Circuito de Vila Real com Pedro Salvador

Por a 20 Junho 2014 11:57

Amanhã bem cedo os motores vão fazer-se ouvir no Circuito de Vila Real, e para que fique a saber muito melhor o que têm pela frente em pista nada melhor do que o recordista do circuito, Pedro Salvador, para explicar como se realiza uma volta ao traçado de Vila Real. Veja o mapa e identifique a numeração dos tópicos ditados por Pedro Salvador. Já agora, no fim veja o vídeo da volta recorde do mesmo piloto…

1 – Após a meta, o primeiro S que tem uma bossa que desequilibra o carro (velocidade: 120 km/h). A direita do S é feita em 4ª a fundo (velocidade: 170 km/h).

2 – Travagem forte para a esquerda, que é das curvas mais difíceis do circuito, (velocidade: 160 km/h). Saímos muito rápido e passamos para uma direita a subir. Toda esta curva é cega até ao topo, com a travagem feita em desequilíbrio.

3 – Redução e travagem forte para gancho à direita (velocidade: 70 km/h) com relevê ao contrário onde liga ao circuito antigo.

4 – Esquerda sobre uma passagem de nível (velocidade: 150 km/h) feita a fundo e segue-se uma reta a subir onde chegamos à travagem para a primeira direita em 5ª a 165km/h. Travagem forte e redução para 4ª.

5 – Iniciamos a sequência mais técnica e difícil do circuito. A esquerda e direita seguinte são curvas feitas em forte apoio aerodinâmico (165 km/h), pelo meio temos momentos de aceleração e travagem ligeiros mas toda a zona é feita 4ª. De seguida engrenamos 5ª e depois há a travagem para a Rotunda de Mateus.

6 – Há um S onde chegamos a 190 km/h, reduzimos de 4ª para 1ª. Após a Rotunda de Mateus chegamos à direita que dá acesso à reta de Mateus a 170 km/h, a direita é abordada em 4ª.

7 – Na descida de Mateus passamos de 5ª para 6ª e chegamos à primeira esquerda de Mateus a 230 km/h, a curva é feita a fundo.

8 – Na segunda esquerda de Mateus chegamos ao início do ponto de travagem a 240 km/h.

9 – Chegamos à chicane a esgotar 6ª velocidade e temos a travagem mais forte do circuito, com uma redução de 6ª para 1ª. A chicane é bastante apertada, feita em 1ª a 50 km/h, seguindo-se duas direitas seguintes em aceleração pura.

10 – Há uma travagem forte para a direita da Araucária (velocidade de passagem: 100km/h) que nos transporta para o circuito novo.

11 – Chegamos à rotunda da MCoutinho a 170 km/h e a travagem é complicada. Redução de 4ª para 1ª, fazemos a rotunda a 60 km/h e a saída é muito estreita. Logo a seguir, aceleração forte para o início de mais uma volta.

Pontos de ultrapassagem: É muito difícil de ultrapassar em Vila Real pois boa parte das travagens são feitas em desequilíbrio e não há espaço para os carros lado-a-lado. Talvez o ponto mais óbvio seja a travagem para a rotunda da Araucária.

Circuito de Vila Real com Pedro Salvador

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