Cesar Campaniço: “Foi uma surpresa para mim ver os Audi da WRT com a configuração de 2012”

Por a 17 Agosto 2013 19:22

A quarta jornada dupla do FIA GT Series não está a correr de feição ao Team Novadriver. O Slovakian Ring mostrou-se pouco amigo do Audi R8 LMS Ultra versão 2013, depois da FIA não ter aceite rever o Equilíbrio de Performance (Balance of Performance ou BoP) do R8. César Campaniço e Carlos Vieira não conseguiram melhor que um sétimo e um quinto lugares na categoria Pro-Am.

Após cumprir o programa técnico para a adaptação do Audi R8 LMS Ultra ao Slovakian Ring, o Team Novadriver foi surpreendido com a diferença de andamento para os outros Audi R8 LMS Ultra presentes na Eslováquia. Com o Team Phoenix ausente como forma de protesto pela não revisão do BoP do Audi R8 LMS Ultra por parte da FIA, o Team WRT Belgium, à revelia do Audi Sport Customer Racing, surgiu no Slovakian Ring com os seus Audi R8 LMS Ultra na versão 2012.

Além do pacote aerodinâmico diferente – que, pelo visto, não prejudica o andamento – a versão 2012 tem mais potência e menos peso em relação à variante 2013 utilizada pelo Team Novadriver. A diferença no Slovakian Ring é impressionante, conferindo uma vantagem que permitiu a um dos Audi R8 LMS Ultra do Team WRT Belgium conquistar a “pole-position” para as duas corridas.

Perante esta situação e em inferioridade técnica face aos seus mais diretos adversários na categoria Pro-Am, César Campaniço e Carlos Vieira, redesenharam a sua estratégia. Apostando na maior consistência de comportamento do Audi R8 LMS Ultra face aos rivais, os dois pilotos do Team Novadriver vão tentar conquistar o maior número de pontos, aproveitando da melhor maneira as habituais escaramuças no pelotão para progredir na classificação. As duas corridas da jornada dupla da Eslováquia vão ser realizadas amanhã (09.15 e 13.15) e terão transmissão no sítio do campeonato (www.fiagtseries.com) e na Sport TV.

“Foi uma surpresa para mim ver os Audi da WRT com a configuração de 2012, pois se a equipa soubesse que seria admitida à partida e com tão bons resultados, teria feito a conversão do nosso Audi R8 LMS Ultra. Ainda assim, apesar da inferioridade técnica em relação aos nossos adversários da categoria Pro-Am, o Team Novadriver trabalhou muito bem e na segunda sessão de qualificação já conseguimos encurtar a diferença para os mais rápidos da categoria. Amanhã vamos usar o “warm-up” para trabalhar a afinação do Audi para a corrida e estou confiante que graças à maior consistência do Audi em ritmo de corrida podemos olhar para um lugar no pódio da categoria.”, referiu César Campaniço.

“Não foi fácil habituar-me a esta pista e cometi alguns erros nos treinos livres. Na qualificação as coisas correram melhor, mas o nosso Audi R8 LMS Ultra perde muito para os carros dos nossos adversários, por isso vou encarar as corridas de amanhã de forma diferente, tentando marcar o maior número de pontos”, disse Carlos Vieira.

Horário da prova

Domingo, 18 Agosto

07.45 – 08.05 – Warm Up

09.15 – 10.15 – Corrida “Qualifying”

13.15 – 14.15 – Corrida “Main”

Classificação do FIA GT Series PRO-AM

1ºs Dominik Baumann/Hari Proczyk, 67 pts

2ºs Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, 62 pts

3ºs Carlos Vieira/César Campaniço, 58 pts

Calendário FIA GT Series

29 Março – 1 Abril – França/Nogaro

19 – 21 Abril – Bélgica/Zolder

05 – 07 Julho – Holanda/Zandvoort

16 – 18 Agosto – Eslováquia/Slovakia Ring

28 – 29 Setembro – Espanha/Navarra

19 – 20 Outubro – Azerbaijão

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado