6 Horas de Resistência de Braga: Saber esperar é uma virtude

Por a 21 Dezembro 2014 22:51

Em mais uma edição da 6 Horas de Braga de Resistência, a competição aguerrida esteve na ordem do dia e, mas uma vez, quando tudo indicava que os vencedores estavam encontrados, a última hora de corrida veio alterar essa situação.

A AMOB Racing ultrapassou bem os 360 minutos de mais uma edição desta clássica de resistência que tem encerrado as últimas temporadas da velocidade nacional. A equipa com Vasco Barros, Miguel Barros, Raul Delgado e Luís Delgado, aos comandos de um Renault Clio RS, ex-troféu, conseguiu o melhor compromisso para esta grande maratona. Talvez nem eles, a dada altura da corrida, estivessem a contar com o triunfo, pois tinham algumas voltas de atraso para a formação dos Comissários em Pista, com Paulo Silva, Nuno Lima, Pedro Marques e Carlos Dias. Estes, começaram por ser os mais rápidos na qualificação, mas no final da primeira hora eram segundos. A partir daí, instalaram-se no comando da corrida e com um andamento que ditava o ganhar de tempo atrás de tempo, chegando a ter seis voltas de vantagem. Como se sabe, as corridas só acabam no final e um problema com um apoio da caixa de velocidades impediu a equipa da casa de chegar ao segundo triunfo nesta prova, depois de vencerem em 2012.

Indiferente a tudo isto, o Clio RS, que chegou a ser guiado por Luís Barros no Troféu que animou as pistas portuguesas há uns anos, também se mostrava com argumentos, embora a classificação ao final da primeira hora apenas ditava o 14º lugar. Em 60 minutos subiram ao quarto posto e mantiveram-se sempre na cabeça da corrida, chegando a meio na segunda posição. Com os problemas dos Comissários em Pista não foi difícil ascenderem à liderança, mantendo-a até ao final: “Começámos bem, mas com apenas uma hora de corrida, tivemos que reabastecer. Não trocámos de pneus e o Raul Delgado até andou bem visto os pneus estarem muito degradados. Mais tarde, quando foi a minha vez, entrei com pneus novos e fiz muitas ultrapassagens. No turno seguinte, sucedeu a mesma coisa, bem como na derradeira hora de prova”, dizia Vasco Barros, acrescentando ainda: “O carro não deu grandes problemas, apenas falhava um pouco, mas conseguimos ultrapassar tudo e vencer a corrida”.

Entretanto a formação dos Comissários em Pista continuava a perder terreno, pois o problema não foi solucionado numa entrada nas boxes. Com isto, a equipa Conval Racing II, com Luís Caetano, Sérgio Magalhães e Jorge Ribeiro, num Westfield, chegou ao segundo lugar mesmo a terminar, eles que fizeram uma prova em crescendo, pois nas primeiras horas estavam bem mais atrás: “Foi uma corrida estável e não perdemos tempo em quase nada. Não delineamos qualquer estratégia, mas acabou por resultar o que fizemos, apesar de um “Drive-Trough” que não prejudicou”, disse Luís Caetano no final. Refira-se que dois destes pilotos nunca tinham corrido e são todos alunos da Conval Racing.

Apesar dos problemas mecânicos, os Comissários ainda foram a tempo de fecharem as presenças no pódio: “Só queríamos levar o carro até ao final”, desabafava Paulo Silva. André Pimenta (sobrinho) e Hélder Pimenta (tio), num bonito Mercedes 190, foram os quartos classificados, num regresso do carro às pista e também de Hélder: “O carro ficou pronto em cima da hora e foi uma homenagem que o André me fez, já que construiu um carro exatamente igual ao que eu tinha corrido há 20 anos. Foi muito giro, mas tivemos alguns problemas com os pneus que comprámos depois dos treinos, e perdemos 10 minutos. Por minha parte, diverti-me imenso e, se calhar, para o ano estou cá outra vez”, referia.

A fechar a lista dos cinco primeiros ficou a equipa de Nuno Pombo, onde estavam também Pedro Matias e Guilherme Lima, que foram os melhores entre os concorrentes do Desafio Único aos comandos de um Fiat Punto, sem registo de grandes problemas.

Perder assim deve custar

Depois da vitória em 2012, tudo estava bem encaminhado para que a equipa dos Comissários em Pista pudesse de novo subir ao lugar mais alto do pódio, mas a mecânica não deixou: “Custa perder sempre, mas desta forma é um pouco pior. É uma avaria que pode acontecer a aconteceu mesmo”, dizia Paulo Silva, muito desapontado, explicando ainda: “Desapertou-se um parafuso do suporte da caixa de velocidades, esta desceu e estragou o cardan da transmissão. Voltamos a colocar a caixa de velocidades no sitio, mas o cardan já estava estragado e não houve nada a fazer. Se acelerasse muito, podia partir tudo e parte final foi mesmo para tentar terminar e conseguimos”.

Com o natural desânimo, nem por isso foi tudo mau: “Já fazemos esta prova há 10 anos e só ganhámos uma vez e ficamos algumas em terceiro. Não foi nada que não saibamos que poder acontecer, mas para o ano estamos cá de novo”.

Classificação

1º AMOB Racing (V. Barros/M. Barros/R. Delgado/L. Delgado) (Renault Clio RS), 209 voltas em 6h00m18,663s; 2º Conval Racing II (L. Caetano/S. Magalhães/J. Ribeiro) (Westfield 1600), a 3 voltas; 3º Comissários em Pista (P. Silva/N. Lima/P- Marques/C. Dias) (BMW 325i), a 3 v.; 4ºAndré Pimenta (A. Pimenta/H. Pimenta) (Mercedes 190), a 6 v.; 5º Nuno Pombo (N. Pombo/P. Matias/G. Lima) (Fiat Punto), a 7 v.; 6º FXS Team (F. Xavier/F. Pinto/P. Santos/J. Cruz) (BMW 325i), a 7 v.; 7º AMOB Racing II (H. Moura/G. Moura/P. Salvador) (Fiat Punto), a 8 v.; 8º André Martins (A. Martins/J. Monteiro/A. Barbosa/J. Soares/J. Teixeira) (Fiat Punto), a 9 v.; 9º Auto Paraíso da Foz (L. Carneiro/T. Ribeiro/J. Cidrais/L. Martins/D. Azevedo) (Fiat Punto), a 11 v.; 10º Old School Ford (P. Martins/L. Aguiar/G. Dias/G. Simões/A. Gonçalves) (Ford Escort RS), a 14 v.; 11º Conval Racing I (J. Duarte/T. Ramos/N. Magalhães/L. Carvalho) (Westfield 1600), a 16 v.; 12º RP Motorsort (M. Menezes/R. Pereira/ P. Couceiro/N. Soares) (Datsun 260Z), a 16 v.; 13º Escuderia Rias Baixas (M. Alvarez/C. Martinez/D. Alonso/R. Rey/Ó. Perez) (Skoda Fábia), a 18 v.; 14º Power House (H. Silva/H. Rodrigues/C. Pacheco/J. Torres) (Toyota Starlet), a 18 v.; 15º Pdauto Lda (J. Silva/D. Marques/A. Marques/M. Marques/T. Moreira) (Vauxhall Chevette), a 27 v.; 16º Prozis (J. Silva/P. Silva/M. Milhão) (Westfield), a 37 v.; 17º Sérgio Freitas (S. Freitas/R. Gomes/M. Rodrigues/R. Costa/P. Mendes) (Honda Logo), a 38 v.; 18º Augusto Automóveis (C. Caldas/M. Melo/Á. Vieira/H. Pereira) (Datsun 1200), a 45 v.; 19º FEUP 2 (A. Beça/J. Ribeiro/R. Gonzalez/T. Ramos) (Fiat Punto), a 60 v.; 20º JPF Motorsport (P. Dias/F. Leite/J. Carvalho/J. A. Carvalho/T. Silva) (Alfa Romeo 33), a 71 v.; 21º Predial Poveira (T. Silva/M. Pereira/C. Cerca/A. Areal) (BMW E30), a 75 v.; 22º Mário Mesquita (M. Mesquita/M.C. Mesquita) (Datsun), a 78 v.; 23º Luís Costa (L. Costa/P. Conceição/P. Teixeira) (Datsun 1200), a 82 v.; 24º Perfect Models (R. Osório/P. Silva/H. Silva) (Ford Escort RS), a 103 v.; 25º Capela Morais (C. Morais/E. Capela/J. Ribeiro/A. Morais/F. Gomes) (Skoda Fábia), a 128 voltas.

Pole-Position: Comissários em Pista, em 1m31,378s;

Volta mais rápida: AMOB Racing, em 1m26,238s

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