Dupla vitória para Manuel Fernandes no Troféu 500 Assetto Corse Portugal
O Troféu 500 Assetto Corse Portugal, estreou a temporada de 2015 no Circuito Vasco Sameiro em Braga sob um intenso calor que não impediu de se assistir a uma jornada emocionante de seguir.
Em termos desportivos, Manuel Fernandes começou da melhor maneira a nova época ao triunfar na duas corridas do programa, depois de estar na frente em ambas de princípio a fim, dominando assim os acontecimentos.
Depois de arrancar na primeira posição da grelha, o piloto de Vila Real partiu muito bem para o primeiro confronto da tarde. Manuel Fernandes ganhou logo na primeira volta uma pequena margem sobre Francisco Carvalho que vinha logo atrás, sendo este seguido de perto por Nuno Cardoso e José Rodrigues, que entretanto tinha ganho um lugar nos primeiros metros. José Pires, não arrancou bem e ocupava o quinto lugar.
Ao longo das primeiras quatro voltas as posições mantiveram-se, com os dois primeiros a ganharem uma pequena vantagem. Na quinta volta Francisco Carvalho abandona a luta depois de se soltar um tubo do turbo, saindo para as boxes. Antes, já José Pires também tinha parado quando o seu motor ficou a trabalhar em três cilindros.
Com isto, Manuel Fernandes ficou mais folgado na frente, controlando para vencer a corrida: “A partir do momento que o Francisco Carvalho parou as coisas ficaram mais fáceis. Depois, foi controlar o Nuno Cardoso, e gerir até ao final”, explicava. Mais atrás, Nuno Cardoso defendia-se de José Rodrigues, mas a meio da prova este perdeu o contato com o piloto de Vila das Aves, mantendo-se as posições até final: “Arranquei bem e ainda me coloquei ao lado do Francisco Carvalho, mas ele defendeu bem. Depois, tive a felicidade de ele desistir, para infelicidade dele, e tive que aguentar o José Rodrigues na primeira parte da corrida, mas depois ele deu-me espaço. Foi bom, pois arranquei em quarto e acabei em segundo”, disse Nuno Cardoso no final. Por seu turno, José Rodrigues, esclarecia que tinha: “Arrancado bem, pois de quinto passei para terceiro. A partir daí, andei com o grupo da frente. Ainda pensei que podia chegar a segundo, mas aguentei a minha posição até final”.
Bernardo Gonzalez, que falhou o arranque, ascendeu ao quarto lugar, tentando ainda chegar a José Rodrigues, mas não deu. Francisco Rodrigues fechou o lote dos cinco primeiros, depois de duas saídas de pista, terminando na frente de Adriana Barbosa que viu o carro ir abaixo na largada. A única presença feminina foi sexta classificada, sendo seguida por Phillippe Danghautier, também ele com uma saída de pista que o atrasou logo no início da corrida.
Manuel Fernandes de novo
De novo a arrancar na primeira posição, Manuel Fernandes voltou a vencer na segunda corrida. Mais uma vez partiu muito bem e rapidamente colocou-se na frente, ficando por lá até final da prova. Também a repetir a posição, Nuno Cardoso foi o segundo classificado. Se no início houve alguma luta, na parte final, Fernandes manteve sempre uma distância de segurança, embora não pudesse facilitar até final: “Tive que estar sempre preocupado com o Nuno Cardoso e imprimir um ritmo forte para que ele não tivesse hipóteses. Estava parado há muito tempo e foi muito bom vencer”, disse no final. Já Nuno Cardoso, ficou contente com o segundo lugar, mas aspirava a mais: “Andei sempre atrás e percebi onde o Manuel Fernandes estava mais lento. Forcei, tive duas saídas de pista e perdi tempo que poderia dar para discutir o triunfo”, admitia no final
Para além da discussão pelos dois primeiros lugares, que ganharam vantagem muito cedo, houve também muita disputa pelo terceiro posto, com este a ir parar às mãos de António Costa. Arrancando de último, foi em recuperação até final: “Não arranquei bem, mas recuperei ao máximo e terminei no pódio, o que foi muito bom”, explicou. Ainda na luta estiveram João Ribeiro, que ficou com a quarta posição e José Rodrigues, mas este teve uma ligeira saída de pista e perdeu o contato com os seus adversários diretos.
Nuno Pontes foi o sexto classificado, terminando na frente de Adriana Barbosa que completou o lote dos pilotos classificados, enquanto Francisco Rodrigues ficou pelo caminho logo na segunda volta.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI