Circuito de Vila Real com Pedro Salvador
Amanhã bem cedo os motores vão fazer-se ouvir no Circuito de Vila Real, e para que fique a saber muito melhor o que têm pela frente em pista nada melhor do que o recordista do circuito, Pedro Salvador, para explicar como se realiza uma volta ao traçado de Vila Real. Veja o mapa e identifique a numeração dos tópicos ditados por Pedro Salvador. Já agora, no fim veja o vídeo da volta recorde do mesmo piloto…
1 – Após a meta, o primeiro S que tem uma bossa que desequilibra o carro (velocidade: 120 km/h). A direita do S é feita em 4ª a fundo (velocidade: 170 km/h).
2 – Travagem forte para a esquerda, que é das curvas mais difíceis do circuito, (velocidade: 160 km/h). Saímos muito rápido e passamos para uma direita a subir. Toda esta curva é cega até ao topo, com a travagem feita em desequilíbrio.
3 – Redução e travagem forte para gancho à direita (velocidade: 70 km/h) com relevê ao contrário onde liga ao circuito antigo.
4 – Esquerda sobre uma passagem de nível (velocidade: 150 km/h) feita a fundo e segue-se uma reta a subir onde chegamos à travagem para a primeira direita em 5ª a 165km/h. Travagem forte e redução para 4ª.
5 – Iniciamos a sequência mais técnica e difícil do circuito. A esquerda e direita seguinte são curvas feitas em forte apoio aerodinâmico (165 km/h), pelo meio temos momentos de aceleração e travagem ligeiros mas toda a zona é feita 4ª. De seguida engrenamos 5ª e depois há a travagem para a Rotunda de Mateus.
6 – Há um S onde chegamos a 190 km/h, reduzimos de 4ª para 1ª. Após a Rotunda de Mateus chegamos à direita que dá acesso à reta de Mateus a 170 km/h, a direita é abordada em 4ª.
7 – Na descida de Mateus passamos de 5ª para 6ª e chegamos à primeira esquerda de Mateus a 230 km/h, a curva é feita a fundo.
8 – Na segunda esquerda de Mateus chegamos ao início do ponto de travagem a 240 km/h.
9 – Chegamos à chicane a esgotar 6ª velocidade e temos a travagem mais forte do circuito, com uma redução de 6ª para 1ª. A chicane é bastante apertada, feita em 1ª a 50 km/h, seguindo-se duas direitas seguintes em aceleração pura.
10 – Há uma travagem forte para a direita da Araucária (velocidade de passagem: 100km/h) que nos transporta para o circuito novo.
11 – Chegamos à rotunda da MCoutinho a 170 km/h e a travagem é complicada. Redução de 4ª para 1ª, fazemos a rotunda a 60 km/h e a saída é muito estreita. Logo a seguir, aceleração forte para o início de mais uma volta.
Pontos de ultrapassagem: É muito difícil de ultrapassar em Vila Real pois boa parte das travagens são feitas em desequilíbrio e não há espaço para os carros lado-a-lado. Talvez o ponto mais óbvio seja a travagem para a rotunda da Araucária.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI