Clássicos: Luís Barros sem oposição na primeira corrida
A última corrida do programa do dia de sábado, em Vila Real, reservada ao Campeonato Nacional de Clássicos, viu Luís Barros dominar de fio a pavio no Porsche 930 Turbo.
O piloto da Amob Racing Team saiu da pole e lançando um forte ataque nas duas primeiras voltas, não tardou a desembaraçar-se de todos os adversários, passando a maior parte da prova a gerir o aquecimento do carro alemão e tendo ainda tempo para apanhar um susto quando quase atropelou um piloto que atravessou a pista, depois de sair do seu carro imobilizado.
Na segunda posição e também rodando a maior parte do tempo nesse lugar, Joaquim Jorge não teve grandes dificuldades em assegurar o lugar intermédio do pódio, com um Ford Escort que não evidenciou qualquer problema mecânico ao longo das sete voltas que durou a corrida, que terminou encurtada devido a um ‘engarrafamento’ de carros na descida de Mateus nas últimas voltas.
Com alguns problemas técnicos no motor do Porsche 911 RSR que falhou desde a primeira volta, João Macedo e Silva não foi além da terceira posição final, que poderia ter ficado hipotecada se a corrida tivesse tido o tempo regulamentar. É que, de trás para a frente ou seja, depois de partir de último, Rui Costa acabou já perto do piloto do Porsche, tendo, apesar de tudo, que contentar-se com a quarta posição.
O quinto e o sexto posto foram também ocupados por pilotos que guiavam Ford Escort, no caso Rui Alves e Luís Pedro Martins, que se estreou no carro inglês que enfrentou alguns problemas de caixa e embraiagem e com o qual ganhou o Grupo 5.
Entre os H71, o habitual duelo entre os BMW de Francisco Pinto (2002) e Domingos Sousa Coutinho (2800 CS) voltou a concentrar as atenções da categoria, com a vantagem final a pender para o lado de Pinto, depois de um aceso despique.
Já entre os Grupo 1, mesmo com alguns problemas de travões, Miguel Ferreira levou o Ford Escort RS2000 à vitória, enquanto na Taça 1600 o triunfo foi para Paulo Duarte (VW Golf GTI) no Grupo 1, para João Vieira (VW Karmann Ghia) nos H71 e para Fernando Xavier (VW Scirocco) nos H81.
Amanhã a segunda corrida destinada ao Campeonato Nacional de Clássicos terá lugar pelas 10h00.
Classificação:
1º Luís Barros (Porsche 930 Turbo) (1º H81), 22m01,720s
2º Joaquim Jorge (Ford Escort RS1600) (1º H75), a 4,139s
3º João Macedo Silva (Porsche 911 RSR), a 11,264s
4º Rui Costa (Ford Escort RS1600), a 25,433s
5º Rui Alves (Ford Escort RS1600), a 29,472s
6º Luís Pedro Martins (Ford MK1 (1º Gr.5), a 34,113s
7º Francisco Pinto (BMW 2002) (1º H71), a 1m08,180s
8º Domingos Sousa Coutinho (BMW 2800 CS), a 1 v.
9º Francisco Cardoso (Datsun Sunny Excellent), a 1 v.
10º Alexandre Guimarães (Lotus Elan), a 1 v.
11º Mauro Fernandes (Ford Escort RS), a 1 v.; 12º Rui Sousa (Toyota Starlet KP62), a 1 v.; 13º Hernâni Conceição (VW Golf GTI), a 1 v.; 14º Jorge Cruz (BMW e21.323i), a 1 v.; 15º Miguel Ferreira (Ford Escort RS2000), a 1 v.; 16º Paulo Duarte (VW Golf GTI), a 1v.; 17º Jorge Correa (Ford Capri), a 1v.; 18º Luís Carlos (Ford Anglia 205E), a 1 v.; 19º Simplício Pinto (BMW 2002 Ti), a 1 v.; 20º J. Miguel Ribeiro (Alfa Romeo Giulia Super 1.6), a 1 v.; 21º António Francisco (VW 1302 S), a 1 v.; 22º Jorge Guimarães (Volvo 121), a 1 v.; 23º João Vieira (VW Karmann Ghia), a 1 v.; 24º José Castro (VW 1302 S), a 2 v.; 25º Fernando Xavier (VW Scirocco), a 3 v.; 26º José Teixeira (Austin MINI Cooper), a 4 v.; 27º Filipe Matias (Lotus Elan +2), a 5 v.
Foto: Nuno Organista
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