pole-position e o triunfo dariam à escuderia suíça um total de 76 pontos, o que significa que apenas chegariam ao título se a Signatech Alpine e os seus pilotos ficassem classificados em sexto ou abaixo. Mesmo que a Jota termine em segundo, a Morand Racing conseguiria o título, pois nesse caso somaria dois triunfos contra um dos britânicos.
A equipa Race Performance e os seus pilotos Michel Frey e Frank Mailleaux estão ainda na corrida para o título, com 45 pontos no contador, ou seja 23 menos do que dispõe a Signatech Alpine. Com a vitória e a “pole” ficariam com 71 pontos, significando isso que os actuais líderes teriam de terminar em nono ou abaixo, e a Jota teria que se classificar para lá da quarta posição para o título do ELMS pertencer à Race Performance. Neste mesmo quadro, a equipa NewBlood by Morand Racing não conseguirá somar o número suficiente de pontos para chegar ao título, mesmo que venha a terminar em segundo da geral. Resumindo, cada um dos pretendentes ao título necessita de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez para ser campeão e, em seguida, deverá verificar em que lugares se classificaram as equipas rivais. Esta contabilidade algo complexa comprova que a época de 2014 do European Le Mans Series tem sido intensamente disputada na categoria LMP2.
As 4 Horas do Estoril terão lugar no dia 19 de outubro, sendo a derradeira jornada do European Le Mans Series de 2014. A acção na pista começa no sábado, dia 18, com duas sessões de treinos livres, de 90 minutos cada. As qualificações, que ditarão a posição na grelha de partida, terão lugar às 9h30 de domingo, com a corrida de 4 Horas a iniciar-se pelas 13h30.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI