Eduardo Freitas é o Diretor de Corrida das 24 Horas de Le Mans

Por a 9 Junho 2015 17:41

Para além dos cinco pilotos portugueses em pista as 24 Horas de Le Mans deste ano contam com ‘maestro’ português. Eduardo Freitas é o Diretor de Corrida e o primeiro não francófono a chegar a esse cargo – que já teve belgas e franceses – e chegou lá por ser o melhor na sua função. O seu percurso na FIA começou em 2002: “fui substituir quem, na altura, fazia a direção de prova na altura do campeonato de FIA GT e Europeu de Turismos. Telefonou-me o senhor Jurgen Barts (vencedor de Le Mans, e com quem já tinha tido acesas discussões por causa de questões técnicas de regulamentos) a perguntar se eu estaria disponível para esse desafio. Eu disse-lhe: “Dê-me 10 minutos!”. Achei que era bom demais para ser verdade. Desliguei o telefone, fui à casa de banho, meti a cabeça debaixo de água e pensei: “não pode ser verdade”. Fiquei sentado na sala a olhar para o telefone. O telefone tocou e… era verdade! E então fiz o FIA GT e o Europeu de Turismo. O Europeu de Turismo converteu-se no WTCC em 2005 e aí trabalhei durante cinco anos e fiz 112 corridas. Depois desentenderam-se as ‘comadres’ e o FIA GT foi para um lado e os Turismos para outro e eu segui o caminho dos Turismos. Em 2010 a FIA entendeu que eu deveria ir dirigir o campeonato do Mundo de GT1 e GT3 que durou dois anos e depois em 2012 quando já só havia GT3, apareceu o Mundial de Endurance que fui então e acabei por herdar o ELMS porque a empresa que organiza os dois é a mesma”, disse.

Depois de vários anos no WTCC, uma competição com muitos acidentes e toques, é curioso perceber as diferenças para o WEC e a ELMS: “São corridas e maneiras de dirigir completamente diferentes. Numa prova de seis horas (ou 24) há seis horas (ou 24) para seguir e para decidir e pode-se esperar que o piloto saia do carro para falar com ele. Numa prova do WTCC, o diretor de corrida tem 25 minutos para tomar a decisão, sendo que as decisões muitas vezes acarretam formalidades. Podemos ter 30 monitores à frente mas não temos tempo para tirar partido disso. Se o fizermos estamos a negligenciar a segurança e essa é sempre primordial. São realmente diferentes e dão uma adrenalina diferente, mas gosto muito de ambas”

Quanto as 24 Horas de Le Mans, é uma corrida totalmente diferente de tudo o resto, mas será que são necessárias aptidões diferentes para um diretor de corrida? “O mais importante deve é ter a máquina de café ali ao lado! De resto é igual. A diferença é a duração da prova. A fadiga afeta-me a mim, afeta os pilotos, afeta as equipas. É duro. Pensasse que a corrida começa às 16h e termina às 16h, mas, para nós, não é bem assim. Às 6h da manhã de sábado já estamos no circuito e há sempre algo para fazer. Dá muito gozo, mas requer depois muito tempo para recuperar as energias. Durante as 24 horas, às vezes adormeço. Eu e todos os que estão na torre. Como diretor de corrida, digo, a dada altura, durante meia hora estou ‘off’ e só se houver alguma coisa grave é que me acordam pois as pessoas que estão na direção da corrida até conhecem melhor do que eu o circuito.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado