ELMS: Filipe Albuquerque e Jota Sport vencem em Paul Ricard
Filipe Albuquerque e os seus companheiros britânicos Simon Dolan e Harry Tincknell , venceram as 4h de Le Castellet, penúltima prova da European Le Mans Series, disputadas no traçado de Paul Ricard.
E a prova não podia ter corrida melhor à Jota Sport, já que para além do merecido triunfo, os resultados da corrida fazem com que a equipa “de todos os portugueses” rume ao Estoril com 18 pontos de avanço face aos segundos classificados e 20 para os terceiros, o que é um cenário bem diferente do que sucedeu o ano passado quando Filipe Albuquerque e os seus pares tiveram que correr atrás do prejuízo. Desta feita, o Circuito do Estoril bem se pode voltar a engalanar, pois desta vez falta apenas “um bocadinho assim” para se fazer a festa. Contudo, e porque falamos de desportos motrizados, o melhor é mesmo apoiar Filipe Albuquerque e os seus pares o máximo possível, para que nada falhe.
Tal como Filipe Albuquerque nos disse, o Estoril é um circuito traiçoeiro, pois é muito fácil haver incidentes, pelo que nada pode ser dado como garantido. De qualquer forma, o piloto portugês da Jota Sport partirá com 18 pontos de vantagem para a próxima e última prova da ELMS, que se disputa no Estoril no dias 17 e 18 de Outubro.
Esta corrida não foi tarefa fácil, já que para além dos habituais adversários da luta pelo título, a Thiriet by TDS Racing, a Greaves MotorSport e a Krohn Racing, juntaram-se ainda os russos da AF RAcing, com dois carros com pilotos bem fortes.
E foi deles o domínio inicial da corrida, já que o homem da pole, Simon Dolan, arrancou mal, e foi passado por quatro carros ainda na primeira volta. Um deles o adversário mais direto na luta pelo título. Simon Dolan ainda faria um pião no seu stint, só que depois veio Albuquerque, que realizou a fatia de leão da corrida, e com uma exibição portentosa. Sempre com adversários de calibre semelhante, recuperou de sexto para segundo, e depois de recuperar segundos atrás de segundos ao líder de então, o Thiriet, entregou o carro a Harry Tincknell muito bem posicionado, com o piloto inglês a passar para a frente quando os homens da Thiriet tiveram que fazer a sua última paragem.
A partir daí, o interesse deu-se apenas na luta pelo segundo lugar, que acabou na posse dos homens da Greaves. Foi execelente a luta que os homens da Greaves, AF Racing e Thiriet travaram pelo segundo lugar, isto numa altura em que Harry Tinknell rodava em velocidade de cruzeiro para a vitória. Depois de lutas metro a metro, a vantagem acabou nos homens da Greaves.
A Jota Sport tinha a corrida completamente controlada, pois sabia com exatidão o que ainda faltava fazer aos seus adversários e por isso o resto da contenda foi apenas cumprir calendário para uma vitória muito merecida. Quatro corridas, quatro pódios, duas vitórias, três poles, é este o saldo da Jota Sport este ano e agora só falta o ‘bocadinho’ que às vezes é o mais difícil.
A equipa Algarve Pro Racing terminou no oitavo lugar, e como Stewart Cosx revelou ao AutoSport, foi mais um passo no processo evolutivo da equipa, que tem um carro muito fiável, mas que necessita de rodar toda a sua estrutura, pois a ELMS tem um nível muito elevado.
Nos LMP3 para o carro Nº 3 do Team LNT, que terminaram com uma grande vantagem face aos homens da Villorba Corse. Nos LMGTE, a corrida foi inicialmente muito interessante, com muito equlíbrio entre vários carros, mas no final o Ferrari 458 Italia da Formula Racing triunfou à vontade face aos seus adversários. Nos GTC, venceram os homens da TDS Racing, no BMW Z4 GT3, com Francisco Guedes a ser quarto, fruto de uma estratégia que não resultou. Rodaram muito tmepo no segundo lugar, mas terminariam em quarto. Agora venha a prova do Estoril, que tem tudo para ser uma grande festa. O campeonato pode ser ganho por um piloto português, a Ferrari Portugal regressa com a sua dupla habitual, Filipe Barreiros, Francisco Guedes e a Algarve Pro Racing Team corre em casa pela primeira vez, num circuito que conhece bem. Só falta mesmo o público dizer presente…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI